segunda-feira, 28 de março de 2011

PONTIAC GTO 1968

Quando a GM projetou seus veículos médios de 1968, nenhuma divisão, fora a Pontiac tinha um verdadeiro muscle car. Mas o talento superou o desafio e o Pontiac GTO 1968 surgiu como uma mistura brilhante de beleza e força. Ele sustentava a liderança em estilo das linhas de 1966 e 1967, e seu desempenho continuava competitivo contra rivais cada vez mais fortes.

2007 Publications International, Ltda.
O pára-choque do Pontiac GTO 1968 combinava com a cor do carro,
e os faróis ocultos eram um opcional popular. 
"Nos quesitos imagem, desempenho e classe, o Tiger é o carro a ser batido", disse a revista Motor Trend em sua pesquisa sobre os muscle cars de Detroit, em 1968. "Encare", diziam os impressionados editores da Hot Rod depois de sua 1ª volta no novo goat
"Esta é a era da Pontiac" 

2007 Publications International, Ltda.
O banco individual do Pontiac GTO 1968 continuava sendo
digno de estudo quando o assunto era a arte das cabines de muscle cars.

Saía de cena o cupê com coluna, deixando um GTO de teto rígido e um conversível de duas portas, ambos novamente com a melhor disposição de painel entre os supercarros. O peso total era cerca de 37,5 quilos maior em 1967, mas a distância entre eixos diminuiu de 2.921 mm para 2.844 mm, houve novos ajustes na suspensão e pneus G77x14 de série melhoraram a direção o suficiente para rivalizar com o melhor intermediário da GM, o Oldsmobile 4-4-2.

Mas nada rivalizava com o pára-choque absorvente de energia do GTO, que foi modelado e pintado da mesma cor do carro para formar sua nova frente. Os faróis ocultos também eram novidade e foram tão populares que a maioria das pessoas não percebeu que eles eram um opcional.

2007 Publications International, Ltda.
O V-8 400 pol³ recebeu novos cabeçotes
e válvulas mais leves em um atualização feita na metade do ano

Um V-8 com carburador de quatro corpos e 400 polegadas cúbicas (6,5 litros) continuou como padrão. A versão básica ganhou 15 cv, indo para 354, enquanto as edições HO e Ram Air ficaram com 365 cv. Na metade do ano, a Pontiac substituiu o motor Ram Air original pelo Ram Air II. As melhorias incluíam novos cabeçotes, pistões forjados e válvulas mais leves. A compressão não foi alterada, mas a potência subiu para 371 cv. O equipamento de indução Ram Air continuava a ser enviado no porta-malas, para ser instalado pela concessionária. Todos os motores estavam disponíveis com o câmbio automático ou manual com comando Hurst, embora os carros com Ram Air viessem apenas com diferencial 4,33:1 e sem ar-condicionado.

2007 Publications International, Ltda.
Apesar de um pouco duro, o Pontiac GTO 1968
continuou popular com a crítica e o público

A direção transmitia muito do impacto da pista e tinha pouca sensibilidade, e algumas das chapas de metal não eram das mais resistentes. Mas graças à competição entre os muscle cars, o novo GTO permaneceu como um dos fortes.

O Pontiac GTO 1968
Especificações
Entre-eixos, milímetros: 2.844
Peso, kg: 1.753
Quantidade fabricada: 87.684
Preço básico: US$ 3.101

Melhor motor disponível
Tipo: OHV V-8
Cilindrada: 400 pol³ (6.500 cm³)
Alimentação: 1 carburador quádruplo
Taxa de compressão: 10,75:1
Potência (cv) a rpm: 365 a 5.100
Torque (mkgf) a rpm: 61,5 a 3.600

Desempenho típico
0 a 96,5 km/h, s: 6,4
0 a 400 m, s a km/h: 14,5 a 157







...................BIG BEAR...................

Nenhum comentário:

Postar um comentário