domingo, 10 de abril de 2011

HISTÓRIA DO FNM JK

A FNM foi uma das pioneiras na fabricação de caminhões no Brasil, inaugurada em 1 de Janeiro de 1948 no estado do Rio de Janeiro.
Em 1960/61 foi lançado o FNM JK 2000 similar ao italiano Alfa Romeo 2000 de 1957, JK era em homenagem a Juscelino Kubitschek, foi um automóvel muito avançado, motor 4 cilindros, com duplo comando de válvulas, 1975 cc e 122 cv, foi o primeiro carro nacional com 5 marchas sincronizadas. O carro tinha pouco volume de produção o que tornava o carro caro para a época.
Em 1964 por causa do golpe militar no Brasil o carro deixou de ser JK e passou a se chamar apenas FNM 2000, depois foi lançada a versao TIMB, com um apelo mais esportivo e mais potente (160 hp), tinha a frente diferente dos outros modelos, o logo ficava mais abaixo tirando a saliência do capô.
Em 1968 a Alfa-Romeo assumiu o controle da FNM e posteriormente o modelo foi remodelado, ficando com a frente do TIMB e sendo rebatizado para FNM 2150 por causa da maior cilindrada, e potência de 125 hp.
Em 1971 a frente foi redesenhada mas encerrou sua produção em 1972. Para ser lançado em 73/74 o Alfa-Romeo 2300. Foram produzidas 7405 unidades do JK/FNM.




 
o0o0o0o0o0 BIG BEAR o0o0o0o0o0




Nenhum comentário:

Postar um comentário