sexta-feira, 25 de março de 2011

PIQUET X SENNA

Andei (re)lendo alguns livros de Formula1 ultimamente. Reli o livro "Na Reta de Chegada" do Gehard Berger, em particular o capítulo chamado "Convivência com Senna"  Andei lendo umas opiniões de Piquetistas em blogs e foruns e lembrando de umas entrevistas sobre Senna. Pensando nisso tudo, tenho umas considerações a fazer:
Muito se diz que o Piquet dava um baile em Senna, quando o assunto é "acerto de carro". Piquet, como todos sabem, viveu e cresceu em ofinicas mecânicas, de modo que é natural que ele se envolvesse na mecânica da Formula 1. Senna tinha uma formação diferente, talvez sua experiência em mecânica tenha sido apenas o contato com o Tchê, seu preparador de karts, e mais tarde, nos tempos em que corria na Inglaterra, quando começou sua 'aventura européia'.
Em seu livro, há um trecho em que o Berger comenta sobre como o porque considerava Senna melhor do que ele. Uma das razões, segundo Berger, que conviveu com Senna na McLaren por 3 temporadas, era que "ele prestava muita atenção nos assuntos técnicos, tendo, portanto, mais conhecimentos e sendo mais bem-sucedidos em suas regulagens". Em outro trecho, ele comenta que "Senna virava um estabilizador de um lado para o outro dez vezes antes de deixar que o instalassem no carro."
Há um bom tempo, vi uma entrevista onde estavam levantando algumas hipóteses sobre o porque Senna ser tão bem nos treinos. Um dos entrevistados lembrou que um dos hobbies favoritos de Senna era o aeromodelismo. Ele ressaltou que é difícil fazer uma dessas miniaturas voarem. O ajuste das asas, dos aierlons, dos flaps é bem minucioso, e talvez isso seja um dos ingredientes da receita do sucesso de Senna.
Penso que o termo 'acertador de carro' funciona bem para ambos. Piquet, era um ótimo acertador de carros, num tempo onde a mecânica contava bastante, talvez mais do que a aerodinâmica. Senna, numa época em que os McLarens eram imbatíveis, por causa do excelente motor Honda, que quase nunca o deixou a pé nem ele, nem Prost.
Talvez essa rivalidade que existe entre Sennistas e Piquetistas tenha começado apenas por causa da rivalidade entre os dois, não nas pistas, mas nas palavras, nada amigavéis entre ambos. E não começou pela maldade de Piquet. Foi uma "invenção" de algum reporter que se aproveitou de uma declaração debochada de Piquet.  (Piquet teria falado da maneira mais inocente possivel, como a gente fala numa mesa de bar, entre os amigos) "ah.. aquele viado não quer correr..." e no dia seguinte os jornais estampavam: "Piquet questiona opção sexual de Senna". Sensacionalismo puro.
.......BIG BEAR.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário