sexta-feira, 8 de abril de 2011

KIMI RÄIKKONEN


Nome: Kimi Matias Räikkönen
Nascimento: 17/10/1979, Espoo, Finlândia
Nacionalidade: Finlandês
Apelido: Iceman, Raikko, Kimster, Rakka
Hobby: Snowboarding, jogging, ir à academia, Motocross, Snowcross, ice-hockey, skidoos, jet-ski, golf (aprendeu na Inglaterra)
Família: Pais - Matti e Paula, Irmão: Rami (piloto de rali) - um ano e meio mais velho do que Kimi.
Esposa: Jenni Maria Dahlman (desde 31 de julho de 2004)
Melhor amigo: Toni Vilander

História no Automobilismo:

Kimi Räikkönen vem de origens humildes, sua família nunca foi rica. Para realizar o sonho do menino de pilotar, eles lhe compraram um kart com o dinheiro que tinham economizado para construir um banheiro dentro de casa (o único da casa era fora do lar dos Räikkönen e no frio intenso da Finlândia este “luxo” fazia muita falta) e então, aos 8 anos Kimi começou sua carreira de piloto. No ano seguinte ele entrou nas primeiras provas, alcançando bastante sucesso nesta modalidade em provas na Finlândia e internacionalmente. Em 1999 foi campeão finlandês de kart.

Aos 19 anos mudou-se para Inglaterra e fez um teste nos monopostos da Fórmula Renault inglesa. Logo em 1999, Räikkönen ganhou as quatro provas das séries de inverno que disputou, correndo com um Fórmula Renault da equipe Manor Motorsport.

Em 2000 manteve-se na mesma formação e triunfou em sete das dez provas do troféu britânico (com seis poles e sete voltas mais rápidas), alcançando o título da categoria. Kimi ainda participou de três provas do Campeonato Europeu de Fórmula Renault, das quais ganhou duas.

Estes bons resultados chamaram a atenção dos responsáveis da equipe de Fórmula 1 Sauber que deu ao piloto a oportunidade de fazer alguns testes. Com os resultados obtidos neste teste no circuito italiano de Mugello, Peter Sauber decidiu contratá-lo para a temporada seguinte.

Em 2001, Räikkönen com apenas 21 anos, iniciou a sua carreira na Fórmula 1, tendo em seu currículo apenas vinte três corridas em monopostos. Esta característica causou polêmica na categoria com relação à concessão de sua superlicença pela FIA, por isso ele teve sua pilotagem monitorada por duas corridas antes de receber a superlicença definitiva.

Räikkonen terminou sua primeira corrida de F-1 (Austrália) em sexto lugar. No final da temporada 2001 ele ficou na nona colocação com 9 pontos. Seu companheiro de equipe foi Nick Heidfeld.

Em 2002 ele foi contratado pela equipe McLaren para substituir o compatriota e bicampeão do mundo Mika Häkkinen. Nesta temporada ele foi o sexto colocado. Em 2003 foi vice-campeão de Michael Schumacher, para quem perdeu o campeonato na última prova (Japão) por dois pontos.

Em 2004 Kimi terminou a temporada na sétima posição, em 2005 foi vice-campeão de Fernando Alonso, sendo esta temporada a melhor de sua carreira com a McLaren, sendo eleito por especialistas o melhor piloto do ano.

Em sua última temporada pela equipe inglesa, 2006, Kimi terminou o campeonato em quinto lugar, sem uma única vitória, já que o motor Mercedes e a equipe em si não ajudaram em nada.
Seus anos de McLaren lhe renderam corridas memoráveis e inesquecíveis como Malásia 2003 (sua primeira), Spa 2004 e 2005, Mônaco e Japão 2005.

Em seus anos de equipe inglesa Kimi teve como companheiros de equipe David Coulthard (02/03/04), Juan Pablo Montoya (05/06) e Pedro de la Rosa (06).

