O modelo americano
Ao fim dos anos 60 a Ford norte-americana
buscava um veículo compacto, barato e
econômico --- pelo menos para os padrões
do país --- que pudesse fazer frente à
crescente concorrência dos carros europeus
e japoneses
.
No dia 17 de abril de 1969 o Maverick foi
lançado por US$ 1.995, com 15 cores
disponíveis e motores de 2,8 e 3,3 litros
ambos de seis cilindros. Apenas dois anos
mais tarde, em 1971, foi lançado o famoso
propulsor V8 de 302 Polegadas Cúbicas para
o Maverick. A Ford o anunciou como o
veículo ideal para jovens casais, ou como
segundo carro da casa. O estilo, com o
formato Fastback da carroceria, foi
claramente copiado do Mustang, mas
suavizado.
Logo vieram outras versões, com apelo
esportivo ou de luxo e motorizações
diferentes, como os Maverick Sprint e
Grabber
.
O Maverick no Brasil
O primeiro Maverick nacional de produção
deixou a linha de montagem em 4 de junho
de 1973. O carro apresentava inicialmente
três versões: Super (modelo standard), Super
Luxo (SL) e o GT . Os Super e Super Luxo
apresentavam-se tanto na opção sedã
(quatro portas - lançado alguns meses após o
lançamento do Maverick) como cupê (duas
portas), sendo sua motorização seis cilindro
s em linha ou, opcionalmente, V8, todos com
opção de câmbio manual de quatro marchas
no assoalho ou automático de três marchas
na coluna de direção. Já o Maverick GT era o
top de linha. Com produção limitada, ele se
destacava externamente pelas faixas laterais
adesivas na cor preta, capô e painel traseiro
com grafismos pintados em preto fosco
rodas mais largas, um par de presilhas em
alumínio no capô e, internamente, um
conta-giros sobreposto à coluna de direção
do volante.
O Maverick GT vinha equipado com motor de
8 cilindros em V de 302 polegadas cúbicas,
potência de 199 HP (potência Bruta, 136 HP
líquido), e 4.950 cm3 de cilindrada, oferecido
somente com câmbio manual de quatro
marchas com acionamento no assoalho
.
O Maverick equipado com motor V8 podia
acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de
dez segundos.
=== BIG BEAR ===
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