quinta-feira, 7 de abril de 2011

GRANDE PREMIO DO BRASIL DE FORMULA 1- DE 1972 A 1981

- 1972
 
Nossa saga na principal categoria do automobilismo começou extra-oficialmente em 1972 (30/03/1972), em uma corrida fora do mundial, que serviria de "teste" para ver o potencial do evento no país, com o já sucesso de Emerson Fittipaldi na F1 (que ganharia seu primeiro título neste ano), a resposta do público foi espetacular, lotando o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
 
Contando com 12 carros (A Ferrari e Jackie Stewart da Tyrrel não vieram), o GP foi um grande evento, além de Emerson Fittipaldi na Lotus, correram nesta corrida "apresentação" os brasileiros Wilson Fittipaldi (Brabham), José Carlos Pace (Williams) e Luis Pereira Bueno (March-Ford/Hollywood).
 
Emerson dominou a corrida, marcando a Pole e liderando a prova até 6 voltas para o final, quando teve um problema e seu carro e abandonou a corrida, cabendo a Argentino Carlos Reutemann (Brabham) a honra de vencer nosso primeiro GP, com Ronnie Peterson (March) em 2º e Wilson Fittipaldi em 3º.



 
O resultado Oficial foi:
 
1  Carlos Reutemann  Brabham-Ford

2  Ronnie Peterson  March-Ford

3  Wilson Fittipaldi  Brabham-Ford

4  Helmut Marko  BRM

5  Dave Walker  Lotus-Ford

6  Luiz Pereira Bueno  March-Ford

Ret  Emerson Fittipaldi  Lotus-Ford

Ret  Alex Soler-Roig  BRM

Ret  Carlos Pace  March-Ford

Ret  Henri Pescarolo  March-Ford

Ret  Peter Gethin  BRM

DNS  Jean-Pierre Beltoise  BRM

DNQ  Andrea de Adamich  Surtees-Ford    

DNQ  Reine Wisell  Surtees-Ford


- 1973
 
Em 1973 (11/02/1973) tivemos nosso primeiro GP válido para o mundial de F1, foi a 2ª etapa da temporada, após o GP da Argentina, novamente Emerson Fittipaldi era a estrela, o atual campeão do mundo vinha com o objetivo de ganhar seu primeiro GP no Brasil, e não mediria esforços para tal.
 
Emerson não só marcou a Pole como liderou de ponta a ponta, para o delírio dos brasileiros, era o início de um "casamento" com a F1, que a cada ano se renova em paixão e emoção.
 
Em 2º lugar chegou Jackie Stewart (Tyrrel) e Denny Hulme (McLaren) em 3º, com Luis Pereira Bueno (Surtees/Hollywood) em 12º e Wilson Fittipaldi (Brabham) abandonando na 18ª volta com quebra de motor.
 
Emerson-73
 
O resultado Oficial foi:
 
1 Emerson Fittipaldi  Lotus-Ford
2 Jackie Stewart  Tyrrell-Ford

3 Denny Hulme  McLaren-Ford
4 Arturo Merzario  Ferrari

5 Jacky Ickx  Ferrari

6 Clay Regazzoni  BRM

7 Howden Ganley  Iso Marlboro-Ford

8 Niki Lauda  BRM

9 Nanni Galli  Iso Marlboro-Ford 

10 François Cevert  Tyrrell-Ford
11 Carlos Reutemann  Brabham-Ford
12 Luiz Pereira Bueno  Surtees-Ford
Ret Jean-Pierre Beltoise  BRM

Ret Mike Beuttler  March-Ford

Ret Carlos Pace  Surtees-Ford
Ret Mike Hailwood  Surtees-Ford
Ret Jean-Pierre Jarier  March-Ford
Ret Ronnie Peterson  Lotus-Ford

Ret Wilson Fittipaldi  Brabham-Ford
Ret Peter Revson  McLaren-Ford


Assim era o circuíto de Interlagos em 1973.
 
Interlagos_1973
 
- 1974
 
Em 1974 Emerson já estava na McLaren, mas seu domínio no GP do Brasil não perdera força, conquistou a Pole mas na largada foi ultrapassado por Reutemann, mas não se abateu, logo recuperou a ponta, sendo perseguido impiedosamente por Ronnie Peterson, até que teve problemas de pneus e ficou para traz, então foi a vez de Clay Regazzoni da Ferrari iniciar sua perseguição, mas não deu outra, Emerson venceu pela 2ª vez, com Regazzoni (Ferrari) em 2º e Jack Ickx (Lotus) em 3º.
 
Emerson-no-Brasil-74
 
O resultado Oficial foi:
 
1 Emerson Fittipaldi  McLaren-Ford

2 Clay Regazzoni  Ferrari  

3 Jacky Ickx  Lotus-Ford  

4 Carlos Pace  Surtees-Ford  

5 Mike Hailwood  McLaren-Ford  

6 Ronnie Peterson  Lotus-Ford  
7 Carlos Reutemann  Brabham-Ford
8 Patrick Depailler  Tyrrell-Ford  

9 James Hunt  March-Ford  

10 Jean-Pierre Beltoise  BRM  

11 Graham Hill  Lola-Ford   

12 Denny Hulme  McLaren-Ford   

13 Jody Scheckter  Tyrrell-Ford  
14 Henri Pescarolo  BRM  

15 Richard Robarts  Brabham-Ford   

16 François Migault  BRM  
17 Jochen Mass  Surtees-Ford  

Ret John Watson  Brabham-Ford  

Ret Hans Joachim Stuck  March-Ford  

Ret Jean-Pierre Jarier  Shadow-Ford  

Ret Arturo Merzario  Iso Marlboro-Ford  

Ret Peter Revson  Shadow-Ford  

Ret Howden Ganley  March-Ford  
Ret Niki Lauda  Ferrari  

Ret Guy Edwards  Lola-Ford
 
Este ano foi mágico para Emerson, pois além de vencer no Brasil, conquistou seu 2º título na F1.
 
Em 1974 também tivemos um outro GP no Brasil, extra-oficial, para a inauguração do Autódromo de Brasília, com mais uma vitória de Emerson Fittipaldi.
 
- 1975
 
Com total domínio nas corridas anteriores no país, Emersom chegou ao GP de 1975 (26/01/1975) como franco favorito, mas foi Jean Pierre Jarrier (Shadow) que brilhou inicialmente, fazendo a Pole e liderando até 8 voltas do final, quando seu motor estorou, então José Carlos Pace da Brabham ganhou o GP com Emerson (McLaren) em 2º e, Jochen Mass (McLaren) em 3º. Wilson Fittipaldi (Fittipaldi F1) ficou em 13º lugar.
 
Pace-JoseCarlos-BRA1975


 
O resultado Oficial foi:
 
1 Carlos Pace  Brabham-Ford
2 Emerson Fittipaldi  McLaren-Ford

3 Jochen Mass  McLaren-Ford  
4 Clay Regazzoni  Ferrari  

5 Niki Lauda  Ferrari

6 James Hunt  Hesketh-Ford  

7 Mario Andretti  Parnelli-Ford

8 Carlos Reutemann  Brabham-Ford    

9 Jacky Ickx  Lotus-Ford  

10 John Watson  Surtees-Ford 

11 Jacques Laffite  Williams-Ford  

12 Graham Hill  Lola-Ford  

13 Wilson Fittipaldi  Fittipaldi-Ford
14 Rolf Stommelen  Lola-Ford
15 Ronnie Peterson  Lotus-Ford
Ret Jean-Pierre Jarier  Shadow-Ford 

Ret Patrick Depailler  Tyrrell-Ford

Ret Tom Pryce  Shadow-Ford

Ret Arturo Merzario  Williams-Ford
Ret Mark Donohue  Penske-Ford   

Ret Mike Wilds  BRM

Ret Jody Scheckter  Tyrrell-Ford

Ret Vittorio Brambilla  March-Ford
 
- 1976
 
Em 25/01/1976 chegou ao fim a hegemonia dos pilotos brasileiros em GPs oficiais, James Hunt (McLaren) fez a Pole, com Emerson Fittipaldi (Fittipaldi F1) em 5º e, na corrida Emerson nada conseguiu fazer, terminando em 13º,  Pace (Brabham) ficou em 10º e Ingo Hoffman (Fittipaldi F1) em 11º. O grande vencedor foi Niki Lauda (Ferrari), com Patrick Depailler (Tyrrel) em 2º e Tom Price (Shadow) em 3º.


