- 1972
Nossa saga na principal categoria do automobilismo começou extra-oficialmente em 1972 (30/03/1972), em uma corrida fora do mundial, que serviria de "teste" para ver o potencial do evento no país, com o já sucesso de Emerson Fittipaldi na F1 (que ganharia seu primeiro título neste ano), a resposta do público foi espetacular, lotando o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Contando com 12 carros (A Ferrari e Jackie Stewart da Tyrrel não vieram), o GP foi um grande evento, além de Emerson Fittipaldi na Lotus, correram nesta corrida "apresentação" os brasileiros Wilson Fittipaldi (Brabham), José Carlos Pace (Williams) e Luis Pereira Bueno (March-Ford/Hollywood).
Emerson dominou a corrida, marcando a Pole e liderando a prova até 6 voltas para o final, quando teve um problema e seu carro e abandonou a corrida, cabendo a Argentino Carlos Reutemann (Brabham) a honra de vencer nosso primeiro GP, com Ronnie Peterson (March) em 2º e Wilson Fittipaldi em 3º.
O resultado Oficial foi:
1 Carlos Reutemann Brabham-Ford
2 Ronnie Peterson March-Ford
3 Wilson Fittipaldi Brabham-Ford
4 Helmut Marko BRM
5 Dave Walker Lotus-Ford
6 Luiz Pereira Bueno March-Ford
Ret Emerson Fittipaldi Lotus-Ford
Ret Alex Soler-Roig BRM
Ret Carlos Pace March-Ford
Ret Henri Pescarolo March-Ford
Ret Peter Gethin BRM
DNS Jean-Pierre Beltoise BRM
DNQ Andrea de Adamich Surtees-Ford
DNQ Reine Wisell Surtees-Ford
- 1973
Em 1973 (11/02/1973) tivemos nosso primeiro GP válido para o mundial de F1, foi a 2ª etapa da temporada, após o GP da Argentina, novamente Emerson Fittipaldi era a estrela, o atual campeão do mundo vinha com o objetivo de ganhar seu primeiro GP no Brasil, e não mediria esforços para tal.
Emerson não só marcou a Pole como liderou de ponta a ponta, para o delírio dos brasileiros, era o início de um "casamento" com a F1, que a cada ano se renova em paixão e emoção.
Em 2º lugar chegou Jackie Stewart (Tyrrel) e Denny Hulme (McLaren) em 3º, com Luis Pereira Bueno (Surtees/Hollywood) em 12º e Wilson Fittipaldi (Brabham) abandonando na 18ª volta com quebra de motor.
O resultado Oficial foi:
1 Emerson Fittipaldi Lotus-Ford
2 Jackie Stewart Tyrrell-Ford
3 Denny Hulme McLaren-Ford
4 Arturo Merzario Ferrari
5 Jacky Ickx Ferrari
6 Clay Regazzoni BRM
7 Howden Ganley Iso Marlboro-Ford
8 Niki Lauda BRM
9 Nanni Galli Iso Marlboro-Ford
10 François Cevert Tyrrell-Ford
11 Carlos Reutemann Brabham-Ford
12 Luiz Pereira Bueno Surtees-Ford
Ret Jean-Pierre Beltoise BRM
Ret Mike Beuttler March-Ford
Ret Carlos Pace Surtees-Ford
Ret Mike Hailwood Surtees-Ford
Ret Jean-Pierre Jarier March-Ford
Ret Ronnie Peterson Lotus-Ford
Ret Wilson Fittipaldi Brabham-Ford
Ret Peter Revson McLaren-Ford
Assim era o circuíto de Interlagos em 1973.
- 1974
Em 1974 Emerson já estava na McLaren, mas seu domínio no GP do Brasil não perdera força, conquistou a Pole mas na largada foi ultrapassado por Reutemann, mas não se abateu, logo recuperou a ponta, sendo perseguido impiedosamente por Ronnie Peterson, até que teve problemas de pneus e ficou para traz, então foi a vez de Clay Regazzoni da Ferrari iniciar sua perseguição, mas não deu outra, Emerson venceu pela 2ª vez, com Regazzoni (Ferrari) em 2º e Jack Ickx (Lotus) em 3º.
