o GP da Alemanha de 1959 foi disputado no traçado oval do circuito de AVUS, abreviação de Automobil Verkehrs und Übungs Straße, que pode ser traduzido como "circuito para trânsito e prática de automóveis".
O nome, um tanto curioso, diz muito sobre a pista berlinense. O projeto, datado de 1907, previa duas retas com cerca de nove quilômetros interligadas por dois cotovelos, totalizando 19,57 km de extensão. Um local perfeito para testar a performance de novos modelos da sempre ativa indústria automobilística alemã.
O nome, um tanto curioso, diz muito sobre a pista berlinense. O projeto, datado de 1907, previa duas retas com cerca de nove quilômetros interligadas por dois cotovelos, totalizando 19,57 km de extensão. Um local perfeito para testar a performance de novos modelos da sempre ativa indústria automobilística alemã.

Em 1936 a pista sofreu uma reforma, notadamente na Curva Norte, que ganhou uma inclinação de 43° em seu ponto mais extremo, com 12 metros de largura. Ao invés da entrada na curva ser gradualmente inclinada, como nos circuitos ovais americanos ou mesmo nos velódromos de ciclismo, a inclinação começava de forma meio brusca, gerando uma tendência do carro se desgarrar da curva pela ação das leis da Física.
O traçado utilizado em 1959 utilizava esta Curva Norte, mas não a
Curva Sul original por um motivo curioso: metade da pista se situava em Berlim Oriental e não pôde ser mais utilizada depois da II Guerra Mundial. Com isso, o traçado daquele GP tinha 8,299 quilômetros de extensão, com a construção de uma réplica da Curva Sul (que era nada mais que um cotovelo) no meio do retão.
Curva Sul original por um motivo curioso: metade da pista se situava em Berlim Oriental e não pôde ser mais utilizada depois da II Guerra Mundial. Com isso, o traçado daquele GP tinha 8,299 quilômetros de extensão, com a construção de uma réplica da Curva Sul (que era nada mais que um cotovelo) no meio do retão.A morte de Jean Behra se deu no sábado, durante uma corrida para carros esporte em que quase todo o grid utilizava modelos Porsche. Foi o desfecho trágico e anunciado de uma sucessão de acidentes na Curva Norte. Na segunda volta da prova, o conde Von Dory rodou no local e bateu numa proteção no início da reta. Uma volta depois foi a vez de Carel de Beaufort perder o controle do carro no mesmo local mas, com muita perícia, o piloto conseguiu se segurar e voltar à corrida.
Behra não teve a mesma sorte. Na passagem seguinte, a quarta volta da corrida, também rodou na Curva Norte. O carro foi em direção à parte externa da curva, bateu numa proteção de concreto e foi catapultado em direção a um dos muitos mastros de bandeira que ficavam no local. Com o choque a toda velocidade contra o obstáculo de metal, o francês teve morte instantânea.
A corrida ainda seguiu, com vitória de Jo Bonnier seguido por Wolfgang Von Trips. No dia seguinte, devido ao acontecido, a Porsche decidiu não disputar o GP de Fórmula 1, para o qual estava inscrita com Von Trips.

......................Big Bear.......................
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