segunda-feira, 28 de março de 2011

FORD MUSTANG 1965, 1966

O lançamento do Ford Mustang 1965 se aproximava, e a Ford tinha confiança em seu novo carro esportivo. O trabalho agora era fazer com que o país soubesse a respeito desse novo tipo de carro. A introdução do que popularmente seria conhecido como Ford Mustang 1964 1/2 era um abrangente e brilhante lampejo de marketing. Os Estados Unidos praticamente não tinham visto nada parecido.
Obviamente, os primeiros anúncios do Mustang reforçavam o baixo preço de referência de US$ 2368 do modelo com capota rígida.
Obviamente, os primeiros anúncios do Mustang reforçavam o baixo preço de referência de US$ 2368 do modelo com capota rígida
Com as cortinas prontas para subir no início de 1964, os publicitários de Dearborn passaram a trabalhar bastante para deixar o público preparado para o Mustang. Embora a Ford tivesse exibido o modelo de exposição em uma entrevista coletiva para a imprensa, em janeiro de 1964, ela colocou as informações reveladas sob "embargo", o que significava que os jornalistas não poderiam publicá-las antes da data que a Ford havia determinado. Essa tática ainda é bastante utilizada em diversos setores, um tipo de jogo de gato e rato entre os fabricantes e a imprensa.
Mas o embargo não impediu que os jornalistas começassem a especular. Com certeza, isso não impediu que a própria Ford enganasse a imprensa ou que informações vazassem - o que realmente aconteceu.

Por exemplo, em 11 de março, apenas dois dias após o início da produção do primeiro Mustang, o jovem Walter Buhl Ford II, sobrinho do presidente Henry Ford II, recebeu permissão para dirigir um protótipo conversível sem disfarces para almoçar no centro de Detroit. Fred Olmsted, editor automotivo do Detroit Free Press, identificou-o e rapidamente chamou o fotógrafo Ray Glena. A Newsweek e outras publicações rapidamente pegaram as fotos de Glena, exatamente como a Ford queria.

Enquanto isso, a Time havia recebido permissão para acompanhar, dentro da empresa, o desenvolvimento do Mustang, mais uma vez com o acordo de que não publicaria nada até o dia determinado. A Time manteve sua palavra, mas não conseguiu fazer nenhum furo de reportagem. Em uma vitória para o departamento de relações públicas da Ford, a Time e a Newsweek exibiram matérias de capa sobre Lee Iacocca (em inglês) e sua criação na mesma semana.

Chega o grande dia
As semanas que antecederam a estréia do Mustang testemunharam grandes histórias em todos os lugares: Business Week, Esquire, Life, Look, Sports Illustrated, U.S. News & World Report, The Wall Street Journal e, é claro, em quase todas as revistas de automóveis. Finalmente, em 16 de abril, a Ford apresentou sua nova criação para cerca de 29 milhões de telespectadores, comprando a faixa das 21h em três redes de televisão. O lançamento público foi na sexta-feira, 17 de abril. Naquela manhã, 2.600 jornais veicularam anúncios e artigos enquanto o Mustang era revelado para os visitantes do dia de abertura da Feira Mundial de Nova York.

A Ford convidou aproximadamente 150 jornalistas para o evento, além de oferecer um jantar e um coquetel suntuosos. No dia seguinte, ela os soltou no meio de uma manada de Mustangs para uma viagem de 1.200 km até Motown. "Estas unidades eram carros praticamente construídos à mão. Tudo poderia ter acontecido", relembrou um diretor da Ford. "Alguns dos repórteres forçaram os carros durante todo o trajeto e nós torcíamos para que eles não batessem ou se desmontassem. Felizmente todos chegaram até o final, mas foi pura sorte".
Lee Iacocca, responsável pela Ford Division, Henry Ford II, presidente da Ford Motor Co. e Eugene Bordinat conferem o Mustang.
2007 Publications International, Ltd. 
Lee Iacocca, responsável pela Divisão Ford, Henry Ford II, presidente da Ford Motor Co. e Eugene Bordinat conferem o Mustang

Mais sobre o Mustang
A trajetória do Mustang envolve classificações de especificações, personalidades decisivas e eventos-chave. Aqui estão os melhores dados:
  • Palavras e imagens contam apenas parte da história do Mustang. Para conhecer as dimensões dos veículos, dados do motor, gráficos de vendas anuais, preços e outras informações, confira Especificações do Ford Mustang.
  • Ele foi um piloto de corrida vencedor, um construtor de carros engenhoso e uma figura incomparável. Para visualizar o perfil da personalidade mais empolgante na história do Ford Mustang, confira Carroll Shelby: o mago do Mustang.
  • Um dos lançamentos de carro mais significativos da história ocorreu em abril de 1964 na Feira Mundial de Nova York. Milhões de pessoas tomaram conhecimento de um novo tipo de carro projetado para um novo tipo de motorista em uma nova versão dos Estados Unidos. Reviva essa obra-prima das relações públicas em Lee Iacocca desvenda o Ford Mustang 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário