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VW Gol 2009
A mais de 20 anos líder de mercado o Volkswagen Gol dispensa comentários, é sem dúvida um carro especial. Desde o seu lançamento o Gol conquista seus proprietários principalmente pela sua confiabilidade e resitência.Conheça um pouco da história deste ícone.
Fonte:wikipedia
Fotos: /divulgação
A mais de 20 anos lider de mercado o Volkswagen Gol dispensa comentarios é sem dúvida um bom negócio.
VW GOL 1980 - O Gol Chega as lojas com um motor carburado e refrigerado a ar.
O Gol estreou com motor carburado de corpo simples e refrigerado a ar, herdado do Fusca, um 1300, que lhe rendeu o apelido de “batedeira” devido ao barulho característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível.
VW Gol 1981. O Gol ganha a versão 1600.
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Foi lançada a versão com motor 1600, também refrigerado a ar, devido às constantes reclamações de baixo desempenho do motor 1300.
VW Gol 1982. A primeria série especial do Gol o Gol Copa.
Neste ano surgiu a série especial chamada Gol Copa, com rodas de liga-leve, pára-choques na cor do veículo, forração especial, faróis de neblina e outros acessórios em homenagem à Copa do Mundo de Futebol deste ano.
VW Gol 1984. Chega o Gol GT
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Foto: Renato Bellote / Fórum Nacional de Veículos Antigos (FNA)
Foi lançado o Gol GT, esta foi a primeira versão esportiva do modelo, ela era equipada com motor 1.8 do Santana chamado AP-1800 (Alta Performance) refrigerado a água.
Primeira Geração (Gol quadrado)
VW Gol 1985
Passou a usar o motor 1600 refrigerado a água do Passat chamado MD 270 paralelo ao refrigerado a ar que ficou na versão básica chamada Gol BX. Nesta nova motorização, o estepe que era abrigado no compartimento do motor, passou a ser alojado no porta-malas. A produção do Gol BX perdurou até o fim de 1986. Quando o Gol passou a usar o motor refrigerado a água, o estepe, que ficava junto com o motor.
VW Gol 1987. O Gol ganha um novo desenho
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Gol GTS 1988
As linhas Gol receberam alterações no seu desenho e o Gol GT foi substituído pelo Gol GTS com alterações no 1.8, que passou a ter somente o álcool como opção, pois a potência é maior com este combustível. Interessante o fato de a Volkswagen insistir que o Gol GTS tivesse apenas 95cv de potência apesar de estimativas indicarem que ele tivesse entre 105cv e 110cv. Se a Volkswagen admitisse a maior potência, o carro seria taxado com maior imposto, daí o fato de o motor ter a potência nominal tão baixa. O Gol GTS ia de 0 a 100km/h em 11 segundos, e alcançava os 166km/h de velocidade máxima.
VW Gol 1989. O Gol é o primeiro carro brasileiro a receber injeção eletrônica.
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O Gol inaugurou a era da injeção eletrônica no Brasil com o Gol GTi em 1989. Esta versão também era muito bem equipadas e trazia novidades como freios a disco, rodas de liga-leve e aerofólio traseiro. O motor 2.0 (AP-2000), somente a gasolina, tinha 112cv. Neste ano o Gol perdeu o motor AP-1600, para usar um outro 1.6 CHT da Ford —que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa da união com este fabricante, união denominada Autolatina. Apesar de não ter diminuído muito o consumo, sobretudo na versão a álcool, o Gol ficou um pouco menos potente. Em 1989 o Gol passou a ter um novo conjunto frontal com novas grades e faróis com linhas um pouco mais modernas.
VW Gol 1993. O Gol 1.0 é o mais vendido do Brasil.
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Gol 1000 1994
O antigo 1.6 voltou a ser utilizado em 1993, ano em que foi adotado o motor 1.0. Devido ao incentivo fiscal, o Gol com motor 1.0 passou a ser o mais vendido por ter um custo inferior aos demais.
Segunda Geração (Gol bolinha)
VW Gol 1994. Nasce a segunda geração do Gol o Gol bolinha.
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Gol 1995
A segunda geração, conhecido como Projeto AB9, que trazia uma carroceria totalmente nova, moderna que apresentou linhas mais arredondadas em relação à versão anterior, assim ganhando do público o apelido de “Gol Bola” no Brasil. Apesar da Volkswagen apresentar um projeto de carroceria novo, a plataforma era basicamente a mesma adotada em sua primeira geração, ajudando a manter soluções praticamente idênticas no que diz respeito a suspensão, motorização e freios.
Foi lançado nas versões 1000i, 1000i Plus além das CL, GL, Furgão e GTi nas versões de motorização 1 litro, 1,6, 1,8 e 2-litros respectivamente.
VW Gol 1996. É lançado a versão GTi, já a GTS é extinta dando lugar a Gol TSi.
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Gol GTi 1996
Foi lançado o Gol GTI 16V que trazia um exótico calombo no capô para poder comportar o cabeçote do motor, que não caberia alí sem tal adaptação. Também foi lançado neste ano o Gol TSI, que tinha a missão de suceder os antigos modelos GTS, e não obteve sucesso pois apresentava somente alterações estéticas sem mudanças drásticas no motor, que seguia a mesma linha dos motores 1.8 do restante da linha.
