sexta-feira, 25 de março de 2011

O ACIDENTE DE STEFAN BELLOF, QUE LHE CUSTOU A VIDA

Esse triste capítulo dos anos 80 aconteceu em 01/09/1985, em Spa Francoschamps.
Muito se fala sobre o excesso de agressividade de Bellof ou sobre a possível culpa do veterano Jacky Ickx no acidente que vitimou o jovem alemão.
Existe o video onboard do carro de Ickx que pouco explica sobre o acidente, mas a verdade é que muito antes da disputa dos 1000 Km de Spa Francochamps de 1985, Ickx e Bellof mal se falavam.
_
Os dois tinham sido pilotos da Porshe no Campeonato Mundial de Marcas, no inesquecivel Grupo C, em 84. Bellof estava dando o que falar e o veterano Jacky Ickx exigiu para si toda a atenção da montadora.
_
Bellof, apesar das boas atuações na F1 e nos protótipos, não teve como lutar contra o prestigio de Ickx e decidiu abandonar a Porshe.
Em 85, o alemão pilotou um Porshe privado, da equipe do suiço Walter Brun, futuro dono da EuroBrun, equipe reject da F1.
_
Nos treinos para os 1000 Km de Spa, Ickx disputava os primeiros lugares do grid com seu Porshe oficial de fábrica enquanto Bellof se classificou em 22º.
_
Na corrida, o alemão, com a faca nos dentes, alcançou a segunda posição, exatamente atrás de "muy amigo" Jacky Ickx... e foi nessa guerra de nervos que os dois chegaram juntos na Source. Bellof tracionou melhor na saída da curva, pegou o vácuo e se preparou para passar o maior piloto belga, na principal pista da Bélgica... na Eau Rouge.


Ickx não desacelerou...
creditos blog velocidade maxima

... e, por causa de uma rixa pessoal, o automobilismo, em especial a F1, perdeu Stefan Bellof, um piloto tido como brilhante muito antes da sua morte.

      ...Big Bear...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário