domingo, 20 de março de 2011

JOSÉ CARLOS PACE

José Carlos Pace nasceu em São Paulo, 6 de outubro de 1944 e faleceu em Mairiporã (Grande São Paulo), 18 de março de 1977.

Apelidado de Moco, foi piloto de Fórmula 1 e seu grande feito foi ter vencido o Grande Prêmio do Brasil, em 1975.

Estreou no automobilismo em 1963, em provas de Turismo, pela equipe Willys. No início dos anos 70, já na Europa, foi campeão inglês de Fórmula 3 e ganhou o GP de Ímola de Fórmula 2, quando surgiu o convite para integrar a equipe de Protótipos da Ferrari, em 1973.

Sua primeira equipe na Fórmula 1 foi a Williams, que na época utilizava carros March. Em 1974 foi escolhido o quarto melhor piloto do mundo pelo anuário Autocourse, ficando atrás apenas de Jackie Stewart, Ronnie Peterson e Emerson Fittipaldi.

No ano de 1975, disputando pela Brabham, Moco fez sua melhor temporada no automobilismo. Além da Fórmula 1, participou do Campeonato Brasileiro de Turismo e sagrou-se campeão do Grupo 1. Venceu também as 25 horas de Interlagos. Seu principal feito na temporada veio no segundo GP de 1975, no Brasil. Pace venceu a corrida, fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi. Foi a primeira dobradinha brasileira na Fórmula 1.
A última vez que subiu no pódio foi em 1977, com um segundo lugar no GP da Argentina. Depois participou de mais duas corridas, Brasil e África do Sul, sem pontuar.
Em 18 de março de 1977, o avião em que viajava, um pequeno mono-motor, de propriedade do também piloto Marivaldo Fernandes bateu numa árvore na Serra da Cantareira, município de Mairiporã, na Grande São Paulo, após decolar do Campo de Marte no início de uma violenta tempestade, tendo Pace morte imediata.
Em 1985, o Autódromo de Interlagos foi batizado "Autódromo José Carlos Pace" em sua homenagem.






.................Big Bear................ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário