segunda-feira, 28 de março de 2011

PONTIAC CATALINA SUPER DUTY 421 - 1962

O motor mais identificado com o rótulo de "queridinho" da Pontiac, o Super Duty, era um V-8 de 421 polegadas cúbicas (6,9 litros). Era um motor de muscle car extremamente potente, e o Pontiac Catalina Super Duty 421 1962 era prova disso.

Fabricado artesanalmente em uma oficina especial, o primeiro Super Duty 421 surgiu no final de 1961 apenas como motor de corrida. A Pontiac não foi muito clara quanto à sua potência, mas a estimativa era de 378 a 410 cv. Era a maior cilindrada oferecida na época e ajudou a despertar a batalha pela fabricação dos maiores motores em Detroit.

2007Publications International, Ltda.
A Pontiac construiu o Catalina Super Duty 421 para as pistas, mas teve de vendê-lo em concessionárias para que ele fosse aceito em competições
As alterações nos regulamentos da NHRA (National Hot Rod Association) em 1962 exigiam que os motores e peças das classes de série car fizessem parte da linha de produção, o que forçou o 421 a constar da lista de equipamentos oficiais como uma opção cara e com quantidade limitada. Menos de 180 unidades foram fabricadas em 1962, o ano em que atingiu o valor máximo. A maioria ia para os Catalinas, embora 16 ou mais tenham sido instalados no novo cupê de luxo da Pontiac: o Grand Prix.
 
2007 Publications International, Ltd.
 

As versões de rua do Super Duty tinham 2 carburadores
A potência do Super Duty 421 1962 foi oficialmente informada como sendo de 410 cv, mas o número real chegava perto dos 460 cv. Apesar de ser legalizados para uso nas ruas, os motores eram prontos para corridas, com capas de mancais de 4 parafusos, virabrequim e bielas forjados, tuchos mecânicos e cabeçotes de carros da Nascar. As versões de corrida de stock car usavam um carburador de 4 corpos, mas o Super Duty 421 de rua/arrancada tinha 2 carburadores Carter de 500 pés cúbicos por minuto e coletor de admissão em alumínio.

Os coletores de escapamento de fluxo livre e ferro fundido eram montados com escapamentos de fácil remoção. Apenas transmissões manuais de 3 ou 4 marchas eram disponíveis. A transmissão automática do Pontiac não era  forte o suficiente.

2007 Publications International, Ltda.
O estofamento em três tons do Super Duty tinha uma ótima aparência, mas era impróprio para um carro de competição
Para reforçar a atitude de bom desempenho da empresa, vários opcionais estavam disponíveis para o Super Duty, incluindo a extremidade frontal de  alumínio e um chassi modificado que reduzia o peso (os famosos chassis "Queijo Suíço", furados, só surgiriam em 1963). Esses opcionais deixavam o carro 55 kg mais leve. Para economizar outros 20 kg, a fábrica podia colocar coletores de escapamento de alumínio. O objetivo eram as arrancadas de quarto de milha (400 m), e a Pontiac deixava claro que eles derreteriam se submetidos a temperatura muito alta.


Muitos motoristas viam a traseira de um Super Duty, pois ele podia chegar a 160 km/h em 400 metros
O Super Duty 421 Catalinas era um temido muscle car, que podia chegar a 160 km/h em 13 segundos, em 400 metros, números incríveis para um carro de série da época.

O Pontiac Catalina
Super Duty 421 1962
Especificações
Chassi, medida entre eixos: 304,8 cm
Peso: 1.621 kg
Quantidade fabricada: 172
Preço básico: US$ 5.100

Motor padrão
Tipo: OHV V-8
Cilindrada, centímetros cúbicos: 6.900
Alimentação: 2 carburadores quádruplos
Taxa de compressão: 11,0:1
Potência (cv) a rpm: 410 a 5.600
Torque (mkgf) a rpm: 58,8 a 4.400

Desempenho típico
0 a 96 km/h, s: 5,4
400 m, s a km/h: 13,9 a 172,0








...................BIG BEAR...................



Nenhum comentário:

Postar um comentário