quinta-feira, 24 de março de 2011

SANTANA VOLKSWAGEN DE 1986 A 2006

volkswagen santana 2003
Está pensando em comprar um carro grande, com manutênção baixa, preço acessível e não se preocupa tanto com o estilo. Uma boa opção é o VW Santana. Atualmente um modelo completo com ar-direção e rodas de liga-leve, ano 2003 sai por R$ 18.000. Confira um pouco dos pontos positivos e negativos do Santana.
volkswagen santana 1984 a 1989
volkswagen santana 1989 1990
Lançado em 1984, o Volkswagen Santana chegou inaugurando um novo e até então inédito conceito de sedans grandes no Brasil, ele impressionava principalmente pelo espaço interno generoso, bom porta-malas e uma mecânica confiável da Volkswagen, que fez dele um carro com um  ótimo custo e benefício, que logo se refletiu em um bom número em vendas. A perua batizada de Quantum veio logo em seguida.
volkswagen santana 1991 1996
Em 1991 o Volkswagen Santana foi totalmente reformulado, ganhando estatus de carro de luxo, vindo com câmbio automático, banco de couro, teto solar, ar-condicionado entre outros itens, porém o tempo passou e o Santana não evoluiu. A motorização também era nova, o Santana 1992 trazia um motor 2.0 de 125 cv de potência seu consumo ficava em 7.9km/l na cidade e 12.4 na estrada.
volkswagen quantum 1996
A partir de 1994 o VW Santana e a perua Quantum (foto acima), receberam motor com injeção eletrônica.
volkswagen santana 1996
Em 1996 o Santana ganhou uma nova versão CLi com motor 1.8 AP de 96 cv, ele tinha versões a álcool e a gasolina.
volkswagen santana 1997 evidence
Já em 97 o Santana era vendido em quatro versões 1.8 Mi, 2000 Mi, Evidence (versão esportiva e bem equipada) e a top de linha Evidence.
volkswagen santana 1998 2006
Em 1998 o Santana sofreu sua segunda reestilização, porém nada muito radical, o modelo que já estava envelhecido ainda vendia muito bem. Ele recebeu uma nova grande frontal integrada com um pára-choque mais envolvente e novos fárois. A traseira também foi redesenhada ganhou lanternas com visual mais limpo, assim como o para-choque. O antiquado quebra-vento nas portas-dianteiras foi retirado.
interior volkswagen santana 1998 1999 2000 2002 2003
O interior do VW Santana 1998 recebeu um painel revisto os botões foram reposicionados, e o volante também foi renovado, os revestimentos dos bancos e portas receberam novos tecidos bem melhores do que o da geração anterior.
Apesar de não terem sido profundas as mudanças sofridas pelo VW Santana em 1998, foram suficientes para dar um sobrevida ao sedan.  Já a perua Quantum saiu de linha em 2002, enquanto que o Santana ainda agradava e continuou sendo produzido até março de 2006. Atualmente ele ainda é vendido na China.
volkswagen santana 1998 2006 interior
O motor mais comum no Santana é o 2.0, ele tem versões a gasolina e a álcool, a partir de 1998 ele foi retrabalhado e passou a desenvolve 114 cv, o suficiente para levar o sedan de 4.6 metros de comprimento de 0 a 100km/h em 12 segundos, a velocidade máxima é de 186km/h. O consumo do Santana 2.0 modelo 1998 em seguida fica em 9.1 km/l na cidade e 13.5km/l na estrada, isto com gasolina.
O motor 1.8 Mi 8v também foi revisto a partir de 1998, ele ganhou alguns cavalos extra, e a partir dai passou a entregar 99 cv e tem consumo anunciado de 10.7km/l na cidade e 15km/l na estrada, existem proprietários que falam em 16.5km/l.
Equipamentos:
Apesar de ser relativamente um sedan grande, a versões mais recentes de 2000 para cá, não são tão equipadas assim, trazem de série em sua maioria apenas direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado e rodas de liga-leve eram opcionais. Fuja das versões sem ar-condicionado e tro elétrico, elas apesar de serem um pouco mais baratas, tem desvalorização maior na hora da revenda.
Carro visado…
Justamente por ter uma mecânica bastante conhecida e robusta, o VW Santana assim como o Gol e Golf, se tornou um carro bastante visado por ladrões, o que torna o valor do seguro relativamente alto.
Cuidados:
Fuja do Santana branco, 95% deles foram usados como taxis.
Atenção prefira o Santana com câmbio manual, a versão automática tem manutenção maior.
Note o estado dos bancos e revestimentos, marcas amarelas nos encostos, e forração do teto com marcas e um pouco solta indicam que o carro já rodou bastante.
O porta-malas em alguns modelos apresenta falha na vedação, para saber o carro possui este problema, procure por machas no carpete do porta-malas.
A suspensão também merece uma olhada com atenção, em carros bastantes rodados pode vir apresentar ruídos, mas nada que as trocas das buchas da suspensão não solucione.
Confira alguns preços do VW Santana:
Santana 2.0 2005 R$ 22.900 a 24.500
Santana 2.0 2002 2003 R$20.000 a 22.900
Santana 1.8 2000/2001 R$15.900 a 19.000
Santana 2.0 1999 R$ 13.900 a R$ 16.000
Santana 1996 1997 R$ 11.000


                                                       


*                BIG BEAR                 *

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