quinta-feira, 31 de março de 2011

COMPARATIVO STRADA, MONTANA E SAVEIRO

comparativo strada, montana e saveiro
O Segmento de picapes pequenas no Brasil, é muito representativo, em nenhum outro país ao redor do mundo as picapes leves tem tanta procura. Porém desde o ano 2000, a Fiat Strada vem monopolizando as vendas nesta categoria, ela é seguida de longe pela Chevrolet Montana que já desfruta de um respeito do público, correndo por fora nos últimos anos a Volkswagen tenta agora voltar a briga com a nova Saveiro. Bem vamos conhecer o que cada picape tem a oferecer.
Primeiramente vamos entender o porque a Strada vende tanto e é líder do segmento. Para se ter uma idéia do sucesso da picape da Fiat, até outubro de 2009, foram comercializadas 73.056 unidades contra “apenas” 27.462 da Chevrolet Montana e 23.513 exemplares da VW Saveiro.
Uma das justificativas para isto é que a Strada é oferecida em várias “categorias” diferentes, são atualmente seis versões, indo desde o modelo Fire, passando pela Working, Working Cabine Dupla, Trekking até as incrementadas Adventure e Adventure Cabine Dupla, o que certamente consegue conquistar desde quem precisa de uma picape para o trabalho diário na cidade, até surfistas que querem um carro para ir a praia ou  pessoas que curtem encarar trilhas leves nos finais de semana.
Receita esta que a Chevrolet e a Volkswagen estão só agora tentando copiar oferecendo versões mais variadas, como a Montana Arena, e Saveiro Tropper.
Para ficar mais equilibrado nós comparamos as versões intermediária das três picapes.
Fiat Strada 1.4 Trekking (cabine estendida) R$ 36.980
Chevrolet Montana 1.4 Conquest Arena R$ 35.087
Saveiro Trend 1.6 cabine estendida: R$ 34.610
Na teoria o que cada uma leva:
Chevrolet Montana leva incríveis 1.143 litros ou 722kg de carga
Fiat Strada Cabine Estendida tem caçamba de 800 litros ou 685kg
Volkswagen Saveiro 734 litros ou 700kg
OBS: lembrando que todas a versões aqui são cabine estendida.
Motor:
Chevrolet Montana: 1.4 EconoFlex de 105cv
VW Saveiro: 1.6 de 103cv
Fiat Strada: 1.4 85cv

O resultado do nosso comparativo:

saveiro trend 2010 cabine estendida

3° Volkswagen Saveiro

Avaliação geral *** = 7.7
Lançada no início de setembro a nova Saveiro, foi completamente reformulada, porém ainda não conseguiu conquistar o público já cativo das outras picapes. Apesar de estar nas lojas a apenas 2 meses as vendas da Saveiro não subiram significativamente em relação a geração anterior, como era previsto pela Volkswagen.
Vamos explicar o terceiro lugar da Saveiro no comparativo:
Se você busca uma picape, para o transporte de carga, é melhor esqueçer a Saveiro com cabine estendida por que esta versão tem o espaço da caçamba um tanto reduzido, o que já gera um ponto em favor da Strada e Montana que tem caçamba maiores. Por fim a tampa da caçamba é menor que a das concorrentes, o que dificulta um pouco o acesso.
Porém a Saveiro oferece um bom espaço atrás dos bancos.
interior saveiro trend 2010
Motor: *** = 8
O motor 1.6 está presente em todas as versões da Nova Saveiro, ele garante um desempenho razoavel com seus 104cv, porém se comparado ao 1.4 de 105cv da Montana ele fica atrás em desempenho e econômia (segundo testes realizados pela Revista Quatro Rodas). Porém a Saveiro claro leva a melhor sobre o motor 1.4 de 85cv da Strada.
Equipamentos: ** = 6
A Saveiro Trend conta com poucos itens de série, a picape que parte de R$ 34.610 traz apenas o essencial, itens como vidros e travas elétricas são opcionais. Além de pecar por não oferecer nem mesmo direção hidráulica de série, item presente na Strada e Montana.
saveiro trend 2010 cabine estendida
Estilo ***** = 10
Por ter sido lançada a pouco tempo, as linhas da Saveiro são bastante modernas.
Custo e beneficio *** = 7
Infelizmente para os amantes da picape da Volks, a Saveiro é a que oferece menos pelo que se paga por ela, apesar de tentar compensar com o visual moderno (seu grande atrativo), a picape traz quase nenhum equipamento de série tudo é opcional, além de ficar devendo também no espaço da caçamba. Vale pelo estilo moderno, mas fica devendo como picape.

