sexta-feira, 25 de março de 2011

MERCEDES BENZ, VIDA E GLORIA

A origem da marca Alemã Mercedes-Benz data dos fim do séc. XIX. Tudo se iniciou quando Gottlieb Daimler, no ano da sua morte, em conjunto com Wilhelm Maybach fundaram a DMG (Daimler Motoren Gesellschaft) em 1890, com o objetivo basico de criarem o primeiro automóvel movido por um motor de combustão interna. O mesmo objetivo de Karl Benz, que havia fundado a sua empresa em 1883. O primeiro a atingir a finalidade foi Karl Benz, produzindo o primeiro legitimo e verdadeiro automóvel em 1885.
Em 1899, Emil Jellinek cônsul da Austria apaixonado por corridas, começou a competir com um automóvel produzido pela DMG, utilizando como amuleto o nome da sua filha “Mercedes” pintado no automóvel. Impressionado com um acidente numa corrida de montanha, Emil Jellinek juntamente com Wilhelm Maybach resolveram conceber um novo automóvel. Este possuía uma maior distância entre eixos, centro de gravidade mais baixo e maior potência. O que dava uma maior aderência ao chão diminuindo o risco de capotamento.

Confiante no seu sucesso, Emil Jellinek mandou fabricar 36 unidades do novo modelo, e pediu a concordância do sócio Wilhelm Maybach para batizar o modelo com o nome Mercedes, o modelo foi devidamente batizado de Mercedes 35 hp. Devido ao enorme sucesso do Mercedes 35 hp, todos os modelos produzidos pela DMG adotaram o nome Mercedes.
Com o início da marca em 1902, a Mercedes precisava de um logótipo forte e marcante, os filhos de Gottlieb Daimler tiveram a idéia de uma estrela de três pontas, desenhada pelo pelo próprio Daimler, em alusão à terra, ar e água, Ao logótipo seria adicionado um círculo exterior, sendo esta mudança exigida por Karl Benz em 1926, quando comprou a empresa, daí a fusão das duas marcas: DMG e Benz & Cie, dando origem à Daimler-Benz.
Durante a II Guerra Mundial a Daimler-Benz foi ao lao da BMW foram as mais importantes produtoras de veículos de combate para o exército alemão, recorrendo para isso ao trabalho dos prisioneiros de guerra.
Panzerkampfwagen V Panther Mercedes
Pzkpfw V Panther Tank Mercedes
Um oficial no comando de um Panther
Com o final da guerra, a Mercedes continuou a ser uma importante marca para a Alemanha, contribuindo em muito para a melhoria da economia alemã pós guerra. Devido à situação econômica da época a Mercedes viu-se obrigada a criar automóveis mais baratos, dividindo os modelos por classes.
A Mercedes lançou em 1954 o 300 SL, este Mercedes foi um sucesso devido às portas com abertura em asa e ao motor de 3000 cc com 215 cv, capaz de alcançar os 250 km/h.
300sl Gullwing
A Mercedes sempre apostou no automobilismo, em 1955 devido a um acidente com um Mercedes 300 SLR que causou a morte de 80 espectadores, levou a Mercedes a abandonar a competição por longos e sentidos anos.
 Mercedes Benz C63 AMG GOLD, feita sobre encomenda, poucos a possuem felizardos como o Sheik de Dubai e a modelo Naomi Campbell
Em 1958 a Mercedes passou a disponibilizar as classes S e E.
A Mercedes apostando na segurança, começou a introduzir de série os pontos fixadores para o cinto de segurança sendo o segundo carro no mundo a ter esse cinto. Anos mais tarde introduziria também o sistema de freios ABS, sendo uma das primeiras montadoras faze-lo.
Em 1994 a Mercedes alterou o esquema dos nomes dos modelos, passando a motorização a vir depois da classe.
A Mercedes é hoje em dia uma das principais montadoras do planeta, produzindo desde automóveis até caminhões.
Caminhão Mercedes-Benz Actros

*                BIG BEAR                 *
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário