domingo, 10 de abril de 2011

HISTÓRIA DO CHEVROLET OMEGA

chevrolet omega 1999
Foto: Revista Quatro Rodas
Lançado no Brasil em novembro de 1998, o Omega austráliano, como ficou conhecido, chegou com a missão de substituir o sedan de luxo brasileiro que foi produzido durante os anos de 1993 a 1998. Para isto o novo Omega contava com um novo visual, uma farta lista de equipamentos, aliado com uma boa mecânica.
O Omega 1999, impressionava principalmente pelo luxo e acabamento interno, além do visual com linhas mdernas e harmoniosas seguindo um estilo clássico inspirado nos sedans americanos.
chevrolet omega 1999
A motorização do sedan também era um dos pontos altos, o Omega austráliano chegava em apenas uma versão CD e trazia motor V6 de 3.6 litros, capaz de desenvolve 200cv com 33kgfm de torque. A transmissão era automática de quatro velocidades.
Este conjunto mecânico garatia uma boa agilidade ao sedan de quase 5 metros, segundo testes feitos pela revista Quatro Rodas, o Omega fez de 0 a 100km/h em apenas 10.6 segundos, tendo velocidade máxima de 216km/h.
interior chevrolet omega 2000
Acima o interior do Omega espaçoso e com vários equipamentos, a foto acima é do modelo importado entre 1999 a 2003
Bem mas voltando ao interior, o novo Omega se mostrava quase tão silêncioso quanto um BMW Serie 7, ou Mercedes Classe E, isto somado ao um ótimo espaço interno, repleto de mordomias.
chevrolet omega 2000 interior parte traseira
Os passageiros do banco traseiro também contam com muito espaço, aliado com um bom acabamento.
O Omega vinha de fábrica equipado com bancos de couro sendo que o do motorista tinha regulagem elétrica, ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro, computador de bordo com 12 funções, faróis com acendimento automático, piloto automático, e ainda não acaba ai, o sedan vinha ainda com som com CD Player com disqueteira para 5 discos, freios com ABS, e airbag duplo, além do teto solar presente em alguns modelos.

2001 - O Omega sofre uma leve reestilização

chevrolet omega 2001
Chevrolet Omega 2001
Em 2001, o Omega passou por uma reestilização, ganhando uma nova grade com linhas redesenhadas, um novo para-choque frontal, e faróis com lentes novas, além de novas rodas. Com relação aos equipamentos, o sedan passou a ser equipado também com airbags laterais, freios com ABS e EBD.
omega 2001
Na parte traseira a tampa do porta-malas foi redesenhada e perdeu o conjunto de lanternas, ganhando uma aparência mais limpa e simples.

2003 - O Omega muda de novo e ganha linhas totalmente novas


chevrolet omega 2004
Chevrolet Omega 2004
Em 2003, o sedan passou por mais uma mudanças em suas formas, mas desta vez o “face-lift” foi maior, as linhas com formas ovais deram lugar a um desenho mais reto, com novos recortes, a parte frontal trazia novos faróis, grade e para-choque, já na parte traseira a tampa do porta-malas também totalmente foi redesenhada, o mesmo acontece com as lanternas. Na parte interna o Omega 2004 contava com novos mostradores, além de novos revestimentos com detalhes prateado, já com relação a parte mecânica a suspensão foi reajustada ficando mais alta em 10mm.
chevrolet omega 2004
Em 2004 o Omega ganhou um novo motor, o V6 de 3.8 litros saia para dar lugar ao moderno Alloytec 3.6 24v de 254cv de potência.

2007 - Um Omega totalmente novo chega ao Brasil

chevrolet omega 2007
Omega 2007, que é vendido atualmente
Lançado na Austrálina pela Holden em 2006, a nova geração do Omega chegava o país no início de 2007, trazendo praticamente tudo novo, desde a carroceria que ganhou um entre-eixos ainda maior, o interior que também foi totalmente reformulado ganhando um novo painel com linhas modernas, mais equipamentos, e uma mecânica totalmente nova, com motor 3.6 24v e 250cv, vindo com câmbio automático de cinco velocidades.
interior chevrolet omega 2009
Omega atual é considerado o melhor com relação ao nível de conforto interno
Bom esta versão continua no mercado até hoje, leia mais sobre ela no link abaixo.
Porém claro nem tudo é flores…
Porém claro nem tudo é flores, a versão austrálina do Omega, conta com um custo de manutenção elevado (entenda o custo das peças de reposição), que é digno dos sedan de grade porte, o mesmo acontece com o consumo, a versão 3.8 V6 importada durante 1999, até 2003 faz 8km/l na cidade, já com ar-condicionado ligado o consumo aumenta para 6.7km/l, já na estrada o Omega com ar condicionado ligado faz 9.7km/l já com o ar desligado, ele roda 11.4km/l. Outro ponto é o seguro que costuma ser um tanto salgado.
Resta a você ponderar se vale apena pagar um pouco a mais pelo prazer de rodar com um sedan de luxo digno de fazer frente aos alemães da BMW, Mercedes e Audi



 
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