domingo, 10 de abril de 2011

O ACIDENTE DE FRANÇOIS CEVERT

O acidente do Cevert foi mesmo nos treinos para o GP dos EUA de 1973, em Watkins Glen. Foi uma morte violenta e estúpida, mesmo para os padrões dos perigosíssimos anos 70.                                                                                                                                                                          
O acidente foi no final da reta principal do circuito. O francês perdeu o controle do carro, que guinou à direita a toda velocidade. Depois de bater no guard-rail com violência, o carro ricocheteou, atravessou a pista e atingiu o
guard-rail do lado esquerdo. Pelo ângulo desta segunda batida, o Tyrrell subiu e caiu com o cockpit exatamente em cima da proteção de metal, deslizando um pouco e decapitando o piloto. Uma cena quase medieval, de uma época em que os carros eram feitos de ferro e o corpo do piloto ficava extremamente exposto
para fora do cockpit.
O que causou o acidente? Há controvérsias aqui. A certeza era que Cevert estava realmente testando seus limites, pois iria assumir o posto de primeiro piloto da Tyrrell, a melhor equipe da época, com a aposentadoria iminente de
Jackie Stewart. O francês já possuía o melhor tempo da sessão, a segunda daquele sábado. Mas saiu à pista nos minutos finais para tentar baixar a marca e evitar que outro piloto o superasse. Estava realmente voando baixo.
Para algumas testemunhas, o Tyrrell de Cevert guinou à direita após passar por uma ondulação no asfalto à toda velocidade. Mas ao recolherem o que sobrou do piloto, os médicos verificaram que, por algum motivo, ele havia vomitado dentro do capacete. Pode ter sido esta a causa da perda de controle do carro, mas é possível também que ele tenha regurgitado após o primeiro impacto com o guard-rail.
Não importando o motivo, a morte de François Cevert chocou a Fórmula 1 por ser ele uma figura extremamente querida por todos.

Era grande amigo de
Tyrrell e sua irmã era casada com outro piloto, o também francês Jean-Pierre Beltoise. Veloz e talentoso dentro das pistas, simpático e boa-pinta fora delas, a expectativa era que Cevert dominasse a temporada de 74 e se mantivesse no topo por mais alguns anos. Mas o destino não quis assim. Após interrompida sua trajetória, a Tyrrell nunca mais conseguiu fazer um campeão e a França teve que esperar mais doze anos para ver, pela primeira vez, um compatriota vencer o Mundial de Pilotos, feito obtido por Alain Prost em 1985.





 
 ===========BIG BEAR===========







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