 
O resultado Oficial foi:
 
1 Niki Lauda  Ferrari  

2 Patrick Depailler  Tyrrell-Ford  

3 Tom Pryce  Shadow-Ford

4 Hans Joachim Stuck  March-Ford
5 Jody Scheckter  Tyrrell-Ford
6 Jochen Mass  McLaren-Ford

7 Clay Regazzoni  Ferrari  

8 Jacky Ickx  Wolf-Williams-Ford  

9 Renzo Zorzi  Williams-Ford  

10 Carlos Pace  Brabham-Alfa Romeo    

11 Ingo Hoffmann  Fittipaldi-Ford  

12 Carlos Reutemann  Brabham-Alfa Romeo  

13 Emerson Fittipaldi  Fittipaldi-Ford   

14  Lella Lombardi  March-Ford   

Ret Jean-Pierre Jarier  Shadow-Ford   

Ret James Hunt  McLaren-Ford  

Ret Vittorio Brambilla  March-Ford  

Ret Jacques Laffite  Ligier-Matra    

Ret Ronnie Peterson  Lotus-Ford
Ret Mario Andretti  Lotus-Ford    

Ret John Watson  Penske-Ford   

Ret Ian Ashley  BRM


- 1977 
 
Em 1977 (23/01/1977) tivemos uma verdadeira "corrida maluca" em Interlagos, com um péssimo asfalto no final da reta (que começou a soltar) vários carros sofreram acidentes, fazendo com que somente 7 carros chegassem ao fim, com Reutemann (Ferrari) em 1º, James Hunt (McLaren) em 2º e Nick Lauda (Ferrari) em 3º lugar... Emerson Fittipaldi (Fittipaldi F1) chegou em 4º, Ingo Hoffman (Fittipaldi F1) em 7º e, com Pace e Alex Ribeiro também abandonando...




O resultado Oficial foi:
 
1 Carlos Reutemann  Ferrari

2 James Hunt  McLaren-Ford
3 Niki Lauda  Ferrari  

4 Emerson Fittipaldi  Fittipaldi-Ford  

5 Gunnar Nilsson  Lotus-Ford  

6 Renzo Zorzi  Shadow-Ford  

7 Ingo Hoffmann  Fittipaldi-Ford  

Ret Carlos Pace  Brabham-Alfa Romeo   

Ret Tom Pryce  Shadow-Ford  
Ret Hans Binder  Surtees-Ford
Ret John Watson  Brabham-Alfa Romeo  

Ret Jacques Laffite  Ligier-Matra

Ret Patrick Depailler  Tyrrell-Ford  
Ret Mario Andretti  Lotus-Ford

Ret Alex Ribeiro  March-Ford  

Ret Jochen Mass  McLaren-Ford   

Ret Ronnie Peterson  Tyrrell-Ford  
Ret Clay Regazzoni  Ensign-Ford

Ret Vittorio Brambilla  Surtees-Ford
Ret Jody Scheckter  Wolf-Ford
Ret Ian Scheckter  March-Ford 

Ret Larry Perkins  BRM
 
- 1978
 
Como "castigo" pelos problemas de 1977, a FIA tranferiu o GP do Brasil para o Autódromo de Jacarépagua (19/01/1978), e a mudança foi histórica para o Brasil, pois foi neste GP que Emerson conseguiu o melhor resultado da Fittipaldi F1 em terras brasileiras!



 
Ronnie Peterson fez a Pole, mas bateu na 15º volta, cabendo a Reutemann (Ferrari) vencer novamente no Brasil, agora no Rio, com Emerson Fittipaldi em 2º e Niki Lauda (Brabham) em 3º lugar.



