quinta-feira, 24 de março de 2011

NURBURGRING


A pista de Nurburgring foi aberta em 1927. Era composta de dois traçados distintos. O Sudkehre, traçado sul, com 7,747 km e o famoso Nordkehre, traçado Norte, com 22,835 km.

Na realidade, em algumas corridas ambos os traçados eram combinados, chegando a uma extensão que superava os 29 km. Era conhecido como "Inferno Verde", possuindo, apenas no Nordkehre 88 curvas a esquerda e 84 à direita. Imagine decorar isso....


Outros aspectos impressionam. A diferença entre os pontos mais alto e mais baixo da pista supera 700 m. Isso é como subir e descer a Serra de Santos em uma única volta. Em uma única volta também, o carro decolava com as 4 rodas do chão em no mínimo 4 pontos diferentes da pista. Dois deles em plena reta dos boxes que tinha quase 2,3 km. Uma frase que definia perfeitamente Nurburgring (não sei se é bem assim e de quem é exatamente, mas..): "Quem fala que gosta de andar em Nurburgring provavelmente não está andando rápido o suficiente...".


Foi uma das pistas mais perigosas da Fórmula 1 moderna. Não tinha, até os anos 70, sequer guardrails. Eram taludes, grama, barrancos, buracos e árvores, muitas árvores ao redor da pista. Mais tarde, guardrails foram colocados em toda a extensão da pista, mas ainda sem qualquer preocupação com áreas de escape.


Pelo que me recorde, a última corrida de vulto realizada no Nordkehre foi em 95 ou 96. Uma 24 horas, que terminou com 2 pilotos mortos só nessa corrida (o Piquet participou com uma BMW) e praticamente decretou o fim de seu uso profissional. Até o DTM, que corria regularmente lá, cancelou nesse ano a corrida no traçado antigo, passando para o traçado novo apenas. Uma pena, porque algumas das imagens mais espetaculares que já se viu no automobilismo eram as Mercedes, Alfas e Calibras decolando com as 4 rodas do chão e deixando um rastro enorme de faíscas ao aterrisar em plena curva. Atualmente, a pista antiga pode ser percorrida por qualquer mortal, ao preço, de se não me engano, 16 DM (não sei em Euros...) por volta. Este é meu sonho de consumo, um Carrera em Nurburgring em minhas mãos...



              BIG BEAR               




Nenhum comentário:

Postar um comentário