Podem dizer o que quiserem de Ickx menos que ele foi um dos bons da Fórmula 1. Sem dúvida o belga merece um lugar entre os grandes pilotos de todos os tempos mas não pelo que fez na Fórmula 1.
Ele começou a correr pra valer na categoria em 68, aos 23 anos de idade, depois de fazer quatro corridas esparsas nas duas temporadas anteriores, pilotando inclusive um Fórmula 2. Era, de fato, raro que um piloto chegasse a Fórmula 1 tão jovem, mas as coisas estavam mundando na categoria.
Ickx entrou na Fórmula 1 pela chamada porta da frente - a Ferrari -
mas numa fase em que a equipe italiana estava muito mal das pernas. Mesmo assim, Ickx ganha um trágico GP da França, disputado sob muita chuva e que registrou a morte do piloto Jo Schlesser. Terminou o ano em 4º no campeonato e passou para a Brabham. Muita gente previu um futuro róseo para o piloto.

69 é um ano de fácil domínio de Jackie Stewart e, mesmo terminando em 2º no campeonato, Ickx marca pouco mais da metade dos pontos do escocês.
Em 70, de volta a Ferrari, Ickx é de novo vice-campeão; ele não consegue superar o número de pontos acumulados por Jochen Rindt, que morreu três provas antes do final da temporada. Em termos de Fórmula 1, é isso. Nas temporadas seguintes, correndo com Ferrari, Lotus, McLaren (uma corrida), Iso, Williams, Ensign e Ligier, consegue apenas mais duas vitória e dois 4º lugares no campeonato até abandonar a categoria em 79.
Em compensação, Ickx encontra sua verdadeira vocação nas corridas de sport-protótipos. Correndo pela Ferrari em 72 e 73, ele vence numerosas corridas e, nos anos seguintes, continuará vencendo corridas de longa duração com carros da Porsche até meados dos anos 80, tendo se tornado inclusive o recordista de vitórias em Le Mans.
Mas era cedo para parar e Ickx passa a correr em raids, tendo vencido corridas importantes como o Paris Dakar uma ou duas vezes. Ele finalmente se aposenta, dando lugar à filha. Mas ela não é tão rápida quanto o pai…

===========BIG BEAR===========
Nenhum comentário:
Postar um comentário