quinta-feira, 24 de março de 2011

FORD MUSTANG MACH 1 428 COBRA JET

A luta de Dearborn para mudar sua imagem, também desgastada, ganhou um novo impulso quando o Mach 1 apareceu na linha de largada. Aquele era um Mustang que parecia a parte de um moderno carro musculoso menor, e em 1969 com essa aparência, o Ford Mustang Mach 1 428 Cobra Jet, corria como um.


O Ford Mustang Mach 1 428 Cobra Jet de 1969 é um muscle car da era

 clássica.­
O Ford Mustang Mach 1 428 Cobra Jet de 1969 parecia com um
moderno musculoso pequeno com capô preto fosco e
tomadas de ar laterais falsas de série
O Mustang foi reestilizado para 1969, ganhando 9,65 cm no comprimento - tudo à frente das rodas dianteiras - e cerca de 65 kg. As linhas harmoniosas pareciam combinar perfeitamente com a roupagem do novo Mach 1. Essa era a principal versão de alto desempenho. O modelo básico vinha equipado com motor V-8 de 351 pol³ (5,7 l), mas a estrela principal era o Cobra Jet opcional de 428 pol³ (7,0 l).

O modelo padrão vinha com bancos envolventes, volante de três 

raios com
O modelo básico vinha com bancos individuais, volante de três
raios com contatos de buzina no aro e uma cabine
esportiva com acabamento em madeira
Equipado com o mesmo motor V-8 usado no Mustang Cobra Jet 1968¹/², veículo que colocou o carro musculoso da Ford no mapa, o modelo 1969 era disponível em três versões de desempenho. A versão básica sem Tomada de Ar Dinâmico custava US$ 224; com mais US$ 133 era possível comprar o sistema de admissão de ar frio, que neste ano utilizava um novo capô "shaker" (tremedor): uma tomada de ar, montada sobre o filtro, saía pela abertura do capô e tremia ameaçadoramente no mesmo ritmo do motor.

O motor top de linha era o Cobra Jet de 428 pol³ (7,0 l), aqui com

 o vibrante coletor de ar de impacto sobre o capô e que era vendido como

 opcional.
O motor topo de linha era o Cobra Jet de 428 pol³ (7,0 l), mostrado
aqui com a Tomada de Ar Dinâmico, vendida como opcional,
e que ficava aparente sobre o capô e vibrava
no mesmo ritmo do V-8 de 340 cavalos
Uma terceira versão com o Drag-Pack (pacote de dragster) de US$ 155 era o Super Cobra Jet Ram Air 428. Ele utilizava tomada de ar "shaker", mais um virabrequim modificado e bielas reforçadas, garantindo maior durabilidade em altas rotações, bem como um radiador de óleo do motor que baixava a temperatura do lubrificante em até 30 graus. O Drag-Pack vinha com diferencial autobloqueante 3,91:1 ou 4,30:1 e não tinha ar-condicionado. Todas as versões utilizavam câmbio manual de quatro marchas ou o câmbio automático Ford SelectShift aprimorado. E todos eram limitados a 340 cv de potência.

O Ford Mustang Mach 1 428 Cobra Jet  de 1969 era um potente muscle

 car.
­
Com 59% de seu peso sobre o nariz, um Mach 1 Cobra Jet 428 brigava
para ter tração, mas sua beleza, potência e personalidade
fizeram desse carro musculoso da Ford um clássico
Mas o melhor do Cobra Jet era seu torque, forte o suficiente para envolver os pneus F40x14s numa névoa de Polyglas. Com a relação de diferencial 3,91:1, mesmo câmbio automático fazia-os patinar em cada troca de marcha em aceleração máxima. Bom para diversão, ruim para bons tempos de aceleração. A raiz do problema estava nos 59% do peso na dianteira, um desequilíbrio que contribuía também para um comportamento ruim.

Mas era isso o que os fãs do Ford Mustang esperavam - mais barato do que um Boss 429, menos temperamental do que um Boss 302 e uma força onde  quer que carros rápidos se reúnam.

O Ford Mustang
Mach 1 Cobra Jet 1969
Especificações

Distância entre eixos, cm: 274,3
Peso, kg: 1.634
Unidades produzidas: 13.261
Preço básico: US$3.500

Motor de série
Tipo: V-8 OHV (válvulas no cabeçote)
Cilindrada, l: 7,0
Alimentação: carburador quádruplo
Taxa de compressão: 10,6:1
Potência @ rpm: 340/ 5.200
Torque, mkgf/ rpm: 61/ 3.400

Aceleração da imobilidade
0-96,5 km/h, s: 5,7
0-400 m, s km/h: 13,9/ 165,7


----------BIG BEAR---------

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