quinta-feira, 24 de março de 2011

SPA FRANCOCHAMPS

Spa é outra pista considerada "assassina". Na verdade, Spa era uma pista de rua, ou melhor, estrada.

Durante dias comuns, era apenas uma pacata estrada ligando as cidades da região das Ardennes. O traçado passava por 4 cidades: Spa, Francochamps (as mais famosas), Malmedy e Stavelots (que a maioria conhece apenas como nome de curvas do atual traçado). Era como pegar as estradinhas asfaltadas do interior, fechar e mandar os F1 correr por lá.


O traçado tinha 14,2km, com variação de cerca de 160m de altitude. O atual Spa ainda utiliza grande parte da antiga pista. Desde a curva Blanchimont, passando pela longa e rápida subida, chegando na La Source, mergulhando pela fantástica Eau Rouge, e subindo reta acima pela Raddilon, até aí é tudo igual (com exceção da Bus Stop chicane). Agora, ao invés da freada forte e os esses á direita na Combes, o piloto seguia em frente, puxando para a esquerda, sempre de pé embaixo. A pista seguia com curvas abertas à direita como Burneville e Malmedy, chegando a curva Masta, em esse.


Continuando a descer, passava-se pela Holowell e Stavelot, ambas a direita, pra aí novamente entrar na pista nova e a Blanchimont. Ao redor da pista, árvores, não muitas, expectadores, casas, celeiros (se não me engano o Jackie Stewart sofreu um grave acidente, indo parar com carro e tudo dentro de um celeiro...) e acho, o aspecto mais traiçoeiro: taludes em ambos os lados. Isso tornavam cegas a maioria das curvas, mesmo não sendo fechadas. Este fator, aliado a alta velocidade dos carros nessas curvas, tomadas, em sua maioria, quase flat, tornava Spa extremante traiçoeira. Essa variante de pista já não é utilizada há um bom tempo e o traçado atual, há poucos anos, tornou-se autódromo específico para esse fim, sendo as rodovias que por ele passavam, desativadas.



*                BIG BEAR                 *





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