"Desempenho total" era o slogan da Ford em 1963, e na metade daquele ano-modelo a empresa produziu um carro esportivo que concretizava a descrição: o Ford Galaxie 427 1963.
A Ford classificava seu novo modelo de traseira parcialmente oblíqua como Hardtop Esportivo. Veja mais imagens de carros esportivos (em inglês). |
Os modelos de teto rígido Galaxie 500 e 500 XL receberam uma nova traseira semi-fastback que oferecia vantagem aerodinâmica nos circuitos ovais de alta velocidade da Nascar. Ao mesmo tempo, a empresa introduziu uma versão maior de seu V-8 390/406. O motor tinha cilindrada de 425 polegadas cúbicas (6.964 cm3), mas a fábrica decidiu chegar ao limite de 427-pol3 aceito pela Nascar e deu ao seu novo propulsor o nome de "427".
2007 Publications International, Ltda. O Galaxie 1963 trazia um V-8 425 pol3 que a Ford designava como "427" |
O virabrequim de aço forjado e as capas dos mancais principais com quatro parafusos (normalmente dois) garantiam resistência ao motor. Os pistões de alumínio forjado, o trem de válvulas para tuchos mecânicos ajudavam-no a sobreviver sob um regime de 7.000 rpm. Com dois carburadores quádruplos Holley 652 pés cúbicos por minuto (18.462 litros por minuto) sob um filtro de ar oval de alumínio, o motor produzia 430 cv e um torque de 66,4 mkgf. Com um único carburador Holley de 780 pé³/min (22.087 L/min), a potência era de 415 cv, com torque de 65,8 mkgf. Ambas as versões tinham taxa de compressão de 11,5:1 e coletor de admissão de alumínio.
Disponível em qualquer Ford grande, o "427" custava US$ 406, ou US$ 462 para a versão com dois carburadores quádruplos. Ambas vinham equipadas com suspensão, transmissão e freios traseiros reforçados, e rodas de 15 polegadas, em vez das de 14 polegadas usados nas versões mais modestas do Galaxie. Caixa manual de quatro marchas era um opcional compulsório e saía por US$ 188.
O "Hardtop Esportivo" foi um sucesso nas concessionárias e conduziu a Ford ao título nas pistas da Nascar em 1963. Nas provas de arrancada, a coisa não era tão simples, já que o Galaxie pesava 135 kg a mais que seus concorrentes. A Ford só produziu 50 modelos leves elementos da dianteira em plástico reforçado com fibra de vidro e interior sem revestimento e isolamento sonoro. O Galaxie de "fibra", com peso de 1.453 kg, atingia velocidade de 190km/h na casa dos 12 segundos baixos, no 0-400 metros da Super Stock, mas isso não foi suficientes para vencer um único título na NHRA (Associação Nacional de Hot Rod), a entidade organizadora das provas de arrancada nos EUA.
Nas estradas secundárias e avenidas, os Galaxies 427 se garantiam. Mas o volume produzido foi baixo demais para compensar a reputação da Ford de falta de brilho no uso normal de rua.
Especificações
Distância entre eixos, cm: 302
Peso, kg: 1.680
Produção: N/A
Preço básico: US$ 3.000
Melhor Motor Disponível
Motor: ohv V8
Deslocamento, cm3: 6.964
Sistema de combustível: 2 x 4 corpos
Taxa de compressão: 11- 5:1
Potência (cv) @ rpm: 430 @ 6.000
Torque (mkgf) @ rpm: 66,4 @ 3.700
Desempenho representativo
0-100 km/h, seg: 7,60 - 400 metros, seg @ km/h: 15,4 @ 152
Distância entre eixos, cm: 302
Peso, kg: 1.680
Produção: N/A
Preço básico: US$ 3.000
Melhor Motor Disponível
Motor: ohv V8
Deslocamento, cm3: 6.964
Sistema de combustível: 2 x 4 corpos
Taxa de compressão: 11- 5:1
Potência (cv) @ rpm: 430 @ 6.000
Torque (mkgf) @ rpm: 66,4 @ 3.700
Desempenho representativo
0-100 km/h, seg: 7,60 - 400 metros, seg @ km/h: 15,4 @ 152
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