segunda-feira, 28 de março de 2011

FIAT TEMPRA 1991-1998

fiat tempra 1992
Fiat Tempra 1992
O Fiat Tempra foi apresentado na Europa em no início de 1990, e chamou muita atenção pelo seu design até então inovador para a época, caracterizado pelas linhas retas e bem resolvidas, com as laterais sem friso além da traseira elevada. Internamento o espaço interno e os equipamenso oferecidos agradavam bastante. Confira um pouco mais da história deste sedan:
fiat tempra turbo 1994
Fiat Tempra Turbo 1994
O Fiat Tempra foi lançado no Brasil em 1993, trazendo várias inovações, ele foi o primeiro carro feito no Brasil que tinha motor 16 válvulas (versão Tempra Ouro), o motor 2.0  de 8v desenvolvida 105 cv, já o propulsor 16 válvulas tinha 127 cv, acelerava de 0 a 100km/h em 9.2 segundos.
interior tempra 1993
Interior Tempra 1993
Entre os equipamentos o Tempra contava com ar-condicionado digital, check control, freio a disco nas quatro rodas com ABS, teto solar e bancos e revestimentos em couro.
interior fiat tempra turbo

Interior do Fiat Tempra Turbo
O Tempra Turbo, foi o primeiro sedan brasileiro a trazer motor turbo de fábrica, este motor tinha um ótimo desempenho, gerava 165 cv de potência, e segundo a Fiat acelerava de 0 a 100km/h em menos em 8.2 segundos, tendo velocidade máxima de 220km/h, apesar de testes feitos pela revista Quatro Rodas registraram apenas 212km/h. Ele foi durante muito tempo o carro mais veloz do Brasil.

Tempra SW

fiat tempra sw
Fiat Tempra SW
No final do ano de 1994 a Fiat lançou no Brasil o Tempra SW, versão perua da Tempra, apesar do modelo ter um enorme porta-malas, e um completo pacote de itens de série como painel digital, ar-condicionado digital, airbag frontal e freios a disco nas 4 rodas com ABS e EDB. Mesmo assim esta versão não implacou no mercado, boa parte disto pode ser justificado pelo design que dividia opiniões. A Tempra SW foi importada de 1995 até o início de 1996. Era equipada com motor 2.0 de 109 cv.
interior fiat tempra sw
Interior Tempra SW -

Fiat Tempra 1995

fiat tempra 1995
Em 1995, o Tempra passou por uma pequena reestilização, ganhando uma nova grade frontal, além de ter seu painel totalmente redesenhado. Outra novidade que chegou neste mesmo ano foi o Tempra coupe (Tempra Turbo 2 portas), que trazia o motor 2.0 16v Turbo, mas esta versão teve vida curta no mercado e logo saiu de linha, sendo substituida pelo Tempra Stile Turbo com 4 portas, este que produzido até 1997.
No final de 1996 o Tempra perde boa parte do seu mercado com a chegada do novo Vectra, lançado no segundo semestre de 1996, e trazia desenho e mecânica em níveis superiores ao do sedan da Fiat, que então começou a perder espaço perante ao público a cada mês.

Tempra 1997

fiat tempra 1997
Em 1997 a Fiat fez algumas mudanças nas versões da linha Tempra, chegaram as versões de entrada SX, 2.0 8v (105cv) e 2.0 16v, esta trazia bem menos equipamentos que a versão HLX que era oferecida como top de linha.
fiat tempra 1997
Fiat Tempra 1997
Em 1998 o Tempra passou pela sua última reestilização, trazendo leves mudanças na parte frontal com um novo para-choque, além de alguns outros retoques, os revestimentos interno também eram novos, tinham agora novos tecidos e padronagens. Nos primeiros trimestre de 1998 a versão Turbo Stile finalmente sai de linha.
O Sedan não conseguia mais fazer frente a chegada do Honda Civic e Toyota Corolla que passaram a ser produzidos no País, o fim do Tempra já estava anunciado.

Fiat Tempra 1998

fiat tempra 99
Fiat Tempra 99, foi a última geração do sedan, trazia novos faróis e grades, ficou no mercado até o final de 1998
Foi quando em maio de 1998 o Tempra sai de linha oficialmente com a chegada do Marea, que substituiu o sedan na Europa desde a metade de 1997. Mas esta é outra história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário