domingo, 20 de março de 2011

HOT ROD

Hot Rod é o termo usado para os carros que os jovens americanos na década de 40 e 50 modificavam, não só para ter um carro com estilo diferenciado dos modernos daquela época também porque não tinham dinheiro para comprar um novo. Após a 2º guerra mundial a indústria retornava a fabricação de veículos, mas os modelos eram praticamente os mesmos de 1942 quando houve a interrupção na produção, então os jovens da época começaram a montar carros da década de 20 e 30 com mecânica atualizada.
Ford 1934, mesmo modelo usado no video clipe da banda ZZ Top

Eles pegavam esses carros, rebaixavam o teto (Chopp the roof), colocavam uma mecânica mais potente V8 (OBRIGATÓRIO), independente da marca, ou preparavam o próprio motor, não ligavam para pintura bonita, afinal custa caro, punham pneus traseiro largos (geralmente aro 15 tala 10, tradicional na época) e “slick” e também podiam abaixar a altura do carro (não era cortar molas, e sim soldar o chassis em "Z", para rebaixar o carro). Também colocavam câmbio de outro carro, tudo com peças de carros da época.
Por exemplo, pega um Ford modelo T 1927, põe o chassis do modelo A 1929, solda em Z para abaixar o carro, abaixa o teto, ou corta ele fora, põe um motor por exemplo de Oldsmobile 1951, com seis carburados (muitos carburadores é um item muito usado no Hot Rods de verdade), cambio de Cadillac 1949, etc.
Carros com pintura fosca, ou descuidada, não pintada são chamados de Rat Rods.

O Ford 1949, com sua linha revolucionária, de pára lamas integrados à carroceria, marcou o início do design dos carros de pós guerra. Os carros de 1949 para cima são chamados Custom, desde que estejam modificados para maior performance e aparência marcante (rodas, pneus, motor, etc). Um dos mais famosos é o Mercury 49, você lembra dele no filme Cobra do Sylvester Stallone.
 


----------BIG BEAR---------



Nenhum comentário:

Postar um comentário