quinta-feira, 24 de março de 2011

PROTÓTIPOS NACIONAIS QUE NÃO VINGARAM

Vemag Furgomag
Furgão de entregas desenvolvido a partir da carroceria da perua Vemaguet, com acabamento despojado e porta traseira de abertura lateral compartilhados com a perua Caiçara. Mostrado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo de 1961, o Furgomag nunca foi produzida em série e ofertado ao público. Ao que se sabe, apenas 10 unidades teriam sido fabricadas para uso pela própria Vemag.
MB Moldex 1962- Mecanica DKW
O MB - nome de batismo do carro - foi construído a partir de um chassi normal de DKW. Sua carroceria era em fibra de vidro e possuía uma capota rígida (em fibra) que podia ser retirada (encaixe e travas) e se transformava em um conversível (com uma capota de lona-plástico dobrável para uma emergência).
Aruanda 1963
O carro-conceito Aruanda para uso urbano, foi concebido na Carrozzeria Fissore, Itália. Seu design é de criação do arquiteto brasileiro Ari Antonio da Rocha em 1963. O projeto recebeu o Prêmio Lúcio Meira no Salão do Automóvel em 1964 e laureado no salão de Turim em 1965.  O propósito deste veículo seria resolver os problemas modernos de tráfego nas grandes cidades, com motor de 20 HP e câmbio de 4 marchas a frente e uma a ré, desenvolvia até 20 km com um litro de gasolina, seu desempenho superava os 100 Km/h.
No salão de Turim, recebeu a visita do piloto Juan Manuel Fangio e foi destaque na capa da revista Carrozziere.

Democrata 1963
O projeto do “Democrata” foi de autoria de José Maria Ramis Melquizo (o mesmo 'Ramis' que trabalhou na Willys, com o Roberto Mauro Araújo e depois na Embraer, onde criou o logo daquela empresa). A escolha do projeto foi por meio de um concurso nacional, que ele venceu, cerca de 2 anos antes da apresentação do carro e lançamento das ações populares. Fabricado pela IBAP - Indústria Brasileiras de Automóveis Presidente. Utilizava motor V-6 de 110HP, comando de válvulas na cabeça, câmbio e diferencial acoplados no cárter. O acabamento interno era luxuoso e a alavanca de câmbio era um simples botão no painel.
Fusca 1963 - 4 portas
Construído por Pedro Bertolozzi Romeli. A alavanca de câmbio era incorporada na coluna de direção. Tinha bancos inteiriços e alavanca de freios de estacionamento sob o painel.
 








 
       /................BIG BEAR.............../       



Nenhum comentário:

Postar um comentário