o GP da Alemanha de 1959 foi disputado no traçado oval do circuito de AVUS, abreviação de Automobil Verkehrs und Übungs Straße, que pode ser traduzido como "circuito para trânsito e prática de automóveis".
O nome, um tanto curioso, diz muito sobre a pista berlinense. O projeto, datado de 1907, previa duas retas com cerca de nove quilômetros interligadas por dois cotovelos, totalizando 19,57 km de extensão. Um local perfeito para testar a performance de novos modelos da sempre ativa indústria automobilística alemã.
O nome, um tanto curioso, diz muito sobre a pista berlinense. O projeto, datado de 1907, previa duas retas com cerca de nove quilômetros interligadas por dois cotovelos, totalizando 19,57 km de extensão. Um local perfeito para testar a performance de novos modelos da sempre ativa indústria automobilística alemã.
Em 1936 a pista sofreu uma reforma, notadamente na Curva Norte, que ganhou uma inclinação de 43° em seu ponto mais extremo, com 12 metros de largura. Ao invés da entrada na curva ser gradualmente inclinada, como nos circuitos ovais americanos ou mesmo nos velódromos de ciclismo, a inclinação começava de forma meio brusca, gerando uma tendência do carro se desgarrar da curva pela ação das leis da Física.
O traçado utilizado em 1959 utilizava esta Curva Norte, mas não a Curva Sul original por um motivo curioso: metade da pista se situava em Berlim Oriental e não pôde ser mais utilizada depois da II Guerra Mundial. Com isso, o traçado daquele GP tinha 8,299 quilômetros de extensão, com a construção de uma réplica da Curva Sul (que era nada mais que um cotovelo) no meio do retão.
A morte de Jean Behra se deu no sábado, durante uma corrida para carros esporte em que quase todo o grid utilizava modelos Porsche. Foi o desfecho trágico e anunciado de uma sucessão de acidentes na Curva Norte. Na segunda volta da prova, o conde Von Dory rodou no local e bateu numa proteção no início da reta. Uma volta depois foi a vez de Carel de Beaufort perder o controle do carro no mesmo local mas, com muita perícia, o piloto conseguiu se segurar e voltar à corrida.
Behra não teve a mesma sorte. Na passagem seguinte, a quarta volta da corrida, também rodou na Curva Norte. O carro foi em direção à parte externa da curva, bateu numa proteção de concreto e foi catapultado em direção a um dos muitos mastros de bandeira que ficavam no local. Com o choque a toda velocidade contra o obstáculo de metal, o francês teve morte instantânea.
A corrida ainda seguiu, com vitória de Jo Bonnier seguido por Wolfgang Von Trips. No dia seguinte, devido ao acontecido, a Porsche decidiu não disputar o GP de Fórmula 1, para o qual estava inscrita com Von Trips.
......................Big Bear.......................
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