O resultado Oficial foi:
1 Emerson Fittipaldi McLaren-Ford
2 Clay Regazzoni Ferrari
3 Jacky Ickx Lotus-Ford
4 Carlos Pace Surtees-Ford
5 Mike Hailwood McLaren-Ford
6 Ronnie Peterson Lotus-Ford
7 Carlos Reutemann Brabham-Ford
8 Patrick Depailler Tyrrell-Ford
9 James Hunt March-Ford
10 Jean-Pierre Beltoise BRM
11 Graham Hill Lola-Ford
12 Denny Hulme McLaren-Ford
13 Jody Scheckter Tyrrell-Ford
14 Henri Pescarolo BRM
15 Richard Robarts Brabham-Ford
16 François Migault BRM
17 Jochen Mass Surtees-Ford
Ret John Watson Brabham-Ford
Ret Hans Joachim Stuck March-Ford
Ret Jean-Pierre Jarier Shadow-Ford
Ret Arturo Merzario Iso Marlboro-Ford
Ret Peter Revson Shadow-Ford
Ret Howden Ganley March-Ford
Ret Niki Lauda Ferrari
Ret Guy Edwards Lola-Ford
Este ano foi mágico para Emerson, pois além de vencer no Brasil, conquistou seu 2º título na F1.
Em 1974 também tivemos um outro GP no Brasil, extra-oficial, para a inauguração do Autódromo de Brasília, com mais uma vitória de Emerson Fittipaldi.
- 1975
Com total domínio nas corridas anteriores no país, Emersom chegou ao GP de 1975 (26/01/1975) como franco favorito, mas foi Jean Pierre Jarrier (Shadow) que brilhou inicialmente, fazendo a Pole e liderando até 8 voltas do final, quando seu motor estorou, então José Carlos Pace da Brabham ganhou o GP com Emerson (McLaren) em 2º e, Jochen Mass (McLaren) em 3º. Wilson Fittipaldi (Fittipaldi F1) ficou em 13º lugar.
O resultado Oficial foi:
1 Carlos Pace Brabham-Ford
2 Emerson Fittipaldi McLaren-Ford
3 Jochen Mass McLaren-Ford
4 Clay Regazzoni Ferrari
5 Niki Lauda Ferrari
6 James Hunt Hesketh-Ford
7 Mario Andretti Parnelli-Ford
8 Carlos Reutemann Brabham-Ford
9 Jacky Ickx Lotus-Ford
10 John Watson Surtees-Ford
11 Jacques Laffite Williams-Ford
12 Graham Hill Lola-Ford
13 Wilson Fittipaldi Fittipaldi-Ford
14 Rolf Stommelen Lola-Ford
15 Ronnie Peterson Lotus-Ford
Ret Jean-Pierre Jarier Shadow-Ford
Ret Patrick Depailler Tyrrell-Ford
Ret Tom Pryce Shadow-Ford
Ret Arturo Merzario Williams-Ford
Ret Mark Donohue Penske-Ford
Ret Mike Wilds BRM
Ret Jody Scheckter Tyrrell-Ford
Ret Vittorio Brambilla March-Ford
- 1976
Em 25/01/1976 chegou ao fim a hegemonia dos pilotos brasileiros em GPs oficiais, James Hunt (McLaren) fez a Pole, com Emerson Fittipaldi (Fittipaldi F1) em 5º e, na corrida Emerson nada conseguiu fazer, terminando em 13º, Pace (Brabham) ficou em 10º e Ingo Hoffman (Fittipaldi F1) em 11º. O grande vencedor foi Niki Lauda (Ferrari), com Patrick Depailler (Tyrrel) em 2º e Tom Price (Shadow) em 3º.
O resultado Oficial foi:
1 Niki Lauda Ferrari
2 Patrick Depailler Tyrrell-Ford
3 Tom Pryce Shadow-Ford
4 Hans Joachim Stuck March-Ford
5 Jody Scheckter Tyrrell-Ford
6 Jochen Mass McLaren-Ford
7 Clay Regazzoni Ferrari
8 Jacky Ickx Wolf-Williams-Ford
9 Renzo Zorzi Williams-Ford
10 Carlos Pace Brabham-Alfa Romeo
11 Ingo Hoffmann Fittipaldi-Ford
12 Carlos Reutemann Brabham-Alfa Romeo
13 Emerson Fittipaldi Fittipaldi-Ford
14 Lella Lombardi March-Ford
Ret Jean-Pierre Jarier Shadow-Ford
Ret James Hunt McLaren-Ford
Ret Vittorio Brambilla March-Ford
Ret Jacques Laffite Ligier-Matra
Ret Ronnie Peterson Lotus-Ford
Ret Mario Andretti Lotus-Ford
Ret John Watson Penske-Ford
Ret Ian Ashley BRM
- 1977
Em 1977 (23/01/1977) tivemos uma verdadeira "corrida maluca" em Interlagos, com um péssimo asfalto no final da reta (que começou a soltar) vários carros sofreram acidentes, fazendo com que somente 7 carros chegassem ao fim, com Reutemann (Ferrari) em 1º, James Hunt (McLaren) em 2º e Nick Lauda (Ferrari) em 3º lugar... Emerson Fittipaldi (Fittipaldi F1) chegou em 4º, Ingo Hoffman (Fittipaldi F1) em 7º e, com Pace e Alex Ribeiro também abandonando...
O resultado Oficial foi:
1 Carlos Reutemann Ferrari
2 James Hunt McLaren-Ford
3 Niki Lauda Ferrari
4 Emerson Fittipaldi Fittipaldi-Ford
5 Gunnar Nilsson Lotus-Ford
6 Renzo Zorzi Shadow-Ford
7 Ingo Hoffmann Fittipaldi-Ford
Ret Carlos Pace Brabham-Alfa Romeo
Ret Tom Pryce Shadow-Ford
Ret Hans Binder Surtees-Ford
Ret John Watson Brabham-Alfa Romeo
Ret Jacques Laffite Ligier-Matra
Ret Patrick Depailler Tyrrell-Ford
Ret Mario Andretti Lotus-Ford
Ret Alex Ribeiro March-Ford
Ret Jochen Mass McLaren-Ford
Ret Ronnie Peterson Tyrrell-Ford
Ret Clay Regazzoni Ensign-Ford
Ret Vittorio Brambilla Surtees-Ford
Ret Jody Scheckter Wolf-Ford
Ret Ian Scheckter March-Ford
Ret Larry Perkins BRM
Como "castigo" pelos problemas de 1977, a FIA tranferiu o GP do Brasil para o Autódromo de Jacarépagua (19/01/1978), e a mudança foi histórica para o Brasil, pois foi neste GP que Emerson conseguiu o melhor resultado da Fittipaldi F1 em terras brasileiras!
O resultado Oficial foi:
1 Carlos Reutemann Ferrari
2 Emerson Fittipaldi Fittipaldi-Ford
3 Niki Lauda Brabham-Alfa Romeo
4 Mario Andretti Lotus-Ford
5 Clay Regazzoni Shadow-Ford
6 Didier Pironi Tyrrell-Ford
7 Jochen Mass ATS-Ford
8 John Watson Brabham-Alfa Romeo
9 Jacques Laffite Ligier-Matra
10 Riccardo Patrese Arrows-Ford
11 Alan Jones Williams-Ford
Ret Hector Rebaque Lotus-Ford
Ret Gilles Villeneuve Ferrari
Ret Patrick Tambay McLaren-Ford
Ret James Hunt McLaren-Ford
Ret Hans Joachim Stuck Shadow-Ford
Ret Jody Scheckter Wolf-Ford
Ret Ronnie Peterson Lotus-Ford
Ret Danny Ongais Ensign-Ford
Ret Brett Lunger McLaren-Ford
Ret Patrick Depailler Tyrrell-Ford
Ret Rupert Keegan Surtees-Ford
Ret Lamberto Leoni Ensign-Ford
DNS Jean-Pierre Jarier ATS-Ford
DNQ Arturo Merzario Merzario-Ford
DNQ Eddie Cheever Theodore-Ford
DNQ Vittorio Brambilla Surtees-Ford
DNQ Divina Galica Hesketh-Ford
- 1979
De volta a Interlagos (04/02/1979), o GP do Brasil teve sotaque Francês, com total domínio da Ligier, Jacques Laffite fez a Pole e venceu de ponta a ponta, com Patrick Depailler (também da Ligier) em 2º e Reutemann (Lotus) em 3º, já Emerson (Fittipaldi F1) fez um modesto 11º lugar, mas foi Nelson Piquet (Brabham) em sua estréia no Brasil, que deu um show particular, fazendo várias ultrapassagens antes de abandonar o GP.
O resultado Oficial foi:
1 Jacques Laffite Ligier-Ford
2 Patrick Depailler Ligier-Ford
3 Carlos Reutemann Lotus-Ford
4 Didier Pironi Tyrrell-Ford
5 Gilles Villeneuve Ferrari
6 Jody Scheckter Ferrari
7 Jochen Mass Arrows-Ford
8 John Watson McLaren-Ford
9 Riccardo Patrese Arrows-Ford
10 Jean-Pierre Jabouille Renault
11 Emerson Fittipaldi Fittipaldi-Ford
12 Elio de Angelis Shadow-Ford
13 Derek Daly Ensign-Ford
14 Jan Lammers Shadow-Ford
15 Clay Regazzoni Williams-Ford
Ret Alan Jones Williams-Ford
Ret Hans Joachim Stuck ATS-Ford
Ret René Arnoux Renault
Ret James Hunt Wolf-Ford
Ret Patrick Tambay McLaren-Ford
Ret Niki Lauda Brabham-Alfa Romeo
Ret Nelson Piquet Brabham-Alfa Romeo
Ret Mario Andretti Lotus-Ford 2
Ret Jean-Pierre Jarier Tyrrell-Ford
DNQ Hector Rebaque Lotus-Ford
DNQ Arturo Merzario Merzario-Ford
Neste ano o circuíto sofreu pequenas alterações no traçado.
- 1980
Em 27/01/1980 aconteceu o último GP do Brasil no "antigo" traçado de Interlagos e, mais uma vez um Francês brilhou, foi René Arnoux (Renault) que mesmo largando em 6º chegou em 1º lugar, com Elio de Angeles (Lotus) em 2º e Alan Jones (Williams) em 3º, Emerson (Fittipaldi F1) ficou em 15º e Piquet (Brabham) abandonou na 14º volta. Destaque para Keke Roseberg que levou sua Fittipaldi a 9ª posição.
O resultado Oficial foi:
1 René Arnoux Renault
2 Elio de Angelis Lotus-Ford
3 Alan Jones Williams-Ford
4 Didier Pironi Ligier-Ford
5 Alain Prost McLaren-Ford
6 Riccardo Patrese Arrows-Ford
7 Marc Surer ATS-Ford
8 Ricardo Zunino Brabham-Ford
9 Keke Rosberg Fittipaldi-Ford
10 Jochen Mass Arrows-Ford
11 John Watson McLaren-Ford
12 Jean-Pierre Jarier Tyrrell-Ford
13 Bruno Giacomelli Alfa Romeo
14 Derek Daly Tyrrell-Ford
15 Emerson Fittipaldi Fittipaldi-Ford
16 Gilles Villeneuve Ferrari
Ret Patrick Depailler Alfa Romeo
Ret Jean-Pierre Jabouille Renault
Ret Nelson Piquet Brabham-Ford
Ret Jacques Laffite Ligier-Ford
Ret Clay Regazzoni Ensign-Ford
Ret Jody Scheckter Ferrari
Ret Mario Andretti Lotus-Ford
Ret Carlos Reutemann Williams-Ford
DNQ Jan Lammers ATS-Ford
DNQ Dave Kennedy Shadow-Ford
DNQ Stefan Johansson Shadow-Ford
DNQ Eddie Cheever Osella-Ford
- 1981
De volta a Jacarépagua (onde ficaria até 1989) o GP do Brasil viu mais uma grande vitória de Reutemann (Williams), o Argentino largou na 1º fila ao lado de Piquet (que fez a Pole), e venceu com Alan Jones (Williams) em 2º e Riccardo Patrese (Arrows) em 3º, Nelson Piquet (Brabham) ficou em 12º lugar, e Chico Serra (Fittipaldi F1) abandonou na largada, quando bateu. Keke Roseberg (Fittipaldi F1) terminou em 9º lugar. Vale ressaltar que neste ano Piquet ganhou seu 1º título de F1.
O resultado Oficial foi:
1 Carlos Reutemann Williams-Ford
2 Alan Jones Williams-Ford
3 Riccardo Patrese Arrows-Ford
4 Marc Surer Ensign-Ford
5 Elio de Angelis Lotus-Ford
6 Jacques Laffite Ligier-Matra
7 Jean-Pierre Jarier Ligier-Matra
8 John Watson McLaren-Ford
9 Keke Rosberg Fittipaldi-Ford
10 Patrick Tambay Theodore-Ford
11 Nigel Mansell Lotus-Ford
12 Nelson Piquet Brabham-Ford
13 Ricardo Zunino Tyrrell-Ford
NC Eddie Cheever Tyrrell-Ford
NC Bruno Giacomelli Alfa Romeo
Ret Gilles Villeneuve Ferrari
Ret Hector Rebaque Brabham-Ford
Ret Alain Prost Renault
Ret Siegfried Stohr Arrows-Ford
Ret Didier Pironi Ferrari
Ret Andrea de Cesaris McLaren-Ford
Ret René Arnoux Renault
Ret Mario Andretti Alfa Romeo
Ret Chico Serra Fittipaldi-Ford
DNQ Jan Lammers ATS-Ford
DNQ Beppe Gabbiani Osella-Ford
DNQ Miguel Angel Guerra Osella-Ford
DNQ Eliseo Salazar Osella-Ford
DNQ Derek Daly March-Ford
DNP Ricardo Londoño Ensign-Ford
...................BIG BEAR...................
Nenhum comentário:
Postar um comentário