terça-feira, 29 de março de 2011

JEAN ALESI




"Por que torcer para um piloto que só venceu um GP em 12 anos de F1? Amigo leitor, para mim a pergunta deveria ser, “por que torcer para um piloto que só fez bonito quando teve o melhor carro?”

Alesi estreou aposentando Jonathan Palmer. Em sua primeira corrida chegou em quarto lugar, uma volta a frente do inglês, bem mais acostumado com o carro, e já com muitos anos de F1 nas costas.

Alesi era o tipo de piloto que você poderia esperar qualquer coisa. Em uma volta passava o Senna, Prost e Schumacher por fora e na outra... rodava sozinho. Depois, se recuperando, passava 5 carros em duas voltas, para na próxima bater com um retardatário na reta...

Presença constante nas transmissões de TV, em função de suas constantes ultrapassagens ( e pq não dizer, em função de alguns acidentes e rodadas), Jean é tido por muitos como um grande exemplo de talento desperdiçado por carros fracos. Quase sempre no “lugar errado e na hora errada”, ao menos Alesi pilotou por grandes equipes, fazendo o que dava... e as vezes muito mais que o possível. Exemplo disso aconteceu no GP da Europa de 95, quando, em pista molhada, o francês largou se agüentou na pista com pneus de slick... e quando o asfalto começou a secar, chegava a ser 7 segundos mais rápido que o segundo colocado!!!
Ganhou? Não. Sem parar nos boxes, ficou na pista até que Schumacher, na campeã Benetton, calçada com pneus novos, passou o francês no finalzinho.


Aí te pergunto: e se o Alesi estivesse na Williams do Hill? E se ele estivesse na Brawn do Button?

Para terminar, deixo uma última pergunta no ar: e se o Button estivesse em uma Ferrari deficiente, com pneus de seco (na chuva), seguindo sem colocar pneus novos até o final... será que Jenson chegaria em segundo lugar?????

Sinceramente.... melhor sua consciência te responder, mas uma coisa ninguém pode contestar, naquele GP da Europa (como em muitas outras corridas), Alesi chegou em um vitorioso segundo lugar."


Big Bear  

Nenhum comentário:

Postar um comentário