 
O resultado Oficial foi:
 
1 Carlos Reutemann  Ferrari
2 Emerson Fittipaldi  Fittipaldi-Ford

3 Niki Lauda  Brabham-Alfa Romeo  

4 Mario Andretti  Lotus-Ford  

5 Clay Regazzoni  Shadow-Ford

6 Didier Pironi  Tyrrell-Ford

7 Jochen Mass  ATS-Ford  

8 John Watson  Brabham-Alfa Romeo   

9 Jacques Laffite  Ligier-Matra  

10 Riccardo Patrese  Arrows-Ford   

11 Alan Jones  Williams-Ford  

Ret Hector Rebaque  Lotus-Ford  
Ret Gilles Villeneuve  Ferrari

Ret Patrick Tambay  McLaren-Ford  

Ret James Hunt  McLaren-Ford  

Ret Hans Joachim Stuck  Shadow-Ford  
Ret Jody Scheckter  Wolf-Ford  

Ret Ronnie Peterson  Lotus-Ford  
Ret Danny Ongais  Ensign-Ford  

Ret Brett Lunger  McLaren-Ford  

Ret Patrick Depailler  Tyrrell-Ford

Ret Rupert Keegan  Surtees-Ford  

Ret Lamberto Leoni  Ensign-Ford
DNS Jean-Pierre Jarier  ATS-Ford   
DNQ Arturo Merzario  Merzario-Ford     

DNQ Eddie Cheever  Theodore-Ford     

DNQ Vittorio Brambilla  Surtees-Ford     

DNQ Divina Galica  Hesketh-Ford     

- 1979
 
De volta a Interlagos (04/02/1979), o GP do Brasil teve sotaque Francês, com total domínio da Ligier, Jacques Laffite fez a Pole e venceu de ponta a ponta, com Patrick Depailler (também da Ligier) em 2º e Reutemann (Lotus) em 3º, já Emerson (Fittipaldi F1) fez um modesto 11º lugar, mas foi Nelson Piquet (Brabham) em sua estréia no Brasil, que deu um show particular, fazendo várias ultrapassagens antes de abandonar o GP.





 
O resultado Oficial foi:
 
1 Jacques Laffite  Ligier-Ford

2 Patrick Depailler  Ligier-Ford  

3 Carlos Reutemann  Lotus-Ford

4 Didier Pironi  Tyrrell-Ford  

5 Gilles Villeneuve  Ferrari

6 Jody Scheckter  Ferrari

7 Jochen Mass  Arrows-Ford
8 John Watson  McLaren-Ford
9 Riccardo Patrese  Arrows-Ford
10 Jean-Pierre Jabouille  Renault  

11 Emerson Fittipaldi  Fittipaldi-Ford
12 Elio de Angelis  Shadow-Ford

13 Derek Daly  Ensign-Ford

14 Jan Lammers  Shadow-Ford
15 Clay Regazzoni  Williams-Ford  

Ret Alan Jones  Williams-Ford

Ret Hans Joachim Stuck  ATS-Ford

Ret René Arnoux  Renault   

Ret James Hunt  Wolf-Ford
Ret Patrick Tambay  McLaren-Ford  

Ret Niki Lauda  Brabham-Alfa Romeo

Ret Nelson Piquet  Brabham-Alfa Romeo  
Ret Mario Andretti  Lotus-Ford  2  
Ret Jean-Pierre Jarier  Tyrrell-Ford

DNQ Hector Rebaque  Lotus-Ford     

DNQ Arturo Merzario  Merzario-Ford


Neste ano o circuíto sofreu pequenas alterações no traçado.
 
Interlagos_1979 
 
- 1980
 
Em 27/01/1980 aconteceu o último GP do Brasil no "antigo" traçado de Interlagos e, mais uma vez um Francês brilhou, foi René Arnoux (Renault) que mesmo largando em 6º chegou em 1º lugar, com Elio de Angeles (Lotus) em 2º e Alan Jones (Williams) em 3º, Emerson (Fittipaldi F1) ficou em 15º e Piquet (Brabham) abandonou na 14º volta. Destaque para Keke Roseberg que levou sua Fittipaldi a 9ª posição.



