quinta-feira, 24 de março de 2011

HISTÓRIA DA VOLKSWAGEN PARATI

volkswagen parati 2010
A Parati ainda segue sendo vendida, acima o modelo 2010 (Parati G4)
Houve um tempo no Brasil em que as peruas dominavam e eram o sonho de consumo de toda família, uma das referências neste tipo de carro no país foi a Volkswagen Parati, o modelo conseguiu a façanha de vender muito bem por praticamente 20 anos. Ela traz como grande atrativo uma mecânica robusta e confiável, baixa manutenção, espaço interno razoável, porém em contrapartida, apresenta alguns defeitos como interior pobre em detalhes, é pouco equipada, e o principal deles, se tornou um carro muito visado pelos ladrões o que encareceu em muito o seguro.
volkswagen parati 1983
Parati 1983
foto: Revista Quatro Rodas / Marco de Bari
Um pouco de história…
A Parati foi lançada em 1982 já como modelo 1983, nas versões S, LS e GLS, todas equipadas com motor 1600 refrigerado a ar, de 75 cv de potência, o câmbio tinha apenas quatro marchas. A transmissão com cinco marchas só veio em 1985.
volkswagen parati 1983
Parati 1986
Logo a Parati caiu no gosto do público e se tornou sucesso em vendas, o tempo passou e a Parati evoluiu passando por mudanças em 1988, quando foi redesenhada e ganhou acabamento mais caprichado. Outra novidade nesta época foi a chegada do motor mais forte, 1.8 AP de 95 cv, na versões top GL e GLS. Em 1989 a Parati passou ser oferecida com versões a álcool ou gasolina.
volkswagen parati 1988
Parati 1988
Em 1991 a Parati sofreu mais uma mudança visual, ganhando novos faróis, grade, para-choques, capô e lanterna traseira. A perua da Volkswagen ficaria assim até 1996, quando passou por sua mais importante mudança. Porém antes disto o modelo recebeu em 1993 o conhecido motor AP 1.6 de 80 cv (90cv com álcool), que começou a equipar a versão CL, no lugar do modesto 1.6 AE de 75 cv da Auto Latina que era oferecido na Parati desde 1990.
volkswagen parati 1994
Parati 1994
Uma Parati totalmente nova em 1996…
Em janeiro de 1996, a Volkswagen lançava a nova Parati, (Parati “bolinha”), ela trazia praticamente tudo novo, desde a parte mecânica, passando pela carroceria, e interior. Porém infelizmente uma característica foi mantida ela tinha apenas 2 portas, o que não facilitava a vida de que usava a perua para levar a família.
volkswagen parati gls 1996
Acima a Parati de 1996 até 1999, modelo que marcou época
foto: Revista Quatro Rodas
A nova Parati chegava ao mercado nas versões CLi, GLi (intermediária) e GLSi (top de linha mostrada na foto acima), a gama de motores era a mesma que equipava a perua até então porém agora dotando de uma moderna injeção eletrônica, sendo o 1.6 AP de 75 cv (82 cv a álcool), 1.8 AP 90 cv (96 na versão a álcool) e o bom 2.0 de 109 cv de potência, este equipava a versão top de linha (esportiva) GLS e garantia um ótimo desempenho a Parati.
volkswagen parati porta malas
O porta malas da Parati é um dos grande atrativos da perua acomoda até 360 litros
foto: Revista Quatro Rodas
Equipamentos VW Parati (1996 em diante)
volkswagen parati interior painel de 1996 a 1999
Um dos pontos fracos da Parati sempre foi o fato da perua ser pouco equipada confira o que cada versão trazia em 1996:
Parati CL (Parati 1.6) – Era a versão mais barata da linha, e claro a menos equipada, de série vinha com banco do motorista com regulagem de altura, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Até o rack “bagageiro” no teto era opcional.
Parati GL (1.6 e 1.8) – Trazia acabamento interno com tecidos de melhor qualidade, além de contar de série com direção hidráulica e vidros e travas elétricas, encosto de cabeça no banco traseiro rack no teto, cintos traseiros de três pontos. As rodas de alumínio eram opcionais.
volkswagen parati 1996 interior parte traseira
Interior da Parati GLSi de 1996
foto: Revista Quatro Rodas
Parati GLS 2000 (Parati 2.0) – Era a versão mais equipada da linha, e uma exceção as outras Paratis, vinha recheada de equipamentos, como bancos esportivos Recaro, rodas de alumínio aro 14, ar-condicionado, trio elétrico, além de direção hidráulica, computador de bordo,  e rádio. Como opcionais esta versão podia receber, freios com ABS, rádio com CD Player, pintura especial brilhante, e alarme com acionamento a distância.

