sábado, 2 de abril de 2011

FIAT UNO DE 1984 A 2009






O Fiat Uno foi o primeiro carro brasileiro a ser considerado popular. Com 24 anos de mercado e sem grandes mudanças o Uno está ultrapassado, mas ainda é um bom negócio prova disso é o número de vendas que o coloca entre os carros mais vendido do Brasil, atualmente ele é  o 3°. Confira a história do Uno de 1984 até os dias atuais

Fiat Uno 1983. Nasce o Fiat Uno

fiat uno 1985
Em 1984, o Uno chegava ao Brasil em três versões: S, CS e SX esta última vinha com motor 1.3 e foi produzida até 1986
O uno foi lançado em 1983 na Europa e começou a ser produzido no Brasil em agosto de 1984, De inicio existia apenas a versão duas portas, o uno trazia as linhas do modelo europeu, apenas com uma diferença, o estepe dentro do compartimento do motor, solução que foi adotada pela necessidade da Fiat de trocar a suspensão do carro já que os amortecedores do modelo italiano não resistiram nos teste em pisos brasileiro, isto resultou na mudança do capô e permitiu que se colocasse o estepe lá já que não havia espaço para a roda-reserva e sua caixa sob o porta-malas.
foto: Revista Quatro Rodas
fiat premio 1987
O Fiat Premio chegou as lojas em 1987, em três versões S 1.3 (Fiasa), CS 1.5 (Sevel) e CSL 1.6 (Sevel).
foto: BestCarWebSite.com.br
fiat elba 1987
A Fiat Elba, teve seu projeto desenvolvido inteiramente no Brasil, ele tinha como ponto forte o porta malas de mais de 600 litros de capacidade
Durante os anos de 1985 a 1988 a família do Fiat Uno cresceu no Brasil, Em 1985 foi lançada a versão sedan chamada Prêmio, logo no ano seguinte foi lançada a Elba a versão perua do Uno. Sem esquecer também a versão esportiva 1.5 R (foto abaixo) apresentada em 1987, já em 1988 foi lançada a versão pick-up e furgão que recebeu o nome de Fiorino.
fiat uno 1.5 R 1987
O Uno 1.5 R foi lançado em 1987, e tinha motor a álcool que desenvolvia 85cv

Fiat Uno 1990. Fiat Uno Mille

foto: Revista Quatro Rodas
uno mille 1990
Fiat Uno Mille 1990
Em 1990 o Fiat Uno passou a ser chamado de Uno Mille. O Uno Mille foi o primeiro carro brasileiro considerado “popular”, nova categoria de veículos que tinha impostos reduzidos e capacidade volumétrica até 1000 cilindradas, baseado em uma versão simplificada do Fiat Uno.
interior fiat uno 1990 1993
Interior Fiat Uno Mille 1990 - 1994
Pela antecipação à concorrência em vários meses, tornou-se um modelo de grande aceitação junto ao público brasileiro e a versão mais vendida e de maior sucesso deste automóvel junto ao público.
Esta primeira versão, que foi seguida por muitas outras, trazia motor de 996cm3 (Fiasa) com potência de 48 cv, carburador de corpo simples, sem retrovisor do lado direito, servofreio e encostos de cabeça, além de câmbio de 4 marchas.
1991 - O Uno ganha nova nova frente
Em 1991 o Uno passa por uma reestilização, ganhando uma nova parte frontal, o interior ganhou novos revestimetos e detalhes no painel, outra mudança é a chegada do motor 1.5 que ficou no lugar do 1.3.

1993

fiat uno 1.6 R 1993
Uno 1.6 R de 1993, trazia visual esportivo com rodas de liga-leve, pintura especial,, interior com acabamento de melhor qualidade, e o moderno motor 1.6 com injeção multi ponto (MPI).
Em 1993 o Uno passa a ser somente Mille e ganha versão 4 portas e ignição digital substituindo o platinado, o carro ganhou também a opção de ar condicionado. Neste mesmo ano é lançado o Uno 1.6R MPI  tinha motor 1.6 com injeção muilti ponto.

