quinta-feira, 7 de abril de 2011

DIE-CAST

Die-cast é o nome popularmente atribuído a modelos em miniatura fabricados nas mais variadas escalas em metal injetado. O nome é derivado do processo de produção por fundição injetada, também conhecido como die casting.
CaracterísticasBrinquedos em miniatura feitos em metal injetado são há anos oferecidos em coleções por grandes marcas como Dinky, Matchbox, Corgi, Maisto, Hot Wheels, Willy, Johnny Lightning, Jada, Kyosho, dentre outras, que produzem modelos de automóveis, motocicletas, veículos militares, aviões, soldados em escala. As medidas usadas nestes modelos são bastante variadas, mas costumeiramente alguns padrões, como 1/18, 1/24, 1/43 e 1/64 são mais habituais no mercado.

Processo
No die-casting uma liga de metal fundido é injetada a alta temperatura em um molde, sendo retirada para obtenção do produto final depois de solidificada. Por suas características, é um processo adequado para a produção de grandes quantidades de peças idênticas, que exijam alto grau de precisão em detalhes reduzidos. O zinco é um dos materiais mais usados neste processo, especialmente em combinação com alumínio, magnésio, níquel ou cobre formando ligas variadas conhecidas como Zamak (ou Zamac).
A título de referência, uma miniatura 1/18 de um carro de passeio médio terá cerca de 23cm, enquanto uma 1/64 terá em torno de 5cm.




 __________BIG BEAR__________







Nenhum comentário:

Postar um comentário