Piloto vitorioso na F1, nas 24 horas de Le Mans, campeão da Can-Am, além de engenheiro, desenhista inventor e, por final, fundador da marca McLaren e das respectivas equipes de Formula 1 e da Can-Am, Bruce Leslie McLAREN nasceu 30/08/1937 em Auckland, Nova Zelândia, e faleceu em um acidente enquanto testava em Goodwood o mais novo protótipo para a Can-Am, a McLaren M8D.
Bruce McLaren chegou à Inglaterra em 1958 por meio de uma espécie de bolsa de estudos promovida pela confederação de seu país e foi parar na equipe de John Cooper, começando pela F2. Ganhou com facilidade a categoria dos F2 no GP da Alemanha e no quinto na geral, bem no meio dos F1.
No ano seguinte já foi promovido para a equipe de F1 e logo venceu o GP dos EUA aos 22 anos, até então o vencedor mais jovem da história da categoria máxima do automobilismo. Embora a carreira de piloto de fábrica da Cooper ia bem, estava sempre buscando melhorias no desenho dos carros, o que nem sempre foi bem visto pelo próprio John Cooper. Com esta sede de construir suas próprias criações fundou em 1963 a empresa Bruce McLaren Motor Racing Ltd, enquanto continuava correndo pela Cooper. Grande euforia quando Bruce vence em casa no GP da Nova Zelândia em 1964.
No final de 1965, após cinco prósperos anos, ele finalmente deixa a Cooper e lança a sua própria equipe contratando o conterrâneo Chris Amon como segundo piloto, depois sucedido pelo então campeão mundial Denis Hulme. Enquanto a equipe de F1 progredia, Bruce não perdeu a chance de guiar um Ford GT40 em Le Mans e foi vitorioso em 1966 fazendo dupla com Chris Amon. A consagração para a equipe McLaren veio só em 1968 com a vitória de Bruce no GP da Bélgica e com Hulme vencendo dois GPs naquela temporada.
Em paralelo Bruce McLaren descobriu a paixão pelos protótipos e preferiu competir na Can-Am, em vez do mundial de marcas, pelo fato do regulamento permitir motores Big Block quase indestrutíveis e prêmios milionários. A McLaren logo dominou o campeonato e ganhou o apelido “The-Bruce-and-Denny-Show”. E quando Dan Gurney se juntava à equipe não tinha lugar sobrando no pódio. E com todo este sucesso nos EUA Bruce já tinha começado a projetar uma McLaren para correr em Indianápolis. Embora todas as conquistas, que o visionário Bruce McLaren tinha colocado como metas da sua empresa, foram alcançadas, títulos na F1, vitórias nas 500 milhas de Indianápolis e 24 horas de Le Mans, Bruce não teve mais como presenciar tudo isto.
No dia 2 de junho de 1970 Bruce está ansioso para testar em Goodwood pela primeira vez o seu mais novo projeto, o então revolucionário McLaren M8D-Chevy que daria a continuação do domínio da Can-Am por mais uma temporada. Na longa reta do circuito no condado de Surrey, a mais de 250 km/h, o capô traseiro se solta de um lado, a violência do fluxo de ar desviado por baixo arranca o protótipo do chão, o M8D começa em pleno vôo a virar a direita, deixa a reta e acertou uma casinha de fiscal de pista ao lado da pista. Bruce McLaren morreu no impacto. Ele tinha 33 anos.
BIG BEAR
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