quinta-feira, 7 de abril de 2011

SAIBA E ENTENDA PORQUE O OPALA FAZ SUCESSO ATÉ HOJE

Opala 1969
Lançado no Salão do automovel de 1968, lá se vão 40 anos até hoje o Chevrolet Opala é sem dúvida um mito que conseguiu o respeito do povo brasileiro.
A receita do Opala combinava a carroceria alemã do "Opel Rekord C / Commodore A", fabricado de 1966 a 1971, à mecânica veio do "Chevrolet Impala" norte-americano. E ao longo de seus 23 anos e 5 meses de produção contínua, passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas.
Durante este tempo o Opala trazia duas opções de motor uma 4 cilindros que vinha nas versões básicas, Já a famosa 6 cilindros era o motor que equipava as versões esportivas e luxuosas, que caiu no gosto dos brasileiros.

Opala 4 cilindros:

Duas versões do motor 4 cilindros equiparam o Opala, ambas com 2.5 litros. Em 1979 o Opala 4 cilindros ganhou também uma versão a alcool que tinha como atrativo o melhor desempenho e consumo que em ralação a gasolina

Opala 6 cilindros .

O Opala 6 cilindros veio dos carros americanos da Chevrolet (Chevrolet Impala e Nova), ele tinha as primeiras versões com 3.2 litros mas em 1970 teve o curso dos pistões aumentado e passou a ter o conhecido 4.1 litros, este mesmo motor motor evoluiu junto com as versões do Opala e passou a equipar o Omega e outros carros da linnha Chevrolet até a década de 90.

Opala versão SS.

Uma das versões do Opala que fez sucesso foi o Opala SS que chegou a ser considerado um dos carro mais rápido do Brasil, esta versão vinha de fábrica com motor 4.1 e chegava aos incriveis 192Km/h de velocidade máxima, muito para a época de seu lançamento 1971. Em 1976 a GM lançou o motor 250/s que era uma versão envenenada do 4.1 a potência passou dos 113 cv para bons 173 cv de potência. O Opala SS 250-s de 1974 tinha a velocidade máxima de 230 Km/h fazendo inveja a muitos esportivos de hoje em dia.

Caravan

Outra versão do Opala que é lembrada até hoje é a Caravan, lançada em 1975 ela trazia as mesmas opções de motores do Opala, mas com muito espaço interno para a familia inteira mais bagagem, a Caravan era considerada um carro caro na época além de ser um dos melhores carros nacionais.

Opala Diplomata

Já a versão Diplomata apareceu somente em 1986 tinha como luxo e desempenho os grandes atrativos, o Opala Diplomata era oferecido com duas versões de motores uma 2.5 litros com 97 cavalos e outra com o famoso 4.1 de 6 cilindros com 140 cavalos.As versões Diplomata traziam equipamentos de luxo como ar condicionado, ar quente, vidros elétricos, bancos de couro e mais uma série de acessórios.
O Opala deixou de ser produzido em 1992. Quando foi produzido o Opala de número 1 milhão, houve até protesto de na porta da GM de pessoas que eram contra ao carro sair de produção..
Até hoje o Opala é muito admirado e tem muitos fãs pelo Brasil, ele é um carro que conquistou seus donos pela boa mecânica, desempenho e principalmente pela confiabilidade e é ainda hoje o sonho de consumo de muitos e motivo de orgulho para quem tem um exemplar do Opala na garagem..
O Opala teve algumas outras versões como a Comodoro, L, SS6, Luxo e assim por diante.



 .................Big Bear................








Nenhum comentário:

Postar um comentário