1997 – Novos motores Mi, 1.0 16v e 2.0 16v.
Em 1997, para tentar deter o sucesso da Fiat Palio Weekend que havia sido lançado no começo daquele ano e começava a ameaçar o reinado da Parati, a Volkswagen decidiu inovar e lançar duas novas versões da sua perua: A Parati 1.0 16v e a nova versão esportiva Parati GTi 2.0 16v, outra boa novidade é que todos os motores ganharam injeção multiponto de combustível (Mi), o que deixou os motores mais potentes.
Parati 1.0 16v:
A Parati 1.0 16v, conseguia aliar economia fazendo 12 km/l na cidade e até 16.5 km/l na estrada, e o desempenho era superior aos 1.0 normais, graças aos 70cv de potência, a Parati 1.0 16 válvulas ia de 0 a 100km/h em 14.9 segundos e tinha velocidade máxima de 161 km/h.
Parati GTI:
Trazia acabamento detalhado, com bancos esportivos, suspensão com acerto mais rígido, pneus de alta performance, e claro um esperto motor 2.0 16v de 145 cv de potência emprestado do Gol GTi, o que se traduzia em 0 a 100km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 205 km/h, marcas fora do comum para uma perua.

1998 – Enfim a Parati ganha 4 portas.
volkswagen parati 4 portas 1.0 16v 1999
Acima a Parati 4 portas com motor 1.0 16v
foto: Revista Quatro Rodas / Marco de Bari
Na verdade ela foi apresentada em outubro de 1997, mas só chegou praticamente em 1998. A Parati estava perdendo cada vez mais espaço, e a Volkswagen demorou mais finalmente lançou a Parati com 4 portas, que passou a vir em todas as versões menos na esportiva GTi. Detalhe apesar de ter ganhado duas portas, o espaço interno continuou o mesmo, já que a carroceria não sofreu alterações nem a distância entre-eixos.
interior volkswagen parati 4 portas 1.0 16v 1999
Interior da Parati 4 portas 1999
1999 – Mais uma reestilização (a Parati G3)
volkswagen parati G3 ano 2000
Seguindo mais uma vez os passos do Gol, em junho de 1999, a Volkswagen fez mais uma boa reestilização na Parati, a perua, ganhou um conjunto visual totalmente novo, assim como o interior que traz um novo painel e acabamento de melhor qualidade, a parte mecânica também foi revista, porém os motores continuaram os mesmos.
interior volkswagen parati G3
2000 Parati 1.0 16v Turbo
No ano 2000 a Volkswagen inovou ao lançar o motor 1.0 16v turbo, este propulsor passou a equipar tanto o Gol quanto a Parati. O turbocompressor fez milagres com o pequeno motor 1.0, garantindo um desempenho e torque muito acima dos carros desta categoria, confira alguns números: 112cv de potência e 15.8 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 10.8 segundos e velocidade máxima de 188 km/h, desempenho quase semelhante a um carro 2.0.
O consumo de combustível era razoável, segundos testes da revista Quatro Rodas a Parati 1.0 Turbo faz 6.5 km/l na cidade e 13 km/l na cidade. Um dos pontos negativo é que esta versão tinha uma manutenção mais elevada que o modelo 1.0 comum.
volkswagen parati G3 traseira
Com a chegada da nova geração, agora não existe mais as denominações CL, GL e GLS, as versões passam a ser distinguida apenas pelo motor, exemplo: Parati 1.0, Parati 1.8.

