sábado, 19 de março de 2011

HISTÓRIA DO PUMA GTB

28.07.2009 (postagem original)


Primeira curiosidade, o significado dessas letras, GTB – Grand Turismo Brasil.
O GTB foi um grande sucesso, a geração que hoje que está na casa dos 30 a 40 anos de idade, cresceu admirando e sonhando com este carro, mesmo hoje ele continua sendo um carro atual, muito gostoso de se pilotar, anda forte e é confortável.
A carroceria de fibra de vidro, e o jeito (design) de esportivo americano com traseira curta e a frente longa deixavam até quem não era motorista com “agua na boca” e o desejo incontinente de pilotar essa maquina de sonho.
O lançamento foi em 1974, uma época em que o governo proibia a importação de veículos, as filas de espera na concessionária chegavam até a um ano, nesta época a montadora comemorava o sucesso do primeiro modelo, originalmente criado para ser um carro de corrida, os carros da fabrica eram chamados de “puminhas” por causa do pequeno porte, mas esse apelido durou até o lançamento do GTB série S1, Grande, aparência de robusto, e bom de aceleração, rapidamente ganhou o apelido inverso “pumão”.
Não demorou a fazer fama por causa de sua força e porte de gigante, 4.1 o famoso e inesquecível motor do opala, 6 cilindros e 140 cavalos de potencia, um foguete, a maquina e o visual agressivo, resultaram no tempero necessário para “encarar” os V8 concorrentes que eram o maverick, e o dodge charger RT.
O engate de marchas dele, é superior ao de alguns carros atuais, extremamente preciso, tonando-o fácil de pilotar e “voar”.
Mas o S1 não era perfeito o “calcanhar de aquiles” era a estabilidade, em velocidades baixas ele já “cantava pneu”, avisando que você já está no limite da aderência,
O modelo S2 começou a ser fabricado e distribuído em 1978, com alteração na carga da mola da suspensão, e amortecedores com nova calibragem, isso deu ao motor uma “pegada” maior, tornando o modelo ainda mais rápido que seu antecessor, o cambio também sofreu modificações, conseguindo ficar ainda superior ao cambio do S1.
Mais bonito o S2 teve o mérito de se tornar o modelo com o desenho mais popular entre as versões do GTB, a frente mudou agora possuía faróis duplos,
(o S1 possuía faróis simples) nas lanternas traseiras, uma solução simples e funcional, lanternas de brasília, e a simplicidade se transformou em beleza de design, o painel completo, voltante esportivo, o veiculo possuía confortáveis bancos de couro, com bastante espaço interno para 4 passageiros, possuía também ar condicionado e direção hidráulica, item raros naquela época, vinham de fabrica no S2, com um motor opala 250 S com 171 cavalos de potencia.
No final dos anos 80, novas “obras de arte” nas ruas, a terceira geração vinha com outro nome, GTB AMV, foi quando a Puma foi vendida para a Alfa Metais Veículos, um empresa da cidade de Curitiba, eles re estilizaram a GTB S2, e lançaram a AMV 4.1, com motor opala 250 S de 177 cavalos, o ronco forte e porte de “malvado” foi herdado pelo caçula da família.
Com uma estabilidade bem superior, “rolando” bem menos nas curvas, sem a antiga tendencia característica que tinham os irmãos mais velhos de baixa aderência ao solo.
O AMV, é a triste parte da história do GTB, ele foi o último representante desta nobre linhagem.
Até o inicio dos anos 90 foram fabricados cerca de 2000 Pumas GTB, as baixas vendas nos 2 últimos anos de sua fabricação, levaram o modelo a coma e depois a morte.
Fim, que nada! O GTB, continua vivo e pulsante no coração e na garage de muitos colecionadores, e só ela proporciona emoções com seus 2 carburadores que poucas outras podem proporcionar.



----------BIG BEAR---------

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