domingo, 3 de abril de 2011

MUSEU DO GÁLAXIE


Esta empolgante foto ao lado é o que foi o "Museu do Gálaxie". Foi, porque após a morte de seu idealizador, desfarelou-se.
O fundador era Arno Berwanger, dono de concessionária Ford em Novo Hamburgo-RS (mais uma vez o Sul) chegou a ser responsável por 8% das vendas de Gálaxie&Cia em nível nacional, e por amor ao modelo passou a "guardá-los". Mais do que isso, salvá-los. Deu ao Gálaxie status de preservação da história com seu Museu.

O Museu contava com todas as oito opções de cores para o ano de seu lançamento (1967). Um Landau 1978, comemoração ford 80 anos, um Landau zero-quilômetro e mais um Landau presidencial (destaque), um chassis montado com mecânica (vê-se na parede ao fundo do prédio) entre outros, que no total contava com 22 exemplares.
Como é infelizmente comum, após a morte de seus curadores a família 'ferve' e no caso de colecionadores, quem sofre são os acervos. O Landau presidencial era cedido pela Ford, a partir de 1991, e hoje está na Fundação Memória do Automóvel, em Brasília-DF. Os outros carros certamente salvaram-se todos, mas o lamentável é que se tenha atingido o ápice com o Museu e depois tenha se dado um passo atrás.
No entanto a família Gálaxie ganhou um grupo movimentado e organizado, o "Amigos do Gálaxie", de onde aliás veio essa foto e as informações.


            BIG BEAR               


Nenhum comentário:

Postar um comentário