domingo, 3 de abril de 2011

KAMUI KOBAYASHI - O JAPONÊS QUE PILOTA MUITO

KAMUI KOBAYASHI. Nascimento: 13 de setembro de 1986, em Amagasaki, Hyogo (Japão). Equipe: Toyota (Formula 1). Títulos: Campeão quatro vezes no kart (entre 1996 e 2003); Campeão Italiano de Formula Renault (2005); Campeão Europeu de Formula Renault (2005); Campeão da GP2 Ásia (2008/2009).

Kamui Kobayashi teve praticamente uma estreia de gala na Formula 1. O japonês, piloto de testes da Toyota, ganhou a chance de disputar o GP do Brasil em Interlagos na vaga do alemão Timo Glock, acidentado na etapa anterior em Suzuka. E não fez feio, mesmo terminando a corrida em nono.

O piloto da Toyota fez o 11º tempo em seu primeiro treino classificatório, que já foi uma prova de fogo: teve 2h40min de duração, sendo interrompido várias vezes devido à forte chuva. Na corrida, disputada com pista seca, Kobayashi se livrou dos acidentes da primeira volta e se posicionou entre os primeiros colocados. Teve dois momentos de grande destaque na prova: ao segurar por várias voltas um impetuoso Button, que chegou a tomar um “X” no “S do Senna” e que só passou após muito esforço, e nas voltas finais, ao ultrapassar a Ferrari de Giancarlo Fisichella. Também saiu “inteiro” de um duelo com o compatriota Kazuki Nakajima (Williams).

Kamui Kobayashi estreou no kart em 1996, tendo conquistado quatro títulos em oito anos. Em 2004, assinou com a Academia de Pilotos da Toyota, o que impulsionou sua carreira nos monopostos. O japonês disputou em dois anos cinco modalidades da Formula Renault, sendo campeão Italiano e Europeu em 2005. Em seguida foi para a Formula 3 Euroseries pela equipe ASM, onde foi oitavo colocado em 2006 e quarto em 2007, com uma vitória. Nesse mesmo ano, passou a ser piloto de testes da equipe Toyota na Formula 1.

Kobayashi entrou para a GP2 no começo de 2008, pela equipe DAMS. Começou muito bem, vencendo em sua segunda prova na categoria, em Barcelona (Espanha). Depois caiu de rendimento e acabou o campeonato em 16º, posição repetida em 2009 tendo um terceiro lugar em Nurburgring (Alemanha) como melhor resultado. Na série asiática, o seu sucesso foi bem maior: foi sexto colocado na temporada de 2008, com duas vitórias, e acabou campeão em 2008/2009, com outros dois triunfos.



....................Big Bear...................




Nenhum comentário:

Postar um comentário