sexta-feira, 25 de março de 2011

CADILLAC 1960 A 1969

A Cadillac estendeu o seu sucesso dos anos 50 para deixar marcas nos "altivos anos 60". Apesar de o Lincoln e o Imperial terem sido rivais mais fortes nesses anos do que foram nos anos 50, nenhum deles podia se comparar com a marca característica, a grande variedade de modelos ou marketing competente.
Adicione um estilo progressivamente limpo, novos recursos visando a comodidade e um novo e ousado Eldorado, e não é nenhum mistério que o Cadillac continuou a ser o carro de luxo favorito da América durante toda a década de 60. O que também ajudou foi que a economia nacional havia sido fortemente reforçada depois da "Recessão Eisenhower" de 1957-60.
Um desenho mais limpo e elegante marcou os Cadillacs de 1960.
A foto mostra o Cadillac Eldorado Biarritz 1960.

Depois do bombardeio de enfeites de 1959, os Cadillacs 1960 foram bem recebidos e isso era um sinal de que a lógica e o bom senso prevaleceram na gigante General Motors. Esses carros foram apenas um remodelamento do antigo desenho de 1959, mas eram indiscutivelmente mais elegantes com suas grades mais bonitas e, contrariamente ao estilo Cadillac, tinham o rabo de peixe rebaixado.
Tudo o que o Cadillac 1960 oferecia permaneceu igual. Os preços também, variando de US$ 4.892 para o cupê de capota rígida da série 62 até US$ 9.748 para a grande limusine da série 75. As especificações mecânicas também ficaram estacionadas.
A Cadillac tinha ficado em 9º lugar na produção do modelo do ano nos Estados Unidos para 1956-57 e depois caiu para 10º lugar, onde continuou até 1964. Ainda assim, impressionou por ser um modelo de luxo.
Para 1961, surgiu uma nova carroceria C da GM para um dos Cadillacs mais despojados em muitos anos. Isso refletia a influência de Bill Mitchell, que favorecia uma aparência mais trabalhada e menos cromada do que a de Harley Earl. A grade foi reduzida para uma modesta tela e o pára-brisa envolvente foi abandonado (exceto na série 75, que manteria as carrocerias D existentes até 1966). O Eldorado Seville cupê de capota rígida e o sedã Brougham desapareceram devido à falta de vendas, enquanto que o conversível Biarritz foi rebaixado com o mesmo motor V8 de 325 cv dos outros modelos.
O Cadillac 1962 da série 62 de capota rígida possuía um rabo de peixe mais baixo e menos cromado do que as versões anteriores
A GM passou a seguir um estilo mais estável com Mitchell, portanto, os Cadillacs 1962 foram basicamente os modelos de 1961 suavizados. As barbatanas foram diminuídas novamente, as lanternas nas pontas do pára-choque dianteiro apareceram como uma nova opção e as lanternas de freio/direção/marcha a ré foram combinadas atrás de uma lente branca para dar uma aparência bastante ordenada. Os sedãs de quatro janelas receberam linhas de teto mais ortodoxas, mas ainda incluíam duas variações de deques curtos, agora conhecidas como Town Sedan e De Ville Park Avenue da série 62. Antecipando as futuras exigências federais foi colocado o novo sistema de freio de "segurança" com cilindro mestre duplo e linhas hidráulicas separadas na dianteira e na traseira. A produção desse modelo aumentou para cerca de 161 mil unidades, 23 mil a mais do que o modelo de 1961.




Big Bear.             



Nenhum comentário:

Postar um comentário