quinta-feira, 24 de março de 2011

BONECO FALCON, UMA PAIXÃO DE INFÂNCIA

FALCON 1978 ATÉ 80 - Esses foram os primeiros bonecos lançados pela Estrela em 1978. Apesar do enfoque do personagem aventureiro, ainda dava para sentir a influência militar dos primeiros GI Joes lançados durante a guerra do Vietnã nos EUA. No início, só haviam dois modelos disponíveis: moreno com barba (Ação Camuflada) e moreno sem barba (Contra Ataque). Mas com o sucesso instantâneo, rapidamente foram introduzidos outros modelos. Os temas das aventuras eram diversos, mas ao invés do Falcon ser um soldado e necessariamente ter que lutar com um oponente, agora ele lutava contra a natureza. Enfrentava tubarões, aranhas gigantes, polvos e gorilas ferozes em suas explorações. Mas não ficava só nisso não, Falcon era também um agente secreto, desafiava a morte com os conjuntos Salto Fantástico ou Avanço em Alta Voltagem. Inicialmente, os pais estavam preocupados, pois afinal seus filhos estavam brincado de "boneca", mas passado o susto, viram que o Falcon não tinha nada de feminino. Com suas facas, armas e cicatriz no rosto barbudo, é até hoje o mais machão dos brinquedos.
FALCON 80 - Início da série futurista - Sem dúvida alguma, a série mais interessante e controversa do Falcon. Amada e odiada pelos colecionadores, a fase futurista foi a de maior duração e produziu personagens únicos em todo o mundo. Como ocorreu com todos os fabricantes de GI Joe e Action Man ao redor do planeta, os conceitos "super herói" e "corrida espacial" foram introduzidos na linha Falcon. Os padrões das aventuras e vestimentas são semelhantes aos dos uniformes de personagens como Super-Homem, Batman, Buck Rogers, Flash Gordon, Darth Vader, Sr. Spock e outras figuras populares da década de 80. Reparem na combinação "colante e botas coloridas" com "cueca por cima da calça". O mais inressante desta série são os personagens extras. Inicialmente surgiu o vilão Torak, com seu terrível raio laser no peito. Para ajudar Falcon a combater Torak, é a vez de Condor, o amigo cybernético do Falcon, aparecer pra lutar.
FALCON 82 ATÉ 84, continuação da série futurista - O sucesso foi estrondoso, a Estrela havia acertado em cheio. A satisfação do público foi tão grande que rapidamente surgiram mais bonecos futuristas. O primeiro deles foi Falcon & Roboy. Em seguida seriam feitos Laserman, Triton, e mais dois Falcons futuristas, um deles com uma arma que acendia de verdade. Infelizmente eles nunca foram lançados, pois a coleção acabou em 1984. Não se sabe exatamente o motivo do fim, especula-se que as vendas haviam caido muito. Afinal quando foi lançado em 1978, Falcon estava praticamente sozinho nas prateleiras, já em 1984 haviam muitas outras coleções: Guerra nas Estrelas, Comandos em Ação, Super Powers, Guerras Secretas e He-Man só pra citar algumas. Era muita gente para dividir um bolo que não crescia tão rápido quanto a oferta de produtos no mercado. Mesmo assim, foi sem dúvida a série mais orginal e criativa do Brasil em termos de bonecos articulados, a série Futurista em especial, tinha um design super moderno. É verdade, algumas roupas e acessórios foram copiadas dos Space Rangers, Super Joe e Big Jim, mas só o Brasil teve Condor,Torak e Roboy. Um feito, que ainda hoje seria admirável, pois atualmente, as mesmas empresas limitam-se apenas a importar personagens americanos produzidos na China.
 __________BIG BEAR__________



Nenhum comentário:

Postar um comentário