quinta-feira, 24 de março de 2011

FORD MAVERICK


Sem imagem

O modelo americano


Ao fim dos anos 60 a Ford norte-americana

buscava um veículo compacto, barato e

econômico --- pelo menos para os padrões

do país --- que pudesse fazer frente à

crescente concorrência dos carros europeus

e japoneses

.
No dia 17 de abril de 1969 o Maverick foi

lançado por US$ 1.995, com 15 cores

disponíveis e motores de 2,8 e 3,3 litros

 ambos de seis cilindros. Apenas dois anos

mais tarde, em 1971, foi lançado o famoso

propulsor V8 de 302 Polegadas Cúbicas para

o Maverick. A Ford o anunciou como o

veículo ideal para jovens casais, ou como

segundo carro da casa. O estilo, com o

formato Fastback da carroceria, foi

claramente copiado do Mustang, mas

suavizado.

Logo vieram outras versões, com apelo

esportivo ou de luxo e motorizações

diferentes, como os Maverick Sprint e

Grabber

.


O Maverick no Brasil


O primeiro Maverick nacional de produção

deixou a linha de montagem em 4 de junho

de 1973. O carro apresentava inicialmente

três versões: Super (modelo standard), Super

Luxo (SL) e o GT . Os Super e Super Luxo

apresentavam-se tanto na opção sedã

(quatro portas - lançado alguns meses após o

lançamento do Maverick) como cupê (duas

portas), sendo sua motorização seis cilindro

s em linha ou, opcionalmente, V8, todos com

opção de câmbio manual de quatro marchas

no assoalho ou automático de três marchas

na coluna de direção. Já o Maverick GT era o

top de linha. Com produção limitada, ele se

destacava externamente pelas faixas laterais

adesivas na cor preta, capô e painel traseiro

com grafismos pintados em preto fosco

 rodas mais largas, um par de presilhas em

alumínio no capô e, internamente, um

conta-giros sobreposto à coluna de direção

do volante.

O Maverick GT vinha equipado com motor de

8 cilindros em V de 302 polegadas cúbicas,

potência de 199 HP (potência Bruta, 136 HP

líquido), e 4.950 cm3 de cilindrada, oferecido

somente com câmbio manual de quatro

marchas com acionamento no assoalho
.     
O Maverick equipado com motor V8 podia

acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de

dez segundos.




===           BIG BEAR           ===




Nenhum comentário:

Postar um comentário