segunda-feira, 21 de março de 2011

DKW VEMAG

No início da indústria automobilística brasileira, havia além do Fusca outro automóvel com sotaque alemão por nossas ruas e estradas. A ofensiva germânica acontecia também através dos curiosos modelos DKW. Sigla para Das Kleine Wunder (a pequena maravilha, em alemão), o próprio nome já traduzia o que muitos sentiam e continuam sentindo pelo carro. Além do tamanho, o DKW guardava outra semelhança com o Fusca: a estética já um tanto ultrapassada para os padrões internacionais da época. Ainda assim, em função do atraso tecnológico brasileiro, o sucesso comercial do veículo foi grande.
A história do DKW no Brasil começa em novembro de 1956, pelas mãos da Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.). Instalada no bairro do Ipiranga, São Paulo, era importadora de veículos e peças Studebaker e Scania Vabis.
O primeiro produto a sair de sua linha de produção foi a perua DKW Vemag Universal, derivada do sedã F91. O lançamento desse modelo foi marcado pela pompa da cerimônia no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Era equipada com o motor alemão 900 de três cilindros, e 38 cv de potência líquida.
O motor era extremamente simples, pois só tinha sete peças móveis: virabrequim, três bielas e três pistões. Por ser de dois tempos, não havia troca de óleo, na época recomendada pelos outros fabricantes a cada 2.500 quilômetros. A Vemag dispunha de motores parciais recondicionados à base de troca, de baixo preço na época e que possibilitava o serviço completo em apenas três horas. Era de grande conveniência para o cliente.
O sucesso dos modelos DKW Vemag foi, em parte, devido ao sucesso alcançado nas pistas de corrida. Suas características de torque, velocidade e estabilidade tornavam-no um dos carros mais competitivos dos circuitos de rua e autódromos na década de 60. A Vemag montou um departamento de competições, o primeiro da espécie no Brasil, comandado pelo especialista Jorge Lettry.


O carro era também o preferido dos taxistas, pela sua robustez e manutenção barata.
Houve até a criação de esportivos baseados na mecânica DKW. O mais famoso foi o DKW Malzoni, que evoluiu para o Puma DKW, este o precursor daquele que viria a se tornar um dos esportivos nacionais mais cobiçados: o Puma VW.
 
 
 
 
 
........BIG BEAR........
 
 
 
 

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