Vectra CD 1997
Quando foi lançado em 1996 o Vectra trouxe um novo conceito de carros no Brasil, inovando tanto em design quanto em conforto e equipamentos, tanto é que ele chegou a vender mais que o Ford Ka em 1997, ano auge do compacto da Ford, mais o Vectra brasileiro demorou para evoluir e não acompanhou seus concorrentes, perdendo espaços para os outros sedans, espaço que até hoje não conseguiu recuperar..
1997. O Vectra chega ao Brasil como importado
Vectra 1995
O Vectra chegou ao Brasil em 1994 trazendo design com linhas retas e sóbrias sendo vendido como carro importado, na época o carro agradava pelo seu conforto e boa motorização, o Vectra era disponibilizado em três versões GLS 2.0, CD 2.0 e a versão esportiva a GSi que trazia um belo motor 2.0 com 150cv.
Vectra GSi
O Vectra GSi (foto acima), tinha um ótimo desempenho acelerando o a 100km/h em 9.8s e chegando a velocidade máxima de 208km/h.
Chevrolet Vectra 1996. Um novo Vectra é lançado trazendo linhas modernas e ótimos equipamentos
Chevrolet Vectra 1997
Em Abril de 1996 o novo Vectra chega ao Brasil, o carro ganhou linhas totalmente novas, o que logo de cara acabou impressionando o público brasileiro, dando início a um novo conceito tanto em design quanto em equipamentos, o Vectra CD (versão top) era equipado com ar-condicionado digital, freios ABS, airbarg para motorista e passageiro, computador de bordo, som com CD Player e comandos no volante, câmbio automático, bancos e revestimentos em couro além de teto solar. Alguns destes equipamentos eram oferecido como opcionais na versão GLS.
Durante os anos de 1996 até 2000. O Vectra saia de fábrica em três versões GL, mais básico equipado com motor 2.0l de 110 cv, GLS versão intermediaria que vinha com rodas de liga leve e equipado com o mesmo motor 2.0 de 110cv de versão GL. Este motor fazia em média 8,6km/h na cidade e 12,9km/h na estrada acelerava de 0 a 100km/h em 12,6 segundos.
Inteiror Chevrole Vectra 1997 a 2001
Já O Vectra CD, que era a versão top de linha, trazia o motor 2.0 l de 143cv que faz de 0 a 100km/h em 10,3s alcançado 208 km/h de máxima.
Chevrolet Vectra 1997 - 1998
Vectra GLS 1997
O carro liderou o segmento de sedans no Brasil e em 1997 o Vectra vendeu mais que o Ford kA, compacto que estava em seu auge e custava quase a metade do Vectra.
O Vectra reinou no mercado até 1998 quando o Honda Civic e mais tarde o Toyota Corolla passaram a ser produzidos no Brasil, depois da chegada destes dois sedans a vida do carro da GM nunca mais foi a mesma.
Chevrolet Vectra 1999
Em 1999 o Chevrolet Vectra passou por uma pequena reestilização, recebendo novos pára-choques, com visual mais incorpado, saias laterais e lanternas traseiras maiores trazendo um novo desenho, além de novas rodas, mas a maior mudança foi mesmo na motorização, saíram os antigos motores 2.0 de 110 e 143cv dando lugar aos 2.2l que nas versões GL e GLS possuíam 123cv alcançando os 100km/h em 10.6s e os 195km/h de velocidade máxima. Na versão CD passou de 143cv para 138cv ganhando um pouco mais de desempenho, acelerando de 0 a 100km/h em 10.0 segundos e alcançando a velocidade máxima de 205 km/h. Por dentro o Vectra continuava o mesmo desde que foi lançado, com poucas melhorias.
Vectra 2000
Chevrolet Vectra 2001
Em 2001 com a chegada do Novo Honda Civic e no ano seguinte com o Novo Corolla ambos com um design e mecânica mais moderna, sendo que o Vectra continuava o mesmo desde o seu lançamento em 1996 e já era considerado ultrapassado em ralação aos seus concorrentes, a Chevrolet via as vendas do Vectra caírem cada vez mais.
