segunda-feira, 28 de março de 2011

OS “10 MANDAMENTOS” DO COLECIONADOR DE MINIATURAS

Existem regras ou limites para um colecionador de miniaturas ou de outro tema qualquer? 
 
Dependendo do tema, objeto, motivo da coleção existem regras ou “mandamentos” para serem seguidos. (ou pelo menos lidos e analisados com atenção e parcimônia)
Os "10 mandamentos" que não foram entregues a Moisés, mas que eu os entrego a vocês. (Não querendo de forma nenhuma ter a pretensão e a arrogância de me comparar com Deus)

1º - É totalmente impossível possuir todos os itens dentro do universo de milhares de miniaturas existentes, com variações de cor, tamanho, fabricante, etc.

2º - Estipule um percentual ou valor de sua renda para a aquisição destas miniaturas, que lhe traga alegria pelas peças adquiridas, e não preocupação por ter gasto demais e não ter capital suficiente para pagar o condomínio.

3º - A tentação é grande, sempre haverá mais algumas peças que você quer comprar, selecione bem conforme seu gosto pessoal, não ultrapasse os limites estipulados por você mesmo.

4º - Lembre-se que antes de tudo, a coleção é para o seu prazer, lazer e satisfação pessoal e não para trazer-lhe problemas e aborrecimentos, sejam eles quais forem e de quaisquer natureza.

5º - Sempre haverá outro colecionador que possui uma determinada peça que você não possui, mesmo que ele possua 10 peças e você possua 10.000 peças, portanto concentre-se apenas e tão somente na sua coleção, esqueça a coleção alheia, não entre em competição por qualidade e principalmente por quantidade.

6º - Sempre haverão muitos que desejam “aquela miniatura” que só você possui, então extrema cautela com os "amigos colecionadores", e cuidado com a reciproca, pois você desejará “aquela miniatura” que só os outros possuem, não entre em “paranoia” para consegui-la, deixe a cargo do destino, quando você menos esperar ela aparecerá nas suas mãos.

7º - Estabeleça um "foco" (tema) em sua coleção, ficará mais fácil de administrá-la. Conscientize-se dos objetivos que você já traçou, isso ajuda muito, faça como o Tio Patinhas nunca abandone a sua primeira moeda, aquele matchbox velho e todo ralado que seu pai lhe deu quando você tinha 5 anos, é o maior tesouro da sua coleção.(O meu primeiro matchbox velho e ralado não vendo nem por um milhão de dolares)

8º - Participe de um grupo, associação, blog, site de colecionadores faz muito bem para a sua auto estima, abre novos horizontes, trazendo-lhe novas amizades, novas fontes de aquisição (trocas, compras e vendas), novos conhecimentos, aprofundamento sobre o assunto e novas oportunidades. Porém fique atento ao 5º e ao 6º Mandamentos.

9º – A sua coleção é única, ninguém tem outra igual, mas toda coleção tem começo, meio e um dia o fim, seja em número de objetos, por falta de espaço em casa, (não vá guardar miniaturas dentro da geladeira) ou para dedicar mais tempo à família, pela chegada da sua morte, ou pelo simples prazer de pensar que todos aqueles desejos já foram realizados. Muitos poder “ver” esta última frase como utopia, pois a ambição é latente e sempre queremos mais.

10º - Divirta-se o com ela o quanto puder, se vanglorie dela para os amigos e estranhos, sinta-se feliz e realizado ao olhar suas peças, principalmente aquelas que lhe foram de árdua busca. Orgulhe-se muito de seus "TESOUROS", pois ela (a coleção) é um dos motivos de sua felicidade, do sorriso em seus lábios e da feição alegre estampada em sua face.







.....              BIG BEAR              .....  






Nenhum comentário:

Postar um comentário