2002 – Leves mudanças visuais e na motorização
volkswagen parati ano 2003
A Parati sofreu uma pequena reestilização na linha 2002
No final de 2001 já como modelo ano 2002, a Volkswagen deu alguns pequenos retoques no visual da Parati, a parte dianteira ganhou uma nova grade, o para-choque foi retocado e ganhou novos detalhes. O motor 1.0 16v ficou um pouco mais potente com 76 cv e agora chamado de “Power”.
2003 – Versão Crossover e primeira versão bi-combustível e o fim do motor 1.0
Tentando dar uma resposta as boas vendas da Palio Weekend Adventure, a Volkswagen lançou a Parati Crossover, porém o modelo foi um fiasco em vendas e vinha com motor 2.0 8v de 112cv.
Visto que as vendas da perua já não eram as mesmas, a Volkswagen deixou de oferecer a Parati com motor 1.0 16v, e agora restavam os motores 1.6 e 1.8 e o 2.0.
No final de 2003 a Volks, lança a versão 1.6 City já com motor bi-combustível (álcool e gasolina).

2004 – fim do motor 1.0 16v Turbo
Com o fim dos motores 1.0 na linha da perua, a Volkswagen deixou de produzir em 2004, o  épico motor 1.0 Turbo.
2005 – A Parati passa por sua última reestilização (Parati G4),
volkswagen parati g4 interior painel
Acima o interior da Parati G4
Em 2005 a perua sofreu novamente modificações visuais, ganhando novamente tudo novo, capô, para-choque, faróis, lanternas traseiras e o interior que recebeu um novo painel, novos bancos e revestimentos, por fim a parte mecânica foi aprimorada.
volkswagen parati G4 track field 2005
Acima a Parati Track Field
A Volkswagen apresenta neste mesmo ano de 2005 a versão Track & Field (foto acima), uma espécie de versão aventureira da Parati esta continua no mercado até hoje.
Dando início a onda dos carros bi-combustível, tanto o motor 1.6 quanto o 1.8 agora são Total Flex (gasolina e álcool).
2006 – Com os altos índices de roubo da Parati, as seguradoras estavam cobrando uma verdadeira fortuna pelo seguro do carro, e para tentar compensar este fato, a Volkswagen passa a oferecer de série e de graça na Parati, um rastreador por satélite.
volkswagen parati G4 traseira
A traseira da Parati G4 modelo que ainda é vendido atualmente
2010 – Prestes a sair de linha ela ainda insiste
A Parati já não vende mais como antes há tempos suas vendas são quase insignificantes, e a tradicional perua deve mesmo sair de linha em breve, e pelo menos por enquanto a Volkswagen não tem planos de lançar uma nova geração da perua, seguindo as mudanças do Gol G5.
Mas a perua guerreira ainda segue no mercado, mesmo sem qualidades para enfrentar os concorrentes mais jovem e melhores. Atualmente ela ainda é vendida em três versões: 1.6, Titan (uma espécie de versão aventureira porém de acabamento rústico) e a top de linha Surf. Todas equipadas apenas com motor 1.6 Flex.
Os preços também não são nada atrativos confira: 1.6 G4 (flex)R$ 40.720, Titan R$ 41.870, Surf R$ 48.560.

Fichas técnicas Volkswagen Parati (de 1996 até 2006)


Parati GLSi 2.0 – 1996
Potência : 109 cv a 5250 rpm
Torque: 17 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 12.3 segundos
Velocidade máxima 187.1 km/h
Consumo cidade:10.6 km/l
Consumo estrada: 12.8 km/l
(* Dados de desempenho e consumo, segundo teste revista Quatro Rodas janeiro de 1996 )