Chevrolet Vectra 2002
Vectra 2002
Em 2002 foi lançada o Vectra CD Mileniun que trazia rodas de liga leve com um desenho exclusivo e equipamentos da Versão CD. Outra série especial do Vectra foi a Challange que trazia leves diferenças por fora. Entre elas grade frontal cromada e rodas de liga leve exclusivas , o novo para-choque frontal e a grade cromada, passaram a ser adota por toda a linha.
Chevrolet Vectra 2005. É lançado o novo Vectra.
Somente em 2005 a Chevrolet lançou o Novo Vectra no Brasil, sendo que o mesmo já existia na Europa desde o final de 2002 (O Novo Vectra, que foi lançado no Brasil, era na verdade é o Astra europeu com algumas alterações estética e mecânica).
Em relação ao antigo o nosso Vectra passou por uma mudança radical ganhando um design inspirado no Astra europeu. Por dentro o carro ficou mais luxuoso ganhando um pouco mais de espaço assumindo o estatus de sedan de luxo. O Novo Vectra passou a ser comercializado inicialmente em três versões: Elegance, que sai de frabrica com motor 2.0l de 121cv a gasolina e 127cv a álcool, o Vectra Elegance vem equipado com ar-condicionado eletrônico com saída para o banco traseiro, direção hidráulica, trio elétrico e rodas de 16 polegadas e tem a possibilidade de câmbio automático como opcional.
Vectra Elite 2007
Enquanto na versão top a Elite é equipada com o motor de 2.4l com 146cv a gasolina e 150cv a álcool, o Vectra Elite tem câmbio automático de série, sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), módulo de som e subwoofer, bancos revestidos em couro e aparatos eletrônicos como controlador automático de velocidade e sensor de chuva no pára-brisa e versões com rodas de 16 ou 17 polegadas.
Posteriormente foi lançada a versão Expression, mais simples e sem tantos equipamentos de luxo das outras versões o que resultou em um preço mais competitivo.
Chevrolet Vectra GT
Em 2007 chegou ao mercado o Vectra GT, versão Hacth do Vectra que na verdade é o Astra hatch europeu, o Vectra GT traz o mesmo motor do sedan, o 2.0l 8v Flexpower de 121cv(G)/128 cv(A), motor que leva o carro de 0a 100km/h aos modestos 11.7s, a mecânica também é a mesma do Vectra sedan, apenas com algumas mudanças para deixar a condução do carro um pouco mais esportiva.
O Vectra GT traz bons equipamentos, entre eles navegador GPS, bancos de couro, airbags, ar-condicionado, freios ABS, computador de bordo e rodas de aro 17 com um desenho exclusivo na cor cinza.
2009 - O Vectra é reestilizado, e vira Next Edition, já o GT agora é GT Remix
Novo Vectra Next Edition, na versão Elegance
Em feveiro de 2009, a Chevrolet apresenta o Vectra Next Edition, na verdade o sedan, sofreu apenas uma leve reestilização, que se concentrou principalmente na parte frontal, que traz um novo conjunto de faróis, grade e para-choque, no mais o Vectra ganhou apenas pequenos retoques, como retrovisores com seta, e sutís retoques no porta-malas e nas laternas traseiras. Internamente as novidades são os novos revestimentos dos bancos e portas.
Vectra GT Remix 2010
Além do visual, o novo Vectra 2010, passa a ser equipado apenas com um única opção de motor, o renovado 2.0 de 133cv com gasoline e 140cv com álcool, este motor é mais potente e econômico que o propulsor que equipava o carro anteriormente. As versões continuam as mesmas, Expression, Elegance e a top de linha Elite.
Mesmo com a reestilização que o Vectra sofreu, as vendas não se alteraram muito, e o sedan da Chevrolet continua perdendo para modelos como Honda Civic, Toyota Corolla, porém aparece na frente de sedans como Fiat Linea, Citroen C4 Pallas, Ford Focus e Renault Megane. Ou seja o Vectra ainda mantém um público cativo, coisas que poucos carros conseguem atualmente.
/-/-/-/-/-/-/-BIG BEAR-/-/-/-/-/-/-/
👏👏👏👏
ResponderExcluir