VW Gol 1997. O Gol ganha injeção multiponto. Mi
Nesse ano, seu motor passou a possuir injeção eletrônica multiponto de combustível em todos os motores desta linha e houve também alteração em suas nomenclaturas. O modelo CLi por exemplo passou a ser denominado como 1.6 CL MI. Houve também uma alteração na motorização do modelo TSI com motorização de 2 litros, que foi fabricado até 1999.
Terceira Geração (Gol Geração 3)
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Gol 2000
VW Gol 1999. Chega ao mercado o Gol geração 3
Foi feita uma pequena mudança na carroceria, que fora ‘apelidada’ de Gol Geração III. A qualidade dos plásticos empregados continuava não sendo boa e, da mesma forma que o Gol bola,apresentava problemas de deformação e quebras.
VW Gol 2001. O Gol ganha a versão 1.0 turbo que levava o carro de 0 a 100km/h em 9.5s.
Foi Lançada a versão 1.0 Turbo, que fazia o Gol ir de 0 a 100 Km/h em apenas 9,5 segundos. Ele gera 112 cv de força, e vai até 195 Km/h. A Força do turbo se faz presente a partir das 1500 RPM e com um torque de 15,8kgm. Foi uma ótima pedida nos carros turbinados.
VW Gol 2002. Leves alterações na aparência, o modelo ganha novos para-choque e grade.
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VW Gol 2003
A linha Gol sofre sutís alterações: Por fora o Gol ganha apenas novos pára-choques e nova grade, e seus derivados, Parati e Saveiro, passaram pelas as mesmas mudanças, além de ganharem novas lanternas traseiras (exceto o Gol) e novas tampas do porta-malas (Parati) e da caçamba (Saveiro).
VW Gol 2003. É lançada a versão total-flex.
O motor 1.6 foi o primeiro apresentado no Brasil que poderia ser abastecido com álcool, gasolina ou a mistura dos dois. Esta tecnologia bi-combustível (Total-flex) tornou-se tendência e hoje quase todos os carros brasileiros adotam hoje esse tipo de motor.
Gol Sport
Apesar do nome e de possuir a motorização 1.0 de 16 válvulas, foi lançado em alusão à Copa do Mundo de 2002. Entre os itens de série estão o CD Player, antena no teto, banco do motorista com regulagem de altura, aerofólio na cor do veículo com brake-light, vidros escurecidos, faróis com duplo defletor e máscara negra, faróis e lanternas de neblina, lanterna traseira fumê e grade dianteira na cor do carro, acelerador eletrônico E-Gas.
Gol Fun
Série tendo como diferencial, pequenos detalhes como máscara do farol pintada na cor do veículo entre outros pequenos detalhes.
Gol Geração 4
VW Gol 2006. O Gol sofre mais alterações, ganhando nova dianteira e traseira, além de mudanças internas.
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O Gol sofre novas alterações: novas dianteira e traseiras, novo painel (seguindo a tendência dos automóveis “de entrada” da marca), acabamento interno e suspensão mais elevada Disponíveis nas versões City, Plus, Power. Em setembro e outubro de 2006 o seu principal concorrente Fiat Palio passou em numeros de vendas, contudo, o Gol fechou o ano como o carro mais vendido do país. Em agosto de 2007, novamente o Fiat Palio volta a passar o VW Gol. A Volkswagen continua a deixar a desejar no quesito acabamento e conforto mesmo com as alterações na nova linha do Gol G4 / 2008. Desde seu lançamento a estabilidade de sua suspenção é muito elogiada.
Séries Especiais do Gol.
Gol Copa
Em 2006 foi lançado uma série especial limitada em 16000 unidades em homenagem a seleção pentacampeã brasileira, disponíveis nas cores vermelho Flash, amarelo Solar e branco Glacial, cinza Cosmos e prata Light, e com motorização 1.0l 8V Total Flex (68cv - 71cv)) e 1.6l 8V - Total Flex (97cv - 99cv). Foi o primeiro modelo da linha Gol a adotar a grade frontal no formato em “V” pintado em preto fosco.
Gol Rallye
No ano de 2007 foi a vez do Gol Rallye, dotado de parachoques novos na cor cinza com farois integrados, farois com máscara negras, molduras nas caixas de rodas, bancos e volante diferenciados. O motor 1.6l Totalflex atinge até 99 cv.
2008 - Quinta Geração (Gol G5)
VW Gol 2008. O Gol passa pela maior mudança desde seu lançamento, chega o Gol geração 5.
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Gol G5
No mês de junho de 2008 chegou as lojas o Novo Gol, trazendo o que pode ser considerado a maior mudança feita no Gol desde o seu lançamento. A VW optou por usar a plataforma atual do Polo e do Fox, podendo assim fazer drásticas mudanças nas linhas do carro, ao começar pela frente mais baixa e traseira alta, além das linhas curva do teto e das janelas laterais.
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