segunda-feira, 28 de março de 2011

RICCARDO PALETTI

Riccardo Paletti foi um piloto cuja carreira teve mais baixos do que altos e que só chegou à Fórmula 1 por contar com um patrocinador forte, a Pioneer, que o apoiava desde o ano anterior.

Nascido em Milão em 15/6/1958, Riccardo Paletti começou a competir aos 19 anos, na Fórmula SuperFord italiana. Passou pela Fórmula 3 e, depois de apenas 15 corridas, estreou na F-2 no final de 1979. Mas o piloto demorou a se firmar e só voltou à categoria no final de 1980, correndo pela equipe de Mike Earle. Seu melhor resultado naquela temporada foi um terceiro lugar numa corrida extra-campeonato, em Monza, que contou com poucos dos principais nomes da categoria na época.

Em 1981, Paletti conseguiu uma vaga na Onyx, uma das melhores equipes da F-2, graças ao apoio da Pioneer. Começou bem o ano com um segundo lugar em Silverstone e um terceiro em Thruxton, mas não obteve mais nenhum resultado até o fim da temporada.
Mesmo assim, conseguiu uma vaga na equipe Osella para a temporada 1982 da Fórmula 1, novamente com o valioso suporte financeiro de seu generoso patrocinador. O carro era talvez o pior de todos e ele não se classificou para as três primeiras corridas. Correu na quarta, em San Marino, porque apenas sete equipes se inscreveram para a prova devido ao racha entra as equipes da Foca e as que se alinhavam com a FISA (história que você deve ter lido aqui mesmo no
GPTotal). Na ocasião, Paletti abandonou com um problema na suspensão.

Quando finalmente passou da pré-classificação e da classificação, Paletti levou azar, no GP dos Estados Unidos, sairia em 23°, mas bateu forte no Warm Up antes da prova e teve que desistir. Uma semana depois, em Montreal, bateu a cerca de 180 km/h na Ferrari de Didier Pironi, que havia ficado parado na largada.
O carro pegou fogo, que demorou a ser controlado, mas a morte de
Paletti ocorreu, como se descobriu depois, logo no impacto, com a pressão que o volante fez contra seu tórax.

Não sei afirmar se sua família estava na pista (nunca tinha ouvido falar nisto), mas com certeza não foi a estréia dele na F-1. Após sua morte, Riccardo Paletti passou a batizar o circuito de Vairano, na Itália.




*                BIG BEAR                 *



Nenhum comentário:

Postar um comentário