 
O resultado Oficial foi:
 
1 René Arnoux  Renault
2 Elio de Angelis  Lotus-Ford
3 Alan Jones  Williams-Ford  

4 Didier Pironi  Ligier-Ford  

5 Alain Prost  McLaren-Ford  
6 Riccardo Patrese  Arrows-Ford  

7 Marc Surer  ATS-Ford  

8 Ricardo Zunino  Brabham-Ford   

9 Keke Rosberg  Fittipaldi-Ford  
10 Jochen Mass  Arrows-Ford  
11 John Watson  McLaren-Ford  
12 Jean-Pierre Jarier  Tyrrell-Ford

13 Bruno Giacomelli  Alfa Romeo
14 Derek Daly  Tyrrell-Ford
15 Emerson Fittipaldi  Fittipaldi-Ford

16 Gilles Villeneuve  Ferrari

Ret Patrick Depailler  Alfa Romeo  

Ret Jean-Pierre Jabouille  Renault
Ret Nelson Piquet  Brabham-Ford  
Ret Jacques Laffite  Ligier-Ford

Ret Clay Regazzoni  Ensign-Ford  

Ret Jody Scheckter  Ferrari  

Ret Mario Andretti  Lotus-Ford  

Ret Carlos Reutemann  Williams-Ford

DNQ Jan Lammers  ATS-Ford     

DNQ Dave Kennedy  Shadow-Ford     

DNQ Stefan Johansson  Shadow-Ford     

DNQ Eddie Cheever  Osella-Ford     
 
- 1981
 
De volta a Jacarépagua (onde ficaria até 1989) o GP do Brasil viu mais uma grande vitória de Reutemann (Williams), o Argentino largou na 1º fila ao lado de Piquet (que fez a Pole), e venceu com Alan Jones (Williams) em 2º e Riccardo Patrese (Arrows) em 3º, Nelson Piquet (Brabham) ficou em 12º lugar, e Chico Serra (Fittipaldi F1) abandonou na largada, quando bateu. Keke Roseberg (Fittipaldi F1) terminou em 9º lugar. Vale ressaltar que neste ano Piquet ganhou seu 1º título de F1.




 

O resultado Oficial foi:
 
1 Carlos Reutemann  Williams-Ford

2 Alan Jones  Williams-Ford

3 Riccardo Patrese  Arrows-Ford

4 Marc Surer  Ensign-Ford  

5 Elio de Angelis  Lotus-Ford  

6 Jacques Laffite  Ligier-Matra  

7 Jean-Pierre Jarier  Ligier-Matra    

8 John Watson  McLaren-Ford  
9 Keke Rosberg  Fittipaldi-Ford

10 Patrick Tambay  Theodore-Ford  

11 Nigel Mansell  Lotus-Ford 

12 Nelson Piquet  Brabham-Ford   

13 Ricardo Zunino  Tyrrell-Ford
NC Eddie Cheever  Tyrrell-Ford  

NC Bruno Giacomelli  Alfa Romeo   

Ret Gilles Villeneuve  Ferrari  

Ret Hector Rebaque  Brabham-Ford  

Ret Alain Prost  Renault   

Ret Siegfried Stohr  Arrows-Ford    

Ret Didier Pironi  Ferrari  

Ret Andrea de Cesaris  McLaren-Ford 

Ret René Arnoux  Renault  

Ret Mario Andretti  Alfa Romeo 

Ret Chico Serra  Fittipaldi-Ford  

DNQ Jan Lammers  ATS-Ford       

DNQ Beppe Gabbiani  Osella-Ford       

DNQ Miguel Angel Guerra  Osella-Ford       

DNQ Eliseo Salazar  Osella-Ford       

DNQ Derek Daly  March-Ford           

DNP Ricardo Londoño  Ensign-Ford 




...................BIG BEAR...................






Nenhum comentário:

Postar um comentário