2° Fiat Strada

fiat strada trekking 2010
Avaliação geral **** = 8.3
Parece óbvio, a Strada deveria ter ficado em primeiro neste comparativo, ela é a mais vendida a quase 10 anos, vende mais que o dobro da suas concorrentes, mas existem alguns pontos fracos na picape.
A picape da Fiat consegue oferecer a seu comprador o mellhor de vários mundos, trazendo boa capacidade e valentia para o transporte de carga, graças as suspensão traseira bastante rígida, o espaço interno, acabamento e equipamentos são em bons níveis, ah sem esquecer do visual que é quase unânime, agrada gregos e troianos, chamando bastante atenção nas ruas.
interior fiat strada trekking 2010
Equipamentos **** 8.5
A Fiat equipa bem a Strada, na versão Trekking, ela conta com direção hidráulica, computador de bordo, faróis bi-parábolas, sistema follow-me-home (que mantém os faróis do carro aceso por alguns segundos após o motor ser desligado), pneus de uso misto e volante com regulagem de altura, como opcionais estão disponíveis, vidros elétricos, ar-condicionado, rodas de liga-leve, som com MP3, capota marítima, janela traseira corrediça, airbag duplo, freios ABS e até mesmo teto solar. Porém equipada o preço da pick-up salta consideravelmente.
Motor: **** 7
O motor 1.4 da Strada desenvolve 86cv, é considerado regular para a picape (quem quiser mais tem de levar a 1.8), ele empurra sem grandes louvores, e deixa a desejar no quesito consumo na cidade, e claro perde em desempenho se comparado ao motor da Saveiro e da Montana.
strada treking 2010
Estilo: ***** = 10
As formas da Fiat Strada venho se atualizando conforme o tempo, a última mudança sofrida foi em 2008 e atualmente a picape traz um conjunto visual bastante agradável.

Custo e benefício **** = 8
A Strada leva bem diferentes tipos de carga, devido a suspensão traseira reforçada, que traz molas parabólicas na longitudinais, a picape da Fiat traz também interior bem acabado, com tecidos de boa qualidade. Outro ponto a favor da Strada, é o visual, a versão Trekking, conta com aplique na carroceria em plástico. A Strada é a melhor pedida para quem roda na cidade e quer usar a picape também nos finais de semana. O problema é o motor 1.4, que se mostra apenas regular bebe um pouco de mais, ela é a menos econômica se comparada as outras. O que também pesou na escolha final é que ela é a mais cara das três picapes.

1° Chevrolet Montana

montana arena 2010
Avaliação geral **** = 9.2
A Montana poderia ter ficado em segundo neste comparativo, porém o conjunto da picape da Chevrolet se mostra melhor se levarmos em consideração o custo e benefício, ela oferece mais por menos. Ao começar pela caçamba a maior da categoria, ela traz ainda um conjunto mecânico invejável, o 1.4 EconoFlex da um show de desempenho e econômia (em comparação com as outras picapes), além de trazer na versão Arena itens raros de se encontrar com direção hidráulica, santo antônio, rodas de alumínio aro 14, capota marítima, faróis de neblina e até mesmo ar-condicionado. Tudo de série.
Bem o problema é justamente o gosto, ou melhor o carisma, vamos explicar, o visual da Montana é o mesmo desde 2003, suas linhas e projeto já necessitam de mudanças, o que deve acontecer somente em 2011 com a chegada da picape Agile.
interior chevrolet montana arena 2010
Motor: ***** = 10
Como já dissemos o motor 1.4 EconoFlex da Chevrolet Montana é o melhor das picapes, ele desenvolve 105cv e o conjunto mecânico também se mostra bastante confiável e muito robusto.
Equipamentos: ***** = 10
Tentando ganhar mais espaço no mercado a Chevrolet lançou agora em novembro de 2009 a Montana Arena (versão que estamos abordando aqui), ela oferece um pacote de equipamentos invejavel, que supera o da Strada, vencendo de longe a Saveiro. Um dos pouco pontos fracos é o interior com acabamento um tanto simples.
chevrolet montana arena
Estilo *** = 7
Apesar de estar desatualizada, com 7 anos praticamente sem receber mudanças visuais, a Montana tem seu charme, basta perguntar para um proprietário do carro, ele vai dar nota 10 para o desenho da picape.
Custo e benefício: ***** = 10
Se você não leva em conta o visual e precisa de uma picape para o dia a dia, com certeza a melhor escolha seja a Montana, ele conta com preço justo, ótimo conjunto mecânico e caçamba grande.

Resultado final

Chevrolet Montana Arena ***** = 9.2
Fiat Strada Trekking  1.4 **** = 8.3
VW Saveiro Trend *** = 7.7
A Saveiro, traz estilo moderno mas deixa a desejar em equipamentos e na caçamba com espaço muito limitado na versão cabine estendida. A Strada vende mais, e não é atoa, ela tenta oferecer estilo e valentia, é perfeita para quem busca uma picape para a cidade, porém o custo e benefício não é tão bom assim. Já a Montana se mostra uma escolha mais “normal”, tem visual já ultrapassado porém compensa, nos equipamentos, na caçamba e no motor valente, fatos que são levados em consideração por quem faz uma escolha mais racional ou invés de emocional.




  

..............BIG BEAR..............






Nenhum comentário:

Postar um comentário