Parati GTi 2.0 16v – 1997
Potência : 145 cv
Torque 19 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 9 segundos
Velocidade máxima: 205 km/h
Consumo cidade: 10.6 km/l
Consumo estrada: 14 km/l
(*Dados de fábrica)
Parati 1.0 16v – 1997
Potência : 70 cv
Torque 9.5 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 14.9 segundos
Velocidade máxima: 161 km/h
Consumo cidade: 11 km/l
Consumo estrada: 16.7 km/l
(*Dados de fábrica)
Parati 1.6 – 1997 – 2003
Potência : 92.2 cv
Torque 13.9 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 14 segundos
Velocidade máxima: 176 km/h
Consumo cidade: 11 km/l
Consumo estrada: 16 km/l
(*Dados de fábrica)
Parati 1.8 – 1997 – 2003

Potência : 99.2 cv
Torque 14.5 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 11.2 segundos
Velocidade máxima: 179 km/h
Consumo médio 10.7 km/l
Parati 1.6 Total Flex – (2006 em diante)
Potência : 97 cv (gasolina) e 103 cv com álcool
Torque 14.1 kgfm gasolina e 14.4 kgfm com álcool
Aceleração 0 a 100km/h: 11.8 segundos
Velocidade máxima: 183 km/h gasolina e 184 álcool
Consumo cidade 10 km/l (gasolina) 7.4 km/l (álcool)
Consumo estrada 15.4km/l (gasolina), 11.4 km/l (álcool)
Parati 1.8 Total Flex – (2006 em diante)
Potência : 103 cv gasolina, 106 cv com álcool
Torque 15.5 kgfm gasolina e 16 kgfm com álcool
Aceleração 0 a 100km/h: 10.5 segundos (álcool)
Velocidade máxima: 190 km/h álcool
Consumo cidade: 7.6 km/l (álcool) 11.6 km/l (gasolina)
Consumo estrada 11 km/l (álcool) 15 km/l (gasolina)
Dados gerais:
Parati 1996 – 1999
Comprimento 4.08 metros; Largura 1.62 m; Entre-eixos 2.46 m
Tanque de combustível: 53 litros
Porta Malas 360 litros
Parati 2001 – 2005
Comprimento 4.13 metros; Largura 1.62 m; Entre-eixos 2.46 m, altura 1.41m
Tanque de combustível 51 litros
Porta malas: 374 litros
Parati 2006 até hoje
Comprimento 4.21 metros; Largura 1.65 m; Entre-eixos 2.47 m, altura 1.48m
Tanque de combustível 53 litros
Porta malas: 417 litros
Dicas na hora de comprar uma Parati usada:
Fique esperto com o valor do seguro, por ser muito visada pelos ladrões, a perua da Volks tem um  dos seguros mais caros do Brasil, em muito casos o jeito é optar pelo rastreador ou procurar outro carro para não correr riscos.
A Parati está se tornando ruim de revenda, principalmente pelo fato que o modelo esta praticamente fora de linha.
Se o dinheiro deixar tente optar por uma versão mais recente, quanto mais novo for o carro menor será a manutenção e a desvalorização.
Os revestimentos internos como painel, portas volante e bancos são bastante frágeis, por exemplo é comum achar o volante se desfazendo literalmente, em alguns casos os componentes do painel ou porta podem rachar ou se desprender, o que vem a causa ruídos ou vibrações. Em um carro que era bem tratado pelo dono anterior, a situação tende a ser um pouco melhor.
Rack (bagageiro no teto), é indispensável, mesmo se você nunca for usar, já que sem ele, segundo os revendedores, o carro costuma ter um valor menor de revenda.
Como a Parati e as peruas em si, já não vendem a muito tempo como vendia na década de 90, haverá uma grande dificuldade na hora de revender o carro, tanto é que segundo donos de concessionárias, em alguns casos os lojistas nem mesmo chegam a aceitar mais o carro, como acontece com os modelos da geração de 1996 a 1999, principalmente nas versões com 2 portas.
Portanto pense bem, considere principalmente por quanto tempo você está pretendendo ficar com o carro, quanto você está pagando e quanto o carro poderá desvalorizar no futuro, para isto compare na tabela como está sendo a desvalorização ano a ano.
Boa sorte !!!
Confira os preços médios da VW Parati segundo a tabela FIPE (28 de junho 2010):
Preços médios Volkswagen Parati (1996 até 1999)
Parati CL 1.6 Mi 2 portas 1997 – R$ 12.390
Parati CL 1.6 Mi 4 portas 1997/1998 – R$ 13.450
Parati CL 1.6 Mi 4 portas 1999 (mod G3) – R$ 16.173
Parati 1.0 16v 1997 2 portas – R$ 11.530
Parati 1.0 16v 1999 4 portas – R$ 13.827
Parati GL 1.6 / GL 1.6 Mi  2 portas – 1997 – R$ 12.620
Parati GL 1.8 / GL 1.8 Mi  2 portas e 4 portas – 1997 – R$ 13.483
Parati GL 1.8 / GL 1.8 Mi  2 portas e 4 portas – 1999 – R$ 16.476
Parati GLS 2.0 Mi  2 portas e 4 portas – 1997 – R$ 13.661
Parati GLS 2.0 Mi  2 portas e 4 portas – 1999 – R$ 17.101
Parati GLS 2.0 / GLS – 2 portas – 1996 – R$ 14.291
Parati GLS 2.0 / GLS – 2 portas – 1996 – R$ 14.291
Parati GTi 2.0 1997 – R$ 16.563
Parati GTi 2.0 1999 – R$ 21.055
Preços médios Volkswagen Parati G3 (1999 até 2005)
1.0
Parati 1.0 16v 1999 – R$ 13.827
Parati 1.0 16v 2001 – R$ 16.440
Parati 1.0 16v 2001 Plus 2001 – R$ 17.060
Parati 1.0 16v Turbo 2001 – R$ 17.643
Parati 1.0 16v 2001 – R$ 17.060
Parati 1.0 16v 2003 – R$ 19.959
Parati 1.0 16v Plus 2003 – R$ 20.128
Parati 1.0 16v Turbo 2003 – R$ 22.324
1.6
Parati 1.6 Mi / 1.6 Mi City 2000 – R$ 18.075
Parati 1.6 Mi / 1.6 Mi City 2002 – R$ 20.436
Parati 1.6 Mi / 1.6 Mi City 2003 – R$ 21.696
Parati 1.6 Mi / 1.6 Mi City 2005 – R$ 25.145
1.8
Parati 1.8 Mi / 1.8 Mi Plus 2000 R$ 18.818,00
Parati 1.8 Mi / 1.8 Mi Plus 2002 R$ 20.750,00
Parati 1.8 Mi / 1.8 Mi Plus 2004 R$ 24.812,00
Parati 1.8 Mi Crossover 2004 R$ R$ 25.081,00
Preços médios Volkswagen Parati G4 (2005 até 2009):
1.6
Parati 1.6 Mi Total Flex 2005 – R$ 24.346
Parati 1.6 Mi Total Flex 2007 – R$ 26.796
Parati COMFORTLINE 1.6 Mi Total Flex 2006 R$ 27.458
Parati Track Field 1.6 Mi Total Flex 2006 R$ 28.481
Parati Track Field 1.6 Mi Total Flex 2007 R$ 30.271
Parati 1.6 Mi Total Flex 2009 – R$ 31.191
Parati Track Field 1.6 Mi Total Flex 2009 R$ 33.419
1.8
Parati 1.8 Mi Plus Total Flex 2005 R$ 25.819,00
Parati 1.8 Mi Plus Total Flex 2007 R$ 28.211,00
Parati 1.8 Mi Plus Total Flex 2009 R$ 32.301,00
Parati 1.8 Mi Track Field Total Flex 2005 R$ 27.185,00
Parati 1.8 Mi Track Field Total Flex 2007 R$ 30.331,00
Parati 1.8 Mi Track Field Total Flex 2008 R$ 33.079,00
Preços Volkswagen Parati G4 (0km 2010 2011)
Parati 1.6 G4 (flex)R$ 40.720
Parati Titan 1.6 G4 (flex) R$ 41.870
Parati Surf 1.6 G4 (flex) R$ 48.560
---------------------BIG BEAR-------------------

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