Fiat Uno 1994. É lançado o Mille ELX e o Uno Turbo

mille elx 1994
Fiat Mille ELX
O Mille ELX foi lançado no início de 1994, e foi considerado o divisor de eras da história do Uno, trazia um novo painel com linhas mais limpas e novas, a parte frontal também modificada e trazia um nova grade, outra boa novidade foi a chegada do novo sistema de ignição MPI. Com este novo motor 1.0 MPI de 56cv, o Uno MIlle se mostra mais econômico, fazendo 10.5km/l na cidade e 14.5km/l na estrada. A suspensão também foi alterada, ficando mais firme e confortável, graças aos novos amortecedores.
mille sx 1997
Acima o Interior do Mille ELX. O interior do Uno é praticamente o mesmo desde 1994 (foto acima) até hoje em dia, tendo sofrido apenas leves alterações de materiais e revestimentos.
uno turbo
Acima o Uno Turbo, a versão mais potente já construida do hatch da Fiat, era um foguete com 118cv, ia de 0 a 100km/h em cerca de 9 segundos e chegava aos 192km/h de velocidade máxima.
Em 1994 também foi lançada o Uno Turbo 1.4, esta foi à versão esportiva do Uno que trazia um motor de 118 cv e uma aparência esportiva, foram produzidas apenas 1801 unidades.

Fiat Uno 1995, Surge o Mille EP

Uno Mille EP ano 1996
Mille EP
Em 1995 é lançado o Mille EP que trazia como novidade injeção eletrônica Magnetti Marelli e um novo câmbio, agora o motor desenvolve 58cv. O interior do modelo também ficou mais agradavel.

Fiat Uno 1996

fiat elba 1995
A perua Elba saiu de linha em 1996
Em 1996 a Fiat decreta o fim de produção do Uno 1.5 1.6 e TURBO assim como a perua Elba (foto acima) e o Fiat Prêmio.

Fiat Uno 1997. Uno SX

mille sx 1997
Mille SX
Em 1997 chega ao mercado o Mille SX trazendo na versão SX Young alguns diferenciais como painel cinza com mostradores brancos, para-choques cinza e adesivos laterais. Os revestimentos internos também foram reformulados.

Fiat Uno 2000. Uno Smart

Uno smart ano 2001
Mille Smart 2000
O Mille Smart foi a última versão do Uno que teve boas vendas, trazia itens como, painel cinza com mostradores brancos, nova grade (inspirada na linha Brava/Marea),
Em 2001 o Mille recebe o motor Fire com 55cv, teoricamente mais econômico e forte, apesar de ter 3cv a menos que o anterior. Já em 2002 sai de linha a Fiorino pick-up mais a versão furgão continua em produção até os dias atuais.

Fiat Uno 2004

mille sx 1997
Mille Fire 2004
O carro recebeu uma reestilização, na parte frontal o Mille ganhou novos faróis, capô e grade com detalhes cromado, além de para-choques mais salientes, já na parte traseira as novidades foram os novos faróis redesenhados, e placa incorporada ao parachoque. Esta foi a maior já sofrida pelo modelo, o Mille já saia de fabrica como modelo 2005. (fevereiro)

Fiat Uno 2007

Fiat Uno 2007
mille 2008
Mudanças no interior tais como: bancos dianteiros com nova espuma, nova alavanca de câmbio com inibidor de ré e coifa em couro, espelho de cortesia lado passageiro, alça de segurança dianteira lado passageiro, nova luz de cortesia (com interruptor na porta do lado do motorista) e recobrimento total do porta-malas, lançado em Maio como modelo 2008

2008 - O Mille Economy

mille economy 2009
Em julho de 2008 a Fiat lançou o Mille Economy
O modelo traz leves mudanças visuais como a nova grade frontal, e lanternas traseiras com lentes fumê, mas o que mais chamou atenção foi o sistema que a Fiat chamou de “Econômetro”, trata-se de um marcador, que indica ao motorista como melhorar o consumo de combustível, indicando como anda a queima de combustível em tempo real.
interior mille economy 2009
Interior do Mille Economy
O econômetro classifica a queima de combustível em três níveis, branca quando o carro está parado ou em ponto morto, já a faixa amarela indica que o motorista está exagerando um pouco no acelerador e gastando mais combustível, a faixa verde é a ideal para poupar mais combustível.
Apesar de todo o apelo em pró da econômia o Mille Economy, vem fazendo feito em relação ao consumo, segundo diversas reclamações de pessoas, que compraram o carro, o modelo passa longe dos 15.6km/l na cidade e 22km/l na estrada, anunciado pela Fiat no lançamento do carro, os consumidores, afirmam que o modelo não passa dos 10km/l na cidade e 14km/l na estrada.





 
 -----------------BIG BEAR-------------------






Nenhum comentário:

Postar um comentário