A mudança maior de sua carreira chegou em 2007, quando o Iceman chegou à Scuderia Ferrari para substituir o heptacampeão Michael Schumacher. Kimi foi o primeiro piloto desde Nigel Mansell, em 1989, a estrear pela Ferrari com uma vitória, além disso, foi primeiro a ganhar, fazer a pole-position e a volta mais rápida em uma corrida de estreia desde Juan Manuel Fangio no GP da Argentina de 1956.

Após dois vice-campeonatos, o finlandês sagrou-se campeão mundial em 21 de Outubro de 2007, vencendo o Grande Prêmio do Brasil, no Autódromo de Interlagos. Räikkönen era o que tinha menores chances dentre os três pilotos que disputavam o campeonato: Lewis Hamilton e Fernando Alonso eram os mais cotados a levar o título, já que Kimi precisaria de uma combinação de resultados.

E esta combinação veio, dando ao Iceman seu primeiro título do campeonato mundial de pilotos e a consolidação da Ferrari como a líder mundial de construtores da Fórmula 1 em 2007. Kimi foi campeão com seis vitórias, 112 pontos, diferença de apenas um ponto para Hamilton e Alonso, que terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Na temporada de 2008, o atual campeão do mundo, não alcançou muito sucesso. O piloto venceu apenas 2 corridas, o GP da Malásia e o GP da Espanha, fazendo 75 pontos, e ficando em 3° lugar na temporada, muito abaixo do esperado, porém, Räikkönen foi o recordista em voltas mais rápidas (10), sendo avaliado como o piloto mais rápido da temporada, e chegando a entrar para a história da Fórmula 1 por conquistar tantas voltas rápidas em uma temporada e ao longo de sua carreira.
Curiosidades:

* Uma tatuagem em 2001 (o antigo sol); duas tatuagens em 2007 (a primeira foi em março - a tribal do punho direito; a segunda foi em novembro - Iceman do antebraço esquerdo);
* Conheceu sua ex-namorada Hanna Raivisto pela internet;
* É o terceiro piloto da história da F-1 em voltas mais rápidas, tem 35 até o momento. Em segundo vem Alain Prost com 41 e em primeiro Michael Schumacher, com 76;
* Em 2005 e 2008 ele igualou o recorde de voltas mais rápidas conquistado por Michael Schumacher em uma única temporada, em 2004;
* Em 2008, em Silverstone, marcou sua sexta volta mais rápida em corridas consecutivas (Espanha, Turquia, Mônaco, Canadá, França e Inglaterra), batendo Michael Schumacher com 5 e ficando a uma do recorde de Alberto Ascari com 7;
* No GP da China de 2007 conquistou a 200ª vitória da Scuderia Ferrari na F-1 e no GP da França de 2008 conquistou a 200ª pole-position da equipe italiana na categoria;
* Räikkönen é o segundo piloto a vencer o Mundial após estar em terceiro na classificação antes da corrida final. Giuseppe Farina, o primeiro campeão do mundo de F1 foi o primeiro a fazer isto em 1950, batendo Juan Manuel Fangio por três pontos e Luigi Fagioli por seis pontos;
* Räikkönen é o terceiro piloto da Ferrari após Juan Manuel Fangio e Jody Scheckter a vencer o mundial de F1 em seu primeiro ano com a equipe;
* Gosta de dormir uns 20 minutos antes das corridas. Aliás, dormir é o passatempo predileto de Kimi;
* Em janeiro de 2007 competiu em um evento de snowmobile sob o pseudônimo de James Hunt; * Em setembro de 2008 foram lançados selos comemorativos pelos 370 anos dos correios finlandeses com imagens de Kimi e os dizeres “Kimi Räikkönen campeão do mundo de F1 de 2007”;
* Entre 22 a 24 de janeiro de 2009 Kimi participou pela primeira vez em uma competição de rali no gelo, no Arctic Lapland Rally, na Finlândia, onde terminou na 13ª colocação.
 
 
 
 
 ........................BIG BEAR.........................
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário