quinta-feira, 24 de março de 2011

MUSTANG – UM CLÁSSICO DA FORD

Idealizado pelo genial Lee Iacocca, na época vice-presidente da Ford, o carro com a logo do cavalo prateado na grade do radiador atingiu a marca de 250 mil unidades vendidas logo no primeiro ano.

O modelo pioneiro foi apresentado em 17 de abril de 1964, de cara fez um enorme sucesso de vendas nos Estados Unidos.
Disponível nas versões, cupê e conversível, o Mustang no dia que se deu inicio as vendas, foram encomendadas a Ford 22mil unidades, e no final do ano foram vendidas 126 mil unidades, 96 mil cupê, 28 mil conversível.

O carro existia com os motores 2.8, 3.3, 4.3 V8 e mais três opções do 4.8 fabricadas pela Ford, podendo chegar a até 271 cv. O câmbio do esportivo era manual, três marchas, sendo que o modelo top de linha tinha transmissão de quatro velocidades. A caixa automática com três marchas era oferecida como opcional.

O sucesso aumentaria muito mais em 1964, A Ford apresentou o Fastback. O pacote GT incorporava acessórios esportivos e freios mais potentes, mas a esportividade imensa do GT ficaria registrada após passar pelo preparador de motores, projetista e engenheiro Caroll Shelby, o grande responsável pelos místicos GT 350 e GT 500. Produzido em série limitada, o Pony-Car era equipado com o mesmo motor do Cobra, mas retrabalhado para gerar 335 cavalos.

Entretanto, inúmeras reestilizações nas décadas que se sucederam descaracterizaram em muito o modelo. No ano de 1974, a chegada do Mustang II, com desenho tradicional mas motores fracos, causou decepção nos fãs. Nos anos 80 e 90, a Ford tentou resgatar o prestígio perdido, investindo em linhas mais arrojadas, agressivas e modernas.

Mas a volta a volta ao topo só veio em 2005, quando a Ford buscou inspiração no passado para lançar a quinta geração. Com motores 4.0 V6 e 4.6 V8, o Mustang voltou era novamente referência entre os esportivos.

No final de 2008, o veiculo passou por alguns retoques de estilo, ganhando fôlego e revivendo o clássico combate com os também novos Chevrolet Camaro e Dodge Challenger. Tudo objetivando a preservação da história de muito sucesso, que completa 45 anos.

===========BIG BEAR===========

Nenhum comentário:

Postar um comentário