sexta-feira, 1 de abril de 2011

PROTÓTIPOS NACIONAIS QUE NÃO VINGARAM - 2003/07 SHORT


2003/07 SHORT


 
 
 
O SHORT teve seu projeto direcionado ao alto desempenho. A proposta seria desenvolver e montar quase um carro de corrida que pudesse andar tanto num autódromo como nas ruas  dentro de um dimensionamento básico de componentes de baixo custo. Para isto, teríamos  uma curta distancia entre eixos, baixa altura e pequena área frontal,desenho em forma de cunha,cabine avançada com tanque entre eixos para uma melhor distribuição entre eixos apesar da localização traseira do motor.Tomamos por base para o desenvolvimento 3 carros com proposta similares,Alpine Renault,Lancia Stratos e Abarth 2000 .
Os objetivos foram alcançados sendo elogiado seu desempenho em varias reportagens em revistas e jornais especializados como Jornal da Tarde/Estado de São Paulo,Revista Quatro Rodas entre outras.
O primeiro protótipo básico ficou pronto no final dos anos 90 porem  ainda estava longe das pretensões de permormance .Apesar de seu motor VW ar com 2200 c.c. ainda utilizava um chassi de Brasília encurtado para 2,12 m entre eixos ,e que incorporava  ainda as características naturais deste conjunto : acima de 140 km/h  sua trajetória fica um pouco incerta e começamos a ter ondas de trepidação em todo o carro.Andamos com este carro quase 20000Km , servindo esta kilometragem para estudarmos as futuras modificações para atingirmos a proposta do esportivo.
Este primeiro protótipo foi totalmente desmontado e posteriormente destruído  servindo de base para as modificações  e novo conjunto de moldes e um novo chassi tubular com viga central e y traseiro  que utiliza o sistema de de barras de torção com braço semi-arrastados e semi eixos com homocineticas.
O modelo EX ficou pronto em 2003 Sua motorização   é WV ar 1.8 turbo  com 150 hp a 0.9 de pressão numa turbina KKKConseguiu-se uma distrubição de 60% atrás e 40% na frente  e que apesar do motor traseiro empata por exemplo co o Lótus Elise exatamente na mesma carga ,sendo este um carro de motor central.Este carro recebeu elogio em avaliações em Interlagos por exemplo do piloto Aldo Piedade Junior e do jornalista Igor Tomas do Jornal da Tarde e do piloto jornalista Adriano Grieco da revista Quatro Rodas
O terceriro protótipo construído foi o modelo GT ,com mesma motorização porem  com turbina Garret e 1,2 de pressão obtendo-se aproximadamente 180 hp.Os freios passarão a Golf  perfurados com 288mm na frente e discos perfurados do Omega atras
O quarto  modelo foi o modelo GT mas agora com motorizacão AP turbo com 220 hp e turbina Garret com 2 Kg de pressão.Este modelo acelera de 0 a 180km/h em 19 segundos e apesar do maior peso do motor atrás foi novamente avaliado e elogiado o seu desempenho pelo jornal da Tarde .
Finalmente em 2006/2007 acabamos o desenvolvimento já com novo conjunto de moldes e um primeiro protótipo do modelo SRT exclusivo para pista  com  uma bolha que se divide em cokpit frente e traseira.
Estamos em negociação para o desenvolvimento de um campeonato monomarca que utilizará exclusivamente este modelo que será vendido em kits e montado dentro de especificações detalhadas.




...................